quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Humanização: pacientes do HUJB de Cajazeiras recebem visita em horário ampliado

Familiares devem se programar para ver os pacientes das 9 às 20 horas

Com base nas orientações da Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde, o Hospital Universitário Júlio Bandeira da Universidade Federal de Campina Grande adota, desde o início deste ano, o sistema de visita aberta. Com o horário estendido, os pacientes podem receber um número maior de visitações. A proposta é aproximar os usuários internos às pessoas que estão fora do ambiente hospitalar, com o objetivo de auxiliar na recuperação desses pacientes.

Familiares e amigos podem fazer visitas nos horários entre as 9 horas e 20 horas e a dica é que apresentem um documento de identificação, no entanto, esse registro não é obrigatório. “A equipe do HUJB é orientada a respeito da visita aberta e o visitante recebe informações para a adequação no ambiente hospitalar, como aquelas relacionadas à vestimenta apropriada, e idade mínima (12 anos) para visitar um paciente”, afirmou a assistente social do HUJB, Paula Frassinetti.
A presença de uma pessoa ligada a rede social fortalece a confiança, e faz bem à saúde do paciente, fazendo com que ele se sinta menos isolado. Possibilita que a equipe de trabalho colha informações mais precisas sobre a vida do doente contribuindo para uma análise diagnóstica mais ampla e um tratamento mais exitoso.

Durante a implantação da visita aberta no HUJB, foram realizadas atividades de sensibilização com todos os setores do hospital para que os profissionais pudessem se engajar e garantir a importância desse dispositivo para a saúde dos pacientes. Todos os funcionários, entre eles o pessoal da portaria, recepção, enfermarias, copa, administração, são orientados da importância da visita aberta.

“Hoje a mentalidade tem que ser a de que os visitantes são colaboradores, parceiros no tratamento. Por exemplo, algumas pessoas que vêm para a visita podem trazer dados importantes para fechar o diagnóstico daquele paciente, pois a equipe multiprofissional recebe mais informações sobre o ambiente e costumes da criança, as quais o acompanhante nem sempre repassa para os profissionais. Essencial na elaboração do projeto terapêutico singular”, enfatizou a assistente social.
Humaniza SUS
A Política Nacional de Humanização como uma política transversal, que valoriza todos os sujeitos envolvidos na produção de saúde, opera com várias diretrizes e dispositivos para fortalecer e ampliar a humanização dos processos de cuidado e de gestão.

Dentre eles, destacam-se a visita aberta e direito de acompanhante.


Segundo a cartilha Visita Aberta e Direito a Acompanhante do Ministério da Saúde, a Visita aberta é um dispositivo que amplia o acesso dos visitantes às unidades de internação para garantir o vínculo entre a pessoa hospitalizada, sua família, amigos, sua rede social e os serviços da rede de saúde. O acompanhante é alguém que representa a rede social do paciente e que acompanha o tratamento, apoiando e colaborando nos momentos necessários.

Ebserh - O Hospital Universitário Júlio Bandeira da Universidade Federal de Campina Grande (HUJB-UFCG) é filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares desde dezembro de 2015. Atualmente, 39 hospitais universitários federais são administrados pela Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação.

O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Assessoria