quarta-feira, 6 de maio de 2015

Centro de Atendimento à Mulher e Secretaria de Educação inicia projeto “Retalhos da Vida” em Cajazeiras

O Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAM) Susane Alves da Silva, em parceria com a Secretaria de Educação de Cajazeiras, através do setor de Ação Pedagógica irá iniciar a partir desta quinta-feira (07) iniciar o Projeto Retalhos da Vida, na Escola Municipal Irmã Nirvanda, na Agrovila.

O projeto terá a participação de todas as escolas municipais, principalmente a Escola Maria Guimarães Coelho que será a escola piloto.

“Retalhos da Vida” consiste em rodas de conversa com a equipe multiprofissional (psicóloga, advogada e assistente social) do CRAM nas escolas municipais, através do olhar para a (re) construção pelo viés da escuta solidária, seguida se for necessário de um agendamento de atendimento.

A busca por uma marca que imprima os sentimentos partilhados, veiculada por uma expressão plástica das cores e estampas do tecido social e afetivo, vivenciado e externado pelas mulheres das rodas de conversas, estabelecendo assim o caminho incessante do espírito da resiliência, motivará a produção de uma colcha de retalhos, que simbolize o estado de espírito da mulher participante.

Para mais informações, o telefone de contato do CRAM é (83) 9354.4247 ou 9601.3591.

Secom

Funcionário do Hospital Regional de Patos morre vítima de acidente na BR-230

O funcionário do Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro, André da Costa Pereira, faleceu na manhã da última terça-feira (5), vítima de acidente automobilístico na BR-230, KM 96, município de Gurinhém, sentido Campina Grande/João Pessoa.

André fazia parte da equipe da Ouvidoria do Regional, onde atuava há cinco anos, segundo colegas. Ele viajava com Adriano Gerônimo, de assuntos estratégicos e com o motorista Idemar Sousa Alves, na caminhoneta do hospital, que chocou com uma carreta. As causas do acidente, ainda não foram informadas pela Polícia Rodoviária. Tanto Adriano como o motorista Idemar tiveram ferimentos, porém nada grave e foram para o Trauma da Capital.

A notícia chocou os colegas de trabalho, já que André era muito querido por todos. Familiares da vítima foram em estado de choque para João Pessoa para trazer o corpo de André, que foi velado na Central de Velórios, próximo ao Hospital Regional de Patos.

Assessoria/HRP

TJ cassa e condena prefeito de Nazarezinho a prisão

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) determinou, por unanimidade, nesta quarta-feira (06), o afastamento do prefeito do município de Nazarezinho,  Salvan Mendes Pedrosa, do cargo. O gestor foi denunciado pelo Ministério Público Estadual (MPPB), por ter supostamente praticado uma série de irregularidades administrativas durante o exercício de 1998.

A Ação Penal Originária (0100816-50.2010.815.0000) teve a relatoria do desembargador Carlos Martins Beltrão Filho.

O Colegiado ainda determinou que o prefeito cumprirá cinco anos de reclusão, em regime semiaberto, e por igual período, sua inabilitação para o exercício de cargo ou função pública, eletivo ou de nomeação, sem prejuízo da reparação civil do dano causado ao patrimônio público ou particular. Em novembro de 2004, o Pleno do TJPB havia recebido a denúncia, por maioria, sem o afastamento do prefeito do cargo eletivo.

De acordo com a denúncia do MP, o gestor teria superfaturado o valor pago pelas construções de um matadouro púbico e de uma unidade escolar, se apropriado ou desviado de rendas públicas a pretexto de doar a pessoas carentes, dispensa de licitação obrigatória na compra de medicamentos e alimentos, contração de banda de música e locação de veículos federais, em desacordo com a Lei das Licitações, dentre outros.

O desembargador Carlos Beltrão ressaltou que se configura o crime de responsabilidade, quando o agente público age com improbidade, por não zelar, de maneira apropriada, pelos bens (ou verbas) públicos posto em seu poder, ao ser empossado no cargo.

Ainda segundo o relator, o gestor de fato praticou os crimes de responsabilidade nas apropriações de rendas públicas ou desvio a pretexto de pagamento de despesas ilegítimas, de consultoria, de policiais e com estudantes, além da dispensa de licitação na compra de medicamentos e alimentos, e da inobservância de formalidades legais na contratação de banda de música e na locação de veículos.

