quarta-feira, 26 de abril de 2017

Atlético de Cajazeiras mantém sonho vivo de participar da Série D do Campeonato Brasileiro em 2018

Trovão Azul terminou o Paraibano na quarta colocação e, por ora, está sem a vaga na quarta divisão nacional do próximo ano. Mas ainda resta o esperança.

Ao ser derrotado nos dois jogos da semifinal contra o Botafogo-PB, o Atlético de Cajazeiras encerrou a sua participação no Campeonato Paraibano sem conseguir atingir seus principais objetivos. Não chegou à final para disputar o título e, como terminou a competição na quarta colocação, ficou sem a vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2018. Pelo menos por enquanto. Porque ainda resta uma esperança ao Trovão Azul. Sem entrar mais em campo nesta temporada, o clube sertanejo vai ter que apostar suas fichas no Campinense para seguir sonhando com uma vaga na competição nacional do ano que vem.

A Paraíba tem direito a duas vagas na Série D, que são destinadas ao campeão e ao vice do estadual do ano anterior. Assim, em 2018, os representantes do Estado na competição nacional seriam Botafogo-PB e Treze, que são os finalistas deste ano. Mas, como o Belo já está na Série C, essa vaga foi herdada pelo Campinense, terceiro colocado. O Atlético-PB, quarto colocado, ficou apenas na vontade. Por ora...

É que o Campinense vai disputar a Série D deste ano. E, se conseguir o acesso, vai disputar a Série C em 2018, deixando em aberto a sua vaga na Série D. Essa vaga seria, então, herdada pela próxima equipe na classificação geral do estadual deste ano. Ou seja, se a Raposa conseguir o acesso na Série D deste ano e entrar na Série C de 2018, o Atlético de Cajazeiras vai herdar a vaga do Rubro-Negro e se tornar o segundo representante da Paraíba - ao lado do Treze - na quarta divisão nacional do próximo ano.

Significa dizer que, a partir de 21 de maio - quando o Campinense estreia na Série D deste ano -, os atleticanos vão estar na torcida pelo sucesso da Raposa. Os rubro-negros estão no Grupo A8 da competição nacional, ao lado de Fluminense de Feira de Santana, Itabaiana e Serra Talhada.

Vale destacar que se o Botafogo-PB for rebaixado na Série C deste ano, a Paraíba vai ter três representantes na Série D de 2018: Botafogo-PB, Treze e Campinense ou Atlético-PB.

A campanha do Trovão Azul no Campeonato Paraibano

Apesar de, pelo menos por ora, o Atlético-PB ter ficado sem o título do estadual e sem a vaga na Série D de 2018, a campanha é digna de elogios. O Trovão Azul chegou a rivalizar com os grandes do Estado - chegando a vencer Botafogo-PB e Campinense - só fraquejando mesmo na semifinal.

Na primeira fase, chegou a liderar a competição por uma rodada e, em algumas outras, frequentou o G-4. Na última rodada, garantiu a quarta colocação e uma vaga na semifinal. Estava sacramentado, na pior das hipóteses, como a quarta força do Estado. Mas acabou não sendo páreo para o Botafogo-PB no mata-mata. Perdeu em casa por 3 a 0 e por 1 a 0 fora. Ficou fora da final. Ficou sem a vaga da Série D de 2018 (pelo menos por enquanto). Terminou na quarta colocação, atrás dos três grandes.

Ao longo do estadual, sob o comando de dois técnicos diferentes - Ederson Araújo desde o início e Cleibson Ferreira na reta final -, o Atlético-PB 27 pontos dos 60 que disputou. Isso corresponde a 45% de aproveitamento. O Trovão Azul marcou 17 gols e sofreu 15.

Os resultados mais expressivos da equipe de Cajazeiras foram as vitórias sobre o Botafogo-PB (1 a 0 no Perpetão) e sobre o Campinense (2 a 0 também no Perpetão). Os atleticanos, aliás, não perderam para a Raposa nesta edição do Paraibano - quando enfrentou o Rubro-Negro no Amigão, empatou por 0 a 0. Contra o outro grande do Estado, o Treze, acumulou uma derrota (1 a 0 no Amigão) e um empate (0 a 0 no Perpetão).

Agora, encerrada a competição e com o time sem calendário para o restante da temporada, o Atlético-PB agora fica na torcida pelo acesso do Campinense para a Série C de 2018, para, assim, herdar a vaga na Série D do próximo ano.

CLASSIFICAÇÃO GERAL DO CAMPEONATO PARAIBANO

1º Botafogo-PB (Série C)
2º Treze (Série D)
3º Campinense (Série D*)
4º Atlético-PB

*se a Raposa conseguir o acesso para a Série C, o Trovão Azul herda a vaga na Série D.

Por