quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Câmara Municipal de Cajazeiras realiza Audiência Pública com secretário de saúde Henry Witchael

Numa recomendação do Ministério Público, à Câmara Municipal de Cajazeiras realizou na noite da última terça-feira (04/11), Audiência Pública com o Secretário de Saúde do Município – Henry Witchael Dantas Moreira, para prestar esclarecimentos e contas das ações de sua pasta.

Henry Wictael rebateu críticas ventiladas na imprensa local em seu desfavor e apresentou o resultado de suas ações por meio de Slide, explanou sobre as demandas e dificuldades encontradas no inicio da gestão da prefeita Denise, ausência do Plano de Saúde do Município e atribuiu à demora da referida prestação de contas das ações ao Conselho Municipal de Saúde, que não referendou as referidas prestações de contas oriundas de sua pasta.

Estiveram presentes na Audiência Pública, representantes da Clínica Santa Helena, PEVA, Agentes de Saúde, Imprensa, SINFUMC, Agentes de Endemias, o presidente do Conselho Municipal de Saúde Jancy Emerson, presidentes de associações comunitárias e pessoas da sociedade civil organizada.

Fez uso do microfone da tribuna da Casa de Otacílio Jurema, o líder comunitário e ACS, Cícero das Lages, que, naquela ocasião cobrou por melhorias e investimentos para a saúde pública de Cajazeiras. “Nós andamos pelas ruas de Cajazeiras, e encontramos lixo nas calçadas, ossos na porta do Açougue Público Municipal, o mau cheiro do fossão das casas da CEHAP, muitos cães com visíveis sintomas de doença, tomógrafo sem funcionar há meses, lixão na Rua Prefeito Solidônio Jacome de Araújo, esgoto a céu aberto em diversas ruas do Por do Sol, grande número de usuários do Posto de Saúde do Mutirão e o não atendimento adequado para aquela população, isso sim é questão de saúde pública, que eu não vejo avanço, não vejo investimentos” afirmou o líder comunitário, que cobrou investimentos.

Houve ainda, a interferência de diversos parlamentares sobre os assuntos levantados, porém, o Vereador Neto da Vila Nova (PPL), indagou ao secretário sobre a falta de medicamentos básicos nas UBS do município. Henry respondeu as questões e se comprometeu em resolver os problemas no menor prazo possível.

Marcio Torres, representando a Clínica Santa Helena usou a tribuna para perguntar sobre o atraso de valores equivalentes a R$ 180 mil, dos repasses do convênio firmado entre prefeitura e clínica. O Secretário ficou de resolver, pois, à clínica fora interditada pelo Conselho Regional de Medicina e já se encontra dentro dos padrões estabelecidos, restando apenas entendimento e a conclusão dos repasses.

A Presidente do (SINFUMC) Elinete Lourenço pediu ao secretário, que o servidor público de Cajazeiras, fosse valorizado como pessoa humana, e que o Plano de Cargo, Carreira e Remuneração tivesse nas ações da Secretaria de Saúde.
                                      

Da redação