sexta-feira, 7 de novembro de 2014

PPSI, PNAIC e Liga Pela Paz compartilham saberes na Paraíba

A educação pública no Estado da Paraíba vive importante momento, com grandes avanços confirmados nos últimos anos pelo Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, resultados alcançados graças aos investimentos numa política que valoriza o Magistério e a aprendizagem escolar desde seu princípio, criando as possibilidades para ampliação da cidadania e inclusão social do alunado.

Com a implantação de programas pedagógicos, a exemplo do PPSI – Programa Primeiros Saberes da Infância e do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, a comunidade escolar ficou mais coesa e ciente das mudanças positivas em curso.

O PPSI, que está completando um ano de aprovação pelo Conselho Estadual de Educação no neste mês de outubro, é uma proposta de ensino idealizada a partir das experiências internas da Paraíba e que visa trabalhar justamente a base da educação, fase que dará solidez ao aluno, tendo em vista que sua vida estudantil está ligada à primeira infância.

“Após o PPSI, o Estado implantou o PNAIC, visando atender a política de qualificação continuada desses professores dos Primeiros Saberes. Mas ainda faltava algo para fechar esse círculo na educação fundamental. Foi aí que veio a Liga Pela Paz, para humanizar esse processo, preparar educadores e educandos emocionalmente para trilharmos por uma cultura de paz na comunidade escolar”, comentou Maria dos Prazeres Bezerra, coordenadora estadual do PPSI e idealizadora do Primeiros Saberes, juntamente com as professoras Edvirgens Soares e Maria Vânia da Silva Luksys.

O PPSI, que despertou interesse de outros estados em adotá-lo, é um reforço a alunos de 1º ao 5º ano com atividades complementares de leitura, escrita, oralidade e lógico-matemático. No conteúdo são trabalhados paradidáticos de autores paraibanos, atividades diversas relacionadas ao programa, CDs com músicas infantis para acolhimento dos alunos em sala de aula e kit para o professor de história e geografia.

O PNAIC vem cumprindo seu papel formador e, ao trazer a Liga pela Paz trouxe também a volta da autoestima para os educadores, que vislumbraram um novo tempo para a educação, para a redução da violência e maior cumplicidade com os educandos, no sentido de promover o desenvolvimento social e cognitivo destes. 

Para Edvirges Soares, gerente operacional do ensino fundamental do Estado, havia um espaço de afetividade a ser preenchido no plano de educação no qual já estavam inseridos o PPSI e o PNAIC, a Liga Pela Paz se encaixou perfeitamente nessa parceria. “Existe muita carência afetiva devido a fatores diversos, como famílias desestruturadas, crianças sem referência paterna, sem respeito, carinho. Acreditamos que haverá grande melhora de comportamento, mais respeito e harmonia no âmbito escolar”, comentou Edvirges.

Com a implantação dessa metodologia, todas as sextas-feiras, no horário das 7h às 9h, o conteúdo da Liga Pela Paz é trabalhado em sala de aula, mas também, ao longo da semana, pode ser inserido nas demais atividades, já que ela utiliza exercícios que lidam com as emoções, algo inseparável de nossas ações e de atitudes diárias.

“A Liga pela Paz é uma metodologia de trabalho de prevenção à violência, fazendo o uso da emoção, algo que vem dando certo. A Liga Pela Paz, nessa parceria com o PNAIC e com o PPSI, juntos fortalecem o processo de alfabetização e vislumbram uma cultura de paz nas escolas pela estabilidade emocional da comunidade, trará progresso no aprendizado, mais qualidade e resultados da educação”, opina Alzenira Araúdo da Silva, orientadora do PNAIC em João Pessoa e coordenadora estadual do Programa Mais Educação.

Marcos Eugênio