sexta-feira, 22 de maio de 2015

Governo estimula criação de associação rural e garante acesso ao crédito fundiário

Para facilitar o acesso de agricultores familiares à aquisição de imóveis rurais, por meio do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), o Governo da Paraíba, por intermédio da Gestão Unificada da Emater/Emepa/Interpa (GU), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), vem estimulando a criação de associações comunitárias no Estado. A intenção é aumentar a divulgação do programa e, com isso, garantir a inclusão social e produtiva de milhares de famílias paraibanas a partir da aquisição de terras.
“Vamos passar de moradores a proprietários da terra que cultivamos desde a época de nossos pais”, comemorou o agricultor Manoel Morais, presidente da recém-criada Associação dos Agricultores Familiares da comunidade Lagoa Seca, em São José de Espinharas. Ele disse que as 14 famílias pertencentes ao imóvel, que tem uma área de 347 hectares, estão bastante motivadas com a possibilidade de adquirir a terra.

O processo de criação da associação contou com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, com assessoria dos extensionistas Tatiana Eiko, Marcondes Correia, Jailson Lopes da Penha e José Bezerra, todos pertencentes à região administrativa da Emater de Patos.

Capacitação – Depois das oficinas de nivelamento sobre operações de crédito fundiário para 50 técnicos das 15 regiões administrativas da Emater no Estado, o Interpa segue capacitando extensionistas das áreas econômica e social em avaliação de imóveis rurais e preenchimento do SMMT (Sistema de Monitoramento e Mercado de Terras), documento indispensável para dar início ao processo de aquisição de terras. As próximas capacitações acontecem a partir de segunda- feira (25), na região de Patos.

Ministradas pelos técnicos Fernandes Lavor e Aderaldo Luís de Lima, do Interpa, as capacitações aconteceram na Fazenda Gado Bravo, em Aparecida e no município de Pombal, envolvendo extensionistas das regiões administrativas da Emater de Solânea, Cajazeiras e Pombal.

A orientação da Gestão Unificada, segundo o coordenador de Crédito e Ação Fundiária (Cocaf), o engenheiro agrônomo Francisco das Chagas Pereira, é divulgar e agilizar o processo de financiamento de imóveis rurais, visando a beneficiar o maior número possível de pessoas, tanto com operações de propostas de crédito familiares, quanto associativas, ou seja, por meio da criação de novas associações, que somam 338 em todo Estado.


Secom