sexta-feira, 3 de abril de 2015

Cuidem do Cristo!

Entra ano sai ano e parece até que quase ninguém enxerga o tamanho, a grandiosidade e a importância que tem o nosso morro do CRISTO REI. O local continua despercebido pelas nossas autoridades, que faz de conta que nem existe este lugar, só que todo ano - precisamente na “Semana Santa”, especialmente à sexta-feira, este lugar é muito visitado por conta da via sacra, local de saída com destino a catedral. Pois bem, é costumeiro se ouvir de muitos que participam desta celebração “de que o CRISTO REI deveria ser mais bem cuidado, que o local está abandonado, que falta um maior zelo daquele lugar, que tem um símbolo religioso, a estátua do Cristo abençoando toda nossa cidade e que deveria ser um cartão postal da cidade”. O lugar é visitado por nós cidadãos cajazeirenses e também por turistas e familiares que moram em outras cidades. Bem que o Cristo merecia uma melhor atenção, uma revitalização, pois, atualmente o que se ver é muita antena, mato, pouca iluminação e durante à noite aquele lugar é frequentado por indivíduos para usar drogas e virar motel por conta do abandono que se encontra afastando as pessoas de bem a frequentarem aquele morro tão bonito.

A quem caberá verdadeiramente a primeira providencia? Quem, quem fará uma ação concreta no que diz respeito a uma revitalização daquele morro tão importante, significativo para nós católicos e moradores desta cidade? Quem? Porque de promessas, discursos bonitos estamos cansados. Será que nossas autoridades terão coragem de comprar briga contra as grandes emissoras de TV, que tem antenas, ou as empresas de telefonias? Cobrando a retirada destas antenas... Será? Pois, a questão envolve muito dinheiro. Além das antenas deixarem nosso morro do CRISTO feio, encobrem quase que totalmente a estátua do CRISTO impossibilitando sua visualização, e por fim o mais agravante as antenas e equipamentos de rádio e televisão  tem um alto poder de irradiação deixando em risco todos os moradores do bairro e bairros vizinhos, aliás, cresceu assustadoramente o número de mortes no nosso bairro por conta do câncer além de ter aumentado o número de doentes desta doença terrível. Quem sabe não sejam conseqüências deste alto índice de irradiação encontradas nessas antenas? Quem sabe!?

Faço de público meu chamamento a todos que amam esta cidade a discutirem este assunto importante e sério. A questão de saúde, infraestrutura, planejamento, religiosidade e turismo do nosso município e espero que o  poder público municipal através da senhora prefeita, seus secretários, a Igreja Católica, (Bispo e Padres), moradores do bairro e toda sociedade cajazeirense possa pensar, debater e discutir ações e soluções imediatas para aquele é um dos principais cartões postais de Cajazeiras. Quem terá coragem?

Finalizo deixando a ideia ou o sonho que tenho que é de ver o morro do CRISTO REI quem sabe com: corrimão de um lado e outro para facilitar a subida, construir estações da via sacra durante a subida começando próximo a subestação e terminando a 15ª estação no Cristo Redentor, todo o mato em torno do acesso fosse roçado, meio-fios pintados, construção de uma Capela ao lado da imagem do CRISTO para celebrações, terços,venerações a Nossa Senhora, frei Damião, padre Cícero e padre Rolim, iluminação adequada e especial durante à noite dando destaque a imagem do CRISTO para que pudesse ser visto nos quatro cantos da cidade, reforma na imagem do CRISTO que está precária, construção de um local para se comercializar artigos religiosos, água, refrigerantes, instalações de bancos (tipo de praças), colocação de vasos de plantas por todo lugar, colocação de ferros (tipo mirante) protegendo as pessoas de escorregarem e caírem nos abismos existentes próximo a estátua.  

Convoco e peço a cada um: criança, jovem, adulto, idoso, homem e mulher que mora ou que quer bem a esta terra, vamos juntos realizar este sonho? Estou fazendo minha parte, faça você a sua também, divulgue esta idéia, vamos juntos cobrar das autoridades, tudo isto pode se concretizar sem gastar absurdo de dinheiro, não é coisa de outro mundo e isto ficará para nossos filhos e netos desfrutarem de uma qualidade de vida melhor, mas para isso acontecer temos que nos unirmos reivindicar e cobrar dos políticos maior interesse porque para eles é necessário apenas um simples gesto que é: QUERER FAZER (quando eles querem fazer... fazem!). Portanto, menos discurso e mais ação!  Essa lembrança ou cobrança não tem nenhuma conotação política, não se trata ser da situação ou oposição, mas, sim um gesto de cidadania e amor a Cidade que tanto queremos bem; pelo contrário estamos colaborando com administração municipal, afinal de contas o morro sendo revitalizado da maneira que sugerimos aumentará o número de pessoas visitando aquele lugar, criará fontes de renda para muitos pais e mães de família além da Cidade ganhar visibilidade através do turismo. A Igreja através do bispo também deve se manifestar afinal de contas ali existe um símbolo religioso. Por que não se pensa em construir uma capela? E o local é sempre convidativo para realização de celebrações, reflexões, etc.

Pensem nisso... Salvem o Cristo! Que alguma autoridade seja tocada pelo Espírito Santo de Deus a fazer algo.

Que o ESPÍRITO SANTO te ilumine e desperte esse interesse nesta causa, que NOSSA SENHORA NOSSA MÃE te guarde e proteja e que as BENÇÃOS DO NOSSO SALVADOR JESUS RESSUSCITADO SEJAM DERRAMADAS EM TUA VIDA E EM TODA SUA FAMÍLIA.   

FELIZ PÁSCOA!



Por Elmo Lacerda - elmocz@hotmail.com