segunda-feira, 6 de abril de 2015

Câmaras Muncipais de seis cidades ganharão novos vereadores em 2017

Seis Câmaras Municipais da Paraíba deverão aumentar o número de parlamentares a partir da próxima legislatura. A mudança se dá por conta do crescimento populacional e deve abranger os municípios de Sousa, Patos, Catolé do Rocha, Taperoá e Uiraúna.

A primeira Câmara a aprovar o aumento no número de parlamentares foi a da cidade de Sousa, que deverá ganhar duas novas vagas já a partir de 2017.

De acordo com o último censo promovido pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, Sousa tinha 65.803 habitantes. No ano passado, a população da cidade foi estimada 68.434 habitantes.

A Constituição Federal prevê que haja até 15 vereadores nas cidades de mais de 50 mil habitantes e até 80 mil habitantes.

Já a Câmara Municipal de Patos deve ter um aumento considerável, saindo dos atuais 13 parlamentares para 17. A votação aprovando a mudança está programada para acontecer no 2º semestre.

Em Santa Luzia, a Câmara, atualmente composta por nove vereadores, terá 11 cadeiras no Poder Legislativo.  Em Taperoá e Uiraúna, haverá também o aumento de vagas de nove para 11 no parlamento. Já em Catolé do Rocha, haverá o aumento de 11 para 13.

Para se tornarem válidas, é necessário aprovação de uma resolução ampliando o número de vagas até um ano antes do próximo pleito, que está programado para o dia 2 de outubro.



MaisPB