sexta-feira, 17 de abril de 2015

Audiência Pública com representante do Ministério da Integração para tratar da Transposição do São Francisco é adiada

A audiência pública com o Secretário Executivo do Ministério da Integração Nacional, Carlos Antônio Vieira, na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) nesta sexta-feira (17) foi adiada. A informação é do gabinete do deputado Jeová Campos (PSB), presidente da Frente Parlamentar da Água e propositor da audiência. Segundo ele, o adiamento foi em função de uma mudança na agenda do secretário Carlos Vieira que, de última hora foi solicitado pelo Governo Federal e não poderá estar em João Pessoa na data prevista. A audiência será remarcada de acordo com a agenda do secretário e da própria Assembleia.

“Estávamos com tudo pronto para o debate, mas, infelizmente, o Secretário Executivo do Ministério teve que cumprir outra agenda junto ao Governo Federal. Assim que tivermos uma sintonia de agendas, não só de seu gabinete em Brasília, mas também nossa, em função das audiências públicas que acontecem na Casa, marcaremos esse tão importante debate”, explicou o parlamentar, lamentando o imprevisto.

Jeová destacou que a visita do representante do Ministério da Integração tem o objetivo de esclarecer por que ainda existem questões específicas relacionadas à disponibilidade de água que não estão contempladas no projeto principal da obra de Transposição do Rio São Francisco. “Em visitas da Frente a obras pelo Estado descobrimos diversos problemas, dentre eles, no eixo leste, por exemplo, próximo ao município de Monteiro, a obra, que está com 71% de sua totalidade já concluída, não contempla a construção de um canal de integração que liga os 3 km que separam a passagem principal da água da transposição ao açude de Pocinhos que abastece Monteiro”, aponta.

E ainda identificamos outros problemas como a falta de inclusão do canal de 13 km em Cajazeiras e falta de licitação do Lote 3 do canal Acauã-Araçagi. “Como est´pa no projeto original, ficará difícil as águas chegarem à população”, disse, justificando o porquê do debate e da presença do Secretário Executivo do Ministério da Integração. “A sessão especial será uma ótima oportunidade para entender porque essas obras estão desse jeito, faltando pedaços, sem licitação de trechos importantes, etc”, arrematou o parlamentar.


Assessoria