quarta-feira, 5 de abril de 2017

PROERD do 6º BPM tem como meta dobrar o atendimento às escolas municipais de Cajazeiras

O PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), tendo como modelo o D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), desenvolveu-se no Brasil, com o objetivo primordial de atuar na prevenção do uso de drogas por crianças e adolescentes. Veja abaixo, uma relação das escolas atendidas nos últimos anos:
Diante do crescente poder de atração das drogas, que ilude e engana nossas crianças, jovens e adultos, organizações governamentais e não governamentais, relacionados direta ou indiretamente a segurança pública, criaram em 1983 em Los Angeles - EUA O D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), que em 1992 chegou ao Brasil com o nome de Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) com a missão de educar as crianças, no seu habitat, reunindo esforços, ou seja: família, polícia e escola, no desempenho de ações educativas buscando o fortalecimento da alta-estima, possibilitando o jovem a reconhecer e resistir ao uso de drogas e prática de atos de violência. Logo o PROERD se expandiu para outros estados da federação, tendo chegado à Paraíba, em 1998 e a área do 6º BPM no ano de 2002, alicerçado pelo convênio entre a Polícia Militar do Estado da Paraíba e a Prefeitura Municipal de Cajazeiras-PB.

O programa é desenvolvido em parceria com as escolas, e é direcionado para crianças e adolescentes de 4ª e 6ª serie do Ensino fundamental. Durante 17 semanas, com uma aula ministrada por semana, ao longo de um semestre letivo, os instrutores do PROERD, que são Policiais Militares fardados, auxiliados por uma cartilha, contam com a ativa participação dos professores, que atuam como divulgadores das ideais do PROERD para os pais que alavancam o programa na família, desenvolvendo ainda atividades, extraclasse, que substanciam o conteúdo do programa.

O PROERD na área do 6º BPM, atualmente é aplicado nas escolas da Rede Municipal de Ensino das cidades de Cajazeiras-PB e demais cidades vizinhas. O PROERD na área do 6º BPM, já formou milhares de crianças e adolescentes. A meta do programa é dobrar o atendimento nas escolas de Cajazeiras.



Assessoria