sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Temer tenta garantir no STJ posse de Cristiane Brasil

Essa é a quarta vez que o governo tenta reverter decisão da Justiça Federal que impede a parlamentar de assumir o ministério do Trabalho

A novela envolvendo a posse de Cristiane Brasil ganhou mais um capítulo nesta sexta-feira (19). Depois de conversar com Eliseu Padilha e Gustavo Rocha, ambos da Casa Civil, o presidente Michel Temer decidiu recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para garantir a parlamentar no cargo de ministra do Trabalho. O recurso já foi protocolado no tribunal.

A Advocacia-Geral da União (AGU), na figura da ministra Grace Mendonça, ficou responsável por recorrer à Justiça. Nas outras três decisões, o recurso foi negado. Prevista para acontecer em 9 de janeiro, a posse de Cristiane Brasil foi suspensa por decisão do juiz Leonardo da Costa Couceiro, de Niterói, no dia anterior. O magistrado entendeu que, por conta do nome da deputada federal constar no Banco Nacional de Devedores Trabalhistas, ela não poderia assumir a pasta.

No primeiro recurso apresentado, a AGU disse que impedimento da posse da deputada como ministra do Trabalho gera interferência do Judiciário em uma função que compete ao presidente da República. O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) não entendeu desta forma e manteve a decisão do juiz do Rio de Janeiro.



Por Tácido Rodrigues - Agência Brasil