segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Emissora de rádio realiza debate entre candidatos à Prefeitura de Cajazeiras

Nesta segunda-feira (19), foi realizado o primeiro debate para prefeito da cidade de Cajazeiras, pela Rádio Arapuan FM. Nas apresentações, os candidatos falaram de diversos assuntos, entre pedidos de respeito e críticas sobre corrupção.
Antonio Gobira (PSOL) fez a primeira pergunta à prefeita Denise Alburqueque (PSB), sobre a manutenção dos servidores citados na "Operação Andaime" na administração dela, inclusive, o secretário de Saúde, Henry Witchael: “Acredito na inocência do secretário e, ainda há dinheiro em caixa para concluir as obras”, respondeu a prefeita e candidata a reeleição.
O Candidato Zé Aldemir (PP) perguntou também a prefeita Denise sobre as festas tradicionais, como o carnaval, que foi privatizado, ela disse: “que foi uma parceria que deu certo”.
A socialista perguntou a Zé Aldemir sobre proposta de transparência, e o deputado disse que vai implantar um portal de transparência e ainda sobre a antiga amizade com o grupo ele declarou: “Não sabia que vocês estavam inseridos em uma administração de escândalos, em operação nacional que envergonham a cidade. Eu preciso preservar meu nome porque em 30 anos de política nunca fui citado em uma ação de investigação”.
Sobre a possível irregularidade na gestão de secretário geral da assembléia, Zé Aldemir pediu que a prefeita busque informações no portal da transparência, pois, todas as informações são públicas e assegurou: “quer tirar o foco”.
O candidato do PSOL acusou a prefeita de fechar escolas. Zé Aldemir taxou a gestão da prefeita de “incompetente”, e afirmou que as obras de postos de saúde estão paralisadas pela Justiça por desvio de dinheiro, investigado na Operação Andaime, e Gobira acrescentou que “falta até luvas nos postos de saúde. Cadê o dinheiro da saúde? A população não pode pedir esmolas para comprar medicamento”.
Gobira pediu para o deputado fazer propostas para segurança e combate as drogas em Cajazeiras. Zé Aldemir disse que iniciou sua ação contra o tráfico de drogas, com a implantação de uma Delegacia Federal e disse que é necessário implantar um centro para tratar os dependentes químicos, prometido pelo grupo de Denise como a Fazenda Esperança, “que nunca funcionou. Que foi engano. O projeto da prefeita hoje é igual ao de 2012, e não fez nada”.
O candidato do PSOL prometeu criar a guarda municipal, além de investir mais em iluminação e fazer concurso para os novos cargos municipais.
Sobre a Fazenda Esperança, a prefeita disse que “o gestor não é para ser simpático não” e quando um projeto não dá certo é preciso repensar.
Já Gobira disparou: “o melhor prefeito de Cajazeiras é Ricardo Coutinho, a senhora não fez uma obra. Diga uma obra sua?”, indagou o candidato.
Denise disse que pavimentou mais de 100 ruas, incluindo a Avenida Aldo Matos de Sá, quando foi contestada por Zé Aldemir: “A Aldo Matos estava 90% pronta e as demais obras são do governo federal ou estadual. Não tem uma obra sua”, e ela disse ser bom ter parcerias com os governos.
Diário do Sertão