quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Paraíba inicia nova etapa de cooperação com o Mercosul em extensão rural

O Governo do Estado, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB), uma unidade da Gestão Unificada, vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agropecuário e Pesca (Sedap) participará de duas novas missões técnicas no âmbito do Projeto Regional Fortalecimento do Setor Algodoeiro por meio da Cooperação Sul-Sul no período de 23 a 27 deste mês.

A ação ocorrerá na Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, Paraguai e Peru, com a participação dos Governos, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE) e de instituições brasileiras como a Emater-PB, a Embrapa Algodão e a Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa).

A primeira missão acontecerá em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, onde vai ser iniciado o projeto regional naquele país, e terá como representantes do governo boliviano membros do Ministério de Desenvolvimento Rural e Terras (MDRyT), Ministério de Desenvolvimento Produtivo e Economia Plural (MDPyEP) e seus órgãos vinculados.

Junto com os representantes brasileiros o grupo definirá o Plano Operativo Anual 2017/2018 e iniciará a etapa de reconhecimento das áreas e implementação das unidades técnicas demonstrativas – UTDs, que funcionarão como salas de aula para a realização das práticas com os agricultores e demonstração de sistemas de produção mais eficientes.

Nessa missão a Emater-PB será representada pelos engenheiros Agrônomos, Vlaminck Paiva Saraiva, Alexandre Alfredo Soares e José Sales W. Júnior.

Já a segunda missão será realizada em Lima, no Peru, onde o projeto está em fase mais avançada. Lá ocorrerão um workshop e uma oficina em assistência técnica e extensão rural, para fortalecer as instituições peruanas e profissionais que atuam nas principais zonas algodoeiras do país. Os extensionistas paraibanos Ailton Francisco e Justino Vieira participarão como facilitadores em metodologias participativas de Ater para os técnicos peruanos.

A Cooperação Sul-Sul Trilateral é uma iniciativa financiada pelo Governo Brasileiro com recursos de um contencioso decido na Organização Mundial de Comércio (OMC), entre os produtores de algodão do Brasil e dos EUA em virtude dos altos subsídios praticados pelo governo americano na produção nacional, ferindo acordos comerciais entre os países.
Essa iniciativa objetiva o desenvolvimento das cadeias produtivas do algodão nos demais países do Mercosul, com ênfase na segurança alimentar e combate à fome, por meio de sistemas de produção agroalimentares na agricultura familiar desses países.

Secom-PB