“Em sua defesa, o réu não conseguiu refutar as denúncias ofertadas pelo Ministério Público, sequer juntou aos autos, documentos que comprovem a legalidade das condutas”, disse o desembargador Carlos.



TJPB
Com MaisPB 

Moradores da Rua Antônio Pereira Filho na Zona Norte clamam por melhorias para a referida via

Há cerca de anos, moradores da Rua Antônio Pereira Filho, na Zona Norte de Cajazeiras, clamam por melhorias em um pequeno trecho da referida via. Reivindicações já foram feitas para a Secretaria de Infraestrutura, para a Ouvidoria Geral do Município, mas até o momento sem êxito.

Cerca de dois terços da rua são pavimentados, porém, um pequeno trecho resta à pavimentação a paralelepípedo, mas, devido chuvas dos últimos quarenta anos e sem a devida pavimentação, ou até mesmo a possibilidade da colocação de aterro, ou piçarra, a vida dos moradores daquela importante via de acesso vem sofrendo de todos os males.
Com a camada fina de terra, que resta, a precária rede de esgoto se torna vulnerável à passagem de pessoas, veículos e transeuntes de toda natureza. 

No final do mês passado, um veículo ficou enroscado, ao transitar e tentar desviar dos buracos, caindo o mesmo num esgoto, que está aberto até a presente data. “Sem contar com a poeira, a lama, quando chove, agora nós convivemos com as fezes e o mau cheiro, que toma conta das nossas residências”, argumentou uma moradora antiga. Antes aqui era conhecida como a rua lama, agora é rua da bosta”... Completou a moradora.


Da redação

Comunidade do Jardineiro solicita abastecimento de água e governo envia máquinas para perfuração de poços artesianos

Em reunião preparatória realizada no último dia (30/03), para à plenária do Orçamento Democrático do Estado, do mês seguinte (09/04), realizado no ginásio IFPB, a comunidade de Vila Jardineiro – Zona Norte de Cajazeiras, reivindicou ao governo do Estado, a perfuração de poços artesianos para o abastecimento de água da referida comunidade, porém, em pouco tempo e, preocupado com a situação daquela região – máquinas e homens foram enviados para perfuração de dois poços, mas, os mesmos não deram água.
Ansiosos com a chegada das máquinas, populares agradeciam às reivindicações alcançadas, porém, após duas perfurações; uma de 51 metros e outra de 52 metros de profundidade, os poços não deram água. “Muita rocha encontramos aqui, num foram 32 metros de rocha pura e o outro os 51 metros, praticamente todo ele de rocha e nada de água”, argumentou um dos operários.
De toda forma nós da comunidade e da associação de moradores – somos agradecidos aos envolvidos e, principalmente ao governador que foi sensível por trazer até aqui a nossa comunidade, esta perfuração dos poços, mas não vamos desistir, precisamos de melhorias para o Jardineiro”, agradeceu uma moradora da comunidade citada.


Da redação

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Alunos do curso de administração de faculdade de Cajazeiras visitam sessão ordinária da Câmara

?????????????Alunos do curso de administração da Faculdade São Francisco da Paraíba (FASP), visitaram na noite desta segunda-feira (04), a sessão ordinária da Câmara Municipal de Cajazeiras e, na oportunidade, os mesmos prestaram atenção à referida sessão e ao final – indagaram ao presidente Nilson Lopes, como funciona um Poder Legislativo.
Respondendo todos os questionários, Nilsinho sugeriu aos presentes que à Câmara Municipal de Cajazeiras está aberta para qualquer tipo de estudo ou pesquisa; “Os arquivos da Câmara têm muito material que pode ser utilizado por vocês, sintam-se em casa, este poder legislativo está de portas abertas”, afirmou o presidente da Câmara.

Assessoria

Prefeitura de Cajazeiras prossegue pagamento dos servidores. Confira quem recebe nesta segunda e terça!

Depois de iniciar o pagamento dos salários dos servidores na última sexta-feira (30), a Prefeitura de Cajazeiras confirmou para esta segunda (04) e, terça (05), o prosseguimento dos repasses do mês de abril.

