sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Zoonoses e Vigilância Ambiental de Cajazeiras participam de resgate de animal silvestre

O Núcleo de Zoonoses e a Coordenação de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de Cajazeiras, juntas, participaram de um resgate de animal silvestre vítima de maus-tratos.

A Coordenadora da Zoonoses Cleonice Moura e o Coordenador de Vigilância Ambiental Joatan Freire, receberam denúncia de maus-tratos em desfavor de um macaco, animal silvestre - considerado pelos órgãos competentes como animal em extinção na fauna brasileira.

De acordo com Cleonice Moura um pedido de ajuda de um popular, foi o motivo para uma equipe se mobilizar e constatar a veracidade das informações, pois, o referido animal se encontrava em péssimas condições, sem sombra, nem água ou comida e amarrado.

"O animal estava faminto, com muita sede, como se não soubesse mais o que era beber água". "Não sei até quando, as pessoas vão se achar no direito de causar sofrimento aos animais, pois, são vários e de todas as espécies vivendo situação de sofrimento, tanto de maus tratos, quanto de abandono, é revoltante", revelou Cleonice Moura.

Atuou conjuntamente nos trabalhos, a delegada Dra. Cristiana Roberto, que de pronto atendeu ao caso, acionando os órgãos responsáveis para o bem-estar do animal. Colaboraram no resgate do macaco, os protetores do Grupo SOS PET, Jonas Freitas e Stelia Oliveira.

"Foram dois dias de visitas à Delegacia de Polícia Civil e muitas ligações aos órgãos responsáveis, mas nós não desistimos e a delegada Dra. Cristiana, foi incansável e buscou resolver o caso juntamente com a Vigilância Ambiental da cidade de Cajazeiras", finalizou Cleonice.

A denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605, de 12.02.1998 (Lei de Crimes Ambientais) e pela Constituição Federal Brasileira, de 05 de outubro de 1988. O animal foi encaminhado ao IBAMA de Patos.

Manter animais silvestres em cativeiro é crime!


Secom-CZ