quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Escola Municipal Carolino de Souza Neto em Divinópolis já dispõe de salas climatizadas

A Escola Municipal Carolino de Souza Neto, localizada ás margens da BR-230 no Distrito Divinópolis em Cajazeiras, já dispõe de salas totalmente climatizadas para alegria dos professores e, principalmente dos alunos.
Estudar em um ambiente climatizado melhora o rendimento escolar, principalmente das crianças, que por natureza são mais agitadas, além de proporcionar tranqüilidade e conforto. Agora se imagine estudando em salas de aula climatizadas? Esta é a realidade hoje, dos alunos da Escola Municipal Carolino de Souza Neto, que depois de uma reforma parcial, podem estudar tranquilamente em um local onde o calor fica longe, e o melhor, a escola poderá comemorar uma mudança de postura dos alunos depois das salas climatizadas.

De acordo com o professor Francisco das Neves, que dá aula para as turmas do 6º ao 9º ano, as salas climatizadas fazem com que os jovens fiquem mais calmos. “Um ambiente fresco deixa as crianças mais tranquilas. O calor as deixa muito agitadas e isso atrapalha a aula”, afirmou o professor. E não são só os professores que comemoram. Os alunos, em unanimidade, aprovaram a mudança. “Gosto muito porque fica fresquinha e não faz calor”, falou uma aluna de cinco anos que já sabe muito bem que é melhor estudar no conforto. Normalmente os alunos gostavam de ficar pelos corredores, esticar o horário de intervalo e fazer aquela cera comum aos estudantes. Não gostam mais.

A professora Joselita Maria de Sousa, que é Gestora, conta ainda que as crianças pedem para ir para a sala de aula. “Eles não querem mais ficar no pátio, agora só desejam ficar na sala” garante a professora. Mas não é só calmaria e desejo de ficar na sala. O ambiente climatizado proporciona mais do que conforto. Para o professor melhora em todos os aspectos.

São várias vantagens, que vão além de melhora da aprendizagem e aumento da produção intelectual. Existem, também, os fatores externos, como por exemplo, as portas e janelas fechadas impedem que o barulho atrapalhe. “Antes tínhamos que deixar as portas e janelas abertas e o barulho atrapalhava demais, hoje não temos esse problema e muitos outros, como por exemplo, alunos no corredor”, finalizou a professora Joselita.

No momento de instalar condicionadores de ar o primeiro questionamento é o gasto de energia elétrica, que aumenta consideravelmente. Mas na questão das salas de aula, o investimento compensa nos resultados imediatos, como contou a diretora da escola, Joselita Maria de Sousa. “O custo é absorvido porque os resultados são muito bons”, que nem precisa falar muito, porque é perceptível entre alunos e professores que todos ganham e não há quem fica no prejuízo. Finalizou.


Secom-CZ