VEJA A TABELA:         

Datas        Cód.  Secretarias

04/05/2015                Efetivos

1      Sec. Governo e Art. Política
2      Sec. Planejamento
4      Sec. Administração
6      Sec. Fazenda Pública
7      Sec. Infra Estrutura
10     Sec. Des. Rural
12     Procuradoria Geral
17     Sec. Juv. Esporte e Turismo
26     Sec. Controle Social
38     Sec. Políticas Públicas


Datas    Cód.  Secretarias

05/05/2015                Efetivos

33     Sec. Educ.  Infantil – MDE
34     Sec. Educ.  Fundamental – MDE
35     Sec. Educ. Biblioteca – MDE

36     Sec. Educ. Merendeiras – MDE

Ascom

domingo, 3 de maio de 2015

Apresentadora fica nua na TV ao dar notícia sobre Cristiano Ronaldo

Uma apresentadora de um canal de TV da Venezuela tirou a roupa ao dar uma notícia sobre o atacante português Cristiano Ronaldo. A cena aconteceu com Yuvi Pallarés, no programa "Desnudando La Notícia", nesta semana.

Yuvi comentava a história contada pela chilena Daniella Chavez, ex-coelhinha da Playboy, que revelou suas fantasias com o jogador. Durante os comentários, a apresentadora tirou o shorts e também um top branco, modelitos usados para apresentar o atração.

O programa ganhou repercussão internacional durante a Copa do Mundo de 2014 quando, a cada jogo disputado em território brasileiro, uma das apresentadoras do noticiário ficava nua para comentar o que acontecia em cada partida.

Confira o vídeo:



UOL

Polícia prende dupla que aterrorizava a Zona Norte de Cajazeiras e adjacências

Policiais da Força Tática e (ROTAM) do 6º BPM de Cajazeiras efetuaram a prisão no final da tarde da última sexta-feira (1/04) de Jocélio Moreira da Silva, 19 anos, desocupado, residente no Conjunto Ronaldo Cunha Lima e, de Matheus Ramon Vieira da Silva, 21 anos, desocupado, residente nas Casas Populares.
Acusados: Matheus Ramon e Jocélio Moreira
Ambos são suspeitos de cometer um assalto ocorrido na manhã do mesmo dia, próximo ao Colégio Manoel Mangueira, quando foi subtraída a quantia de R$ 35,00, mediante ameaça e emprego de arma de fogo. A vítima, o Sr. Francisco João do Nascimento, de 65 anos.

Sob o comando do Sargento Mendes, as guarnições realizaram rondas no intuito de prender a dupla, quando receberam uma informação onde estariam os meliantes, sendo feito o cerco policial que culminou com as prisões dos acusados.

Com Matheus foram encontrados 04 (quatro) invólucros de substância semelhante à maconha e na posse de Jocélio, uma garrucha, arma de fogo de fabricação artesanal. O dinheiro não foi recuperado no qual confessaram ter comprado drogas.

Após a prisão os acusados foram encaminhados para a Delegacia de Polícia, para as medidas cabíveis ao caso. Contra Jocélio existia um mandado de prisão em aberto.

Após o procedimento de oitiva, pelo delegado Braz Morroni, os acusados foram encaminhados para o Presídio Padrão de Cajazeiras ficando os mesmos à disposição da justiça.
A população da Zona Norte comemorou a ação policial - já que a dupla estava aterrorizando e realizando vários assaltos e furtos na região.



Da redação
Com Assessoria/PM

Vídeo: mulher destrói carro do ex-marido a pedradas no interior do Rio

Durante um acesso de raiva, uma mulher teria destruído o carro do ex-marido na madrugada do último sábado (2/04), em Nova Friburgo - Região Serrana do Rio. O veículo Siena, de cor azul, estava estacionado na Rua Fernando Bizzoto, no Centro, e ficou bastante danificado por pedradas que quebraram os vidros, além de arranhões na lataria. Moradores do local filmaram a ação da mulher que estava acompanhada de uma amiga que, em alguns momentos, pedia para parar a ação.

As imagens estão sendo compartilhadas na internet. Nas cenas, o carro já aparece bastante destruído e com as portas abertas. Nas imagens, a mulher joga paralelepípedos no carro causando arranhões e quebrando o vidro traseiro. Em outras versões que circulam pela internet, a amiga chega a tentar impedir que a mulher continue com a ação.

“Eu sei o seu sentimento, mas olha só, se ele der queixa, você vai parar na cadeia e vai perder o seus filhos por causa dessa porcaria de homem”, disse a amiga, segurando a mulher e tentando acalmá-la.

Em determinado momento, a mulher enfurecida chega a dizer que gastou dinheiro com o carro. “Eu podia ter gastado com meus filhos”, contou. A reportagem entrou em contato com a 151ª Delegacia de Polícia da cidade para saber se houve registro de ocorrência, mas a unidade policial informou que nenhum caso parecido foi comunicado.



