segunda-feira, 18 de maio de 2015

Raimundo Lira defende criação de Zona Franca em Cajazeiras, para beneficiar 110 cidades paraibanas

Comprometido com o desenvolvimento da Paraíba, o senador Raimundo Lira (PMDB-PB) está defendendo a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC nº 19, de 2011), que cria a área de livre comércio, para a exportação e importação, assim como a Zona Franca na cidade de Cajazeiras, no Sertão do Estado.

Ele prometeu dar total apoio à luta dos deputados federais nordestinos no manifesto para aprovação da PEC. Segundo ele, uma vez aprovada a proposta levará desenvolvimento para o Sertão e outras cidades do semiárido paraibano. Segundo Raimundo Lira, com a aprovação da PEC poderão ser autorizados a isenção de impostos e o fomento à abertura de fábricas, indústrias e empresas.

Ao todo, a PEC deve beneficiar 323 municípios de seis estados nordestinos. Na Paraíba, conforme relatou Lira, 110 cidades deverão ser beneficiadas com a criação da Zona Franca, entre elas Cajazeiras, Patos e Campina Grande. O projeto também engloba os estados do Rio Grande do Norte (66 municípios), Ceará (52), Pernambuco (44), Piauí (5) e Bahia (3).

Como empresário e economista, Lira acredita que o projeto vai mudar a economia de grande parte do Nordeste, em especial a da Paraíba. Filho do Sertão paraibano, ele defendeu Cajazeiras como a base da Zona Franca, em função da sua localização privilegiada no contexto do Semiárido, apresentando assim, uma excelente logística.

A nova zona franca, de acordo com o texto da matéria, será semelhante à de Manaus e terá benefícios fiscais pelo prazo de 30 anos, cabendo ao Governo Federal demarcar a extensão da região, com um raio mínimo de 100 quilômetros, a partir de Cajazeiras.

Lira acredita que Cajazeiras reúne todas as condições para se tornar sede da zona franca, em virtude da sua localidade geográfica. Ele não tem dúvida de que a criação da Zona Franca funcionará como indutor do crescimento dos municípios do semiárido nordestino.

O projeto defendido por Raimundo Lira também conquistou o apoio da bancada federal nordestina e foi apresentado no Encontro dos Governadores do Nordeste com a bancada da região, no mês passado.


Assessoria de Imprensa