quinta-feira, 27 de abril de 2017

Agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Cajazeiras estão em combate aos mosquitos “Palha e Aedes Aegypti”

Em combate ás ações dos mosquitos Palha e Aedes Aegypti, os agentes de endemias da Secretaria de Saúde de Cajazeiras – têm intensificado e ampliando os locais de atenção.
As visitas estão sendo realizadas no período noturno das 18hs00, as 19hs00, para capturar o Mosquito-Palha, responsável pela transmissão da leishmaniose, uma doença provocada pelos parasitas unicelulares do gênero Leishmania, um protozoário. Leishmaniose é geralmente transmitida pelo inseto do gênero Phlebotomus. A doença é transmitida ao homem através de um reservatório animal (hospedeiro) como os roedores e os canídeos.
Os agentes estão entrando de casa em casa inspecionando cômodos e fazendo a dedetização necessária, para minimizar os casos registrados anteriormente.
Ainda sobre as ações dos agentes de endemias, os mesmos estão em combate contínuo contra mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue. Inclusive, segundo dados da Secretaria de Saúde, registrados esta semana foi iniciado o LIRA, cujo objetivo é de detectar através de amostragem o índice de infestação na cidade.
SECOM-CZ