domingo, 26 de julho de 2015

Itaporanga realiza Seminário para o Desenvolvimento Econômico do Vale do Piancó

O Seminário de Articulação e Integração Regional contou com a participação de vários prefeitos, empresários e diversos representantes da sociedade civil da região.
A Micro Região do Vale do Piancó, no Sertão Paraibano, recebeu na manhã da última quinta-feira (23), prefeitos, secretários, empresários, produtores rurais e instituições para formarem uma Rede de Articulação e Incentivo ao desenvolvimento econômico da Região. O Seminário de Articulação e Integração Regional teve como palestrante a especialista em desenvolvimento territorial, Tânia Zapata, e aconteceu no Auditório do Colégio Diocesano Dom João da Mata na cidade de Itaporanga.

Todos os representantes tiveram participação relevante na construção de uma aliança na região, haja vista que o Sebrae com sede em Itaporanga, apresentou em seu projeto todas as possibilidades para que seja consolidado um plano de desenvolvimento econômico envolvendo todos os municípios regionais. Em sua fala a especialista Tânia Zapata destacou a identidade do povo sertanejo.

“Vocês são o povo mais admirado do mundo, porque são acima de tudo fortes, sonhadores, com identidade própria. Precisamos desenvolver uma mudança social, para isso precisamos do capital humano. A partir daí fortalecemos um grupo de pessoas com um mesmo ideal de crescimento humano da sociedade, precisamos fazer com que as pessoas voltem a ter esperança. A vida sem sonhos é uma prosa, e precisamos de poesia para viver”, disse.

O diretor técnico do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim, destacou que o Sebrae vem trabalhando pelo fortalecimento da governança local, do capital social e das potencialidades regionais. “Estamos identificando, junto com os municípios, os pontos fortes e as vocações econômicas dos territórios de cada região do estado, para elaborarmos estratégias de desenvolvimento local que contribuam para tornar essas regiões mais competitivas”, disse.

O consultor do Sebrae Paraíba, Arnaldo Júnior Farias, comandou a junta de formação da Rede de Cooperação Público/Privado. Após a explanação sobre o que significa a Rede, seu papel e sua importância, o consultor apresentou parte dos integrantes deste grupo, ficando agendada a primeira reunião da Rede para o dia 13 de agosto de 2015, às 19h, no Auditório da AMVAP de Itaporanga.

No encerramento das atividades, a gerente do Sebrae em Itaporanga, Anna Stefânia Rodrigues, ressaltou a importância do Projeto Piloto do Sebrae construído integralmente com toda sua equipe incentivando a promoção do desenvolvimento da região. Em sua fala ela demonstrou a satisfação pela participação de todos os presentes.

“Fico gratificada em nome de todos que fazem o Sebrae, pela resposta ao nosso convite, vejo que esse é o início de parcerias grandiosas, que ficaram marcadas na história do Vale do Piancó”, falou. O Seminário foi uma das ações de outras reuniões que acontecerão na região. Segundo os prefeitos presentes, a partir de agora a responsabilidade passa a ser deles também para colocar em prática o projeto do Sebrae.



Ascom/SEBRAE