terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Homem congelado há meio século poderá ser ressuscitado um dia

A primeira pessoa a ser congelada para o futuro, foi o professor de psicologia James Bedford, da Universidade da Califórnia, em 1967. Alguns médicos e pessoas interessadas no assunto, congelaram o corpo do professor apenas poucas horas depois que ele morreu.

O homem,  que tinha câncer de rim,e decidiu aceitar a proposta da primeira organização de criogenia do mundo, a Life Extension Society, que se dispôs a congelar gratuitamente o primeiro que necessitasse de suspensão criônica. Foi assim que, após sua morte, aos 73 anos de idade, o professor foi submetido a um congelamento por tempo indefinido, à espera de uma tecnologia que pudesse ressuscitá-lo no futuro.

O procedimento consistiu em injetar dimetilsulfóxido no corpo do homem,  substância química que ajudaria a preservar órgãos e tecidos. Em seguida, o corpo foi congelado com gelo seco e submerso em nitrogênio líquido.
Até hoje o professor continua criogenizado. A ciência ainda não tem resposta à pergunta sobre se um dia seres humanos submetidos à criopreservação poderão ser, de fato, ressuscitados.
Em 1991 fora feita uma avaliação visual da condição do corpo de Bedford, que revelou não ter havido qualquer tipo de deterioração aparente.

Yahoo Notícias