terça-feira, 14 de novembro de 2017

HUJB inicia curso de capacitação para gestores da Secretaria de Saúde de Cajazeiras

Cerca de 30 coordenadores participam do treinamento sobre gestão elaborado pela equipe do Hospital

O Hospital Universitário Júlio Bandeira da Universidade Federal de Campina Grande (HUJB-UFCG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), deu início a um treinamento para os gestores da Secretaria Municipal de Saúde de Cajazeiras. A abertura do curso aconteceu na tarde da última segunda-feira, dia 13. Cerca de 30 coordenadores participam da capacitação.

De acordo com a superintendente do HUJB Mônica Paulino, o projeto Desenvolvimento de Competências em Gestão para gestores da SMS de Cajazeiras tem como meta capacitar os coordenadores que integram o quadro da Secretaria de Saúde de Cajazeiras, em um compromisso da equipe do Hospital Universitário Júlio Bandeira de prestar apoio na formação dos profissionais de saúde e atingir a meta qualitativa do contrato entre o hospital e o gestor local do SUS.

“Trata-se de um projeto aplicativo, ou seja, o intuito é qualificar, nas áreas de saúde e gestão, os coordenadores que atuam na secretaria para melhoria das práticas relacionadas ao papel que desempenham. Para isso, o objetivo é o desenvolvimento de um plano de intervenção para que esses gestores possam iniciar 2018 com um plano de ação”, argumentou a superintendente.

A secretaria de saúde Paula Francinete esteve presente na abertura do curso e, em discurso, mostrou-se grata pelo apoio que vem recebendo para a qualificação do pessoal da SMS. “Em nome da Secretaria de Saúde e do povo de Cajazeiras, eu agradeço por essa experiência magnífica e ainda mais com custo zero. Não tenho palavras para agradecer”, disse.

“Não há projeto algum que vá em frente se não houver parceria. Assumimos essa tão grande responsabilidade, mas por outro lado temos o total apoio do gestor municipal, que nos dá confiança para assumir esse projeto. Nós temos muito conhecimento para transmitir, mas sabemos também que temos muito o que aprender com todos esses gestores”, frisou Mônica Paulino, na abertura do curso.

O trabalho final do projeto para cada participante será a elaboração de planos de ação para as áreas de atuação desses gestores. “Vemos o HUJB como grande parceiro no processo de qualificação dos nossos coordenadores”, declarou a secretária Paula. A equipe de capacitadores do HUJB é composta pela superintendente, Mônica Paulino, o gerente administrativo, Marcelo Pinheiro, a gerente de Atenção à Saúde, Edineide Nunes, e a gerente de ensino e pesquisa, Maria do Carmo Andrade.

Sobre a Ebserh - O HUJB é vinculado à Ebserh desde 2015. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo da Rede é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.


Assessoria