terça-feira, 2 de agosto de 2016

Governo abre programação alusiva à Semana Mundial de Aleitamento Materno

Com o objetivo de aumentar o número de doações de leite materno, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Banco de Leite Anita Cabral e da Rede de Bancos de Leite e Postos de Coleta de Leite Humano, iniciou na segunda-feira (1º) uma programação especial alusiva a 25ª Semana Mundial de Aleitamento Materno.
De acordo com a diretora do Banco de Leite Anita Cabral, Thaíse Ribeiro, nos meses de junho e julho as doações de leite materno caíram em torno de 40%, em relação ao mês de maio. Isso sempre ocorre por conta do período junino e das férias. “Normalmente recebemos, por mês, cerca de 250 litros de leite de 200 doadoras. Nesta época do ano o número cai para 180 litros de 170 doadoras. Além disso, em outros meses do ano costumamos atender 150 bebês prematuros e em junho e julho caiu para 100 bebês”, disse Thaíse.
A 25ª Semana Mundial de Aleitamento Materno acontecerá até o dia 4 de agosto, com a realização de rodas de conversa; café da manhã; encontro com empresários para apresentar proposta de instalação de salas de apoio de aleitamento nas empresas; reunião com Hospitais Amigo da Criança e avaliadores da iniciativa “Hospital Amigo da Criança e da Mulher” para orientações quanto ao processo de reavaliação das unidades hospitalares. A Semana terá como tema “Amamentação: faz bem para o seu filho, para você e para o planeta”.
“A iniciativa Hospital Amigo da Criança e da Mulher comemora neste ano 25 anos de atuação no Brasil e o fortalecimento dessa política se dá através do processo de reavaliação das unidades hospitalares. Neste ano, os avaliadores, formados pelo Ministério da Saúde, serão orientados pela SES para reavaliarem as unidades, segundo os critérios estabelecidos pela iniciativa, fortalecendo, assim, a política de incentivo ao aleitamento materno e trabalho de parto e parto humanizado nesses hospitais”, pontuou Thaíse Ribeiro.
As atividades começaram nesta segunda-feira (1º), no Banco de Leite Anita Cabral, com um café da manhã para as mães que amamentam e com roda de conversa para esclarecimento sobre os benefícios da amamentação. “Nós recebemos na manhã de hoje por volta de 15 mães em período de lactação, aquelas que amamentam seus bebês e também as que ainda doam o excedente lático. Elas sempre recebem muito bem esses eventos pontuais e aproveitam para se informar sobre os benefícios da amamentação e a importância da doação”, comentou Thaíse.
A dona de casa Maria Luisa deu à luz a Moisés há quatro dias. Aos 19 anos de idade, ela já passou por cinco gestações e desde a primeira é doadora de leite. “Sempre produzi muito leite e desde que tive meu primeiro filho me tornei doadora. As enfermeiras da Maternidade Frei Damião me orientaram muito bem e é muito boa a sensação de ajudar outras mães e bebês que precisam”, disse ela.
Já Jéssica Leite, por causa de um pico de pressão arterial, teve a primeira filha prematura, aos sete meses de gestação. A criança, logo que nasceu, foi para a UTI Neonatal e a mãe para a UTI Materna e, por isso, não conseguiu amamentar o bebê nos primeiros dias de vida. “Minha filha passou 12 dias na UTI, se alimentando através de uma sonda. Enquanto estive na UTI, eu não tinha condições de ordenhar o leite para alimentá-la e ela também não tinha forças para sugar o peito. A doação foi fundamental para que ela sobrevivesse. Hoje sou muito grata. Mesmo tendo passado um mês e dez dias, ainda seguimos internadas, mas em breve teremos alta”, comentou.
Programação – As atividades da 25ª Semana Mundial de Aleitamento Materno seguem até o próximo dia 4 de agosto. Nesta terça-feira (2), haverá encontro no Banco de Leite de Cajazeiras com os dirigentes da CDL, para apresentação dos objetivos de desenvolvimento sustentável e a proposta de instalação de Salas de Apoio ao Aleitamento Materno e às Mulheres Trabalhadoras nas empresas.
Ainda na terça-feira (2), será realizada capacitação para profissionais em maternidades para assistência em aleitamento materno, nas Maternidades Frei Damião e Edson Ramalho, na capital; de Sousa; Patos e nos hospitais Universitário Lauro Wanderley e de Mamanguape.
Na quarta-feira (3), das 14h às 17 h, no auditório do Cerest, na capital, será promovida reunião com hospitais “Amigo da Criança” e avaliadores da iniciativa “Hospital Amigo da Criança e da Mulher” para orientações quanto ao processo de reavaliação das unidades hospitalares.
No dia 4, das 13h  às 14 h, no auditório da Maternidade Frei Damião, haverá reunião com representantes das Salas de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta e, das 14h às 17h, atualização em Segurança Alimentar e Nutricional no Uso do Leite Humano em unidades neonatais e setor de proporcionamento.
Secom