G1

sábado, 2 de maio de 2015

Artesanato: Órgãos municipais e do Estado dão inicio a 1ª Feira de Economia Solidária em Cajazeiras

Governo do Estado da Paraíba, em parceria com a Prefeitura Municipal de Cajazeiras, Secretaria de Cultura, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, artesãos e GPS da Economia Solidária realizaram neste sábado (02), a 1ª Feira de Economia Solidária de Cajazeiras.
Responsáveis pela feira. Da esquerda para à direita Rivelino Martins(Estado), Aguinaldo Cardoso(Município).
A referida feira será realizada todo mês no “Largo da Telemar”, no horário das 08hs00 às 12hs00, (sempre no último sábado de cada mês).

A feira é resultado do incentivo aos pequenos negócios e, ao desenvolvimento da Economia Solidária no Município.

Economia Solidária - A Economia Solidária é fruto da organização autogestionária de trabalhadores e trabalhadoras para a construção de novas relações econômicas e sociais, que propiciam a sobrevivência e a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Essa nova prática de produção e consumo privilegia o trabalho coletivo, a autogestão, a justiça social, o cuidado com o meio ambiente e a responsabilidade com as gerações futuras.



Por Kaliel Conrado

Chagando a hora: Sepúlveda Pertence defenderá registro da Rede Sustentabilidade no TSE

Com 442 mil assinaturas já inseridas no processo de pedido de registro junto ao TSE, o partido Rede Sustentabilidade comandado pela ex-senadora Marina Silva, aguarda a certificação de outras 44 mil assinaturas, contabilizando com as 24 mil já certificadas nos cartórios regionais eleitorais de todos os estados da federação. O partido precisa ter cerca de 492 assinaturas certificadas para obtenção legal do seu registro definitivo.

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Sepúlveda Pertence vai acompanhar a tramitação do pedido de registro da Rede Sustentabilidade na Justiça Eleitoral. Segundo o grupo da ex-ministra Marina Silva, o renomado advogado ofereceu os seus serviços de graça.

"Ao entrar na reta final para seu pedido de registro junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Rede Sustentabilidade ganha agora um importante reforço: o processo passa a ser liderado pelo ex-ministro Sepúlveda Pertence, que ofereceu seus serviços pro bono por acreditar na legitimidade da ação", anuncia o site da Rede.

Marina espera que o grupo consiga o registro até outubro, prazo estipulado pela legislação para que o partido possa lançar candidatos nas eleições municipais do ano que vem. Em 2013, a Rede teve o registro de criação do partido negado pelo TSE por não obter as cerca de 500 mil assinaturas exigidas pela lei. A decisão levou Marina e aliados a se filiarem ao PSB, onde acabou disputando a presidência da República, após a morte do ex-governador Eduardo Campos.


Um dos principais nomes do meio jurídico do País, Pertence vai substituir o ex-ministro do TSE Torquato Jardim que conduziu o processo em 2013. Além de ter presidido o Supremo entre 1995 a 1997, ele também atuou como procurador-geral da República no governo José Sarney. Em 2012, renunciou ao comando da Comissão de Ética Pública da Presidência da República, por considerar que a presidente Dilma Rousseff agia para interferir no funcionamento do conselho.


UOL

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Imprensa é impedida de fotografar caixão com o corpo de “Henrique de Amâncio” ao chegar em velório em Cajazeiras

Chegou a Cajazeiras, por volta das 18hs40 desta sexta-feira (1/05), vindo da cidade de Feira de Santana/BA, o corpo do jovem Henrique de Macena Marques, acusado de esfaquear e atear fogo em Roberto Pereira dos Santos – no dia (04/03).
Henrique, que tirou sua vida por meio de enforcamento no dia anterior – segundo relatos, na residência de um tio, onde estava refugiado no interior baiano.

Familiares do homicida e agora suicida Henrique, protestaram quando perceberam que membros da imprensa tentavam registrar a chegada do corpo do rapaz. Houve principio de tumulto, quando populares
foram impedidos de adentrar a sala de velório, sendo chamada a polícia para conter os ânimos.

Conhecidos de Henrique, que tiveram acesso ao caixão – informaram que o rosto do mesmo estava diferente, estranho, barbudo.
Indagado a um rapaz que veio no veículos de placas: PJE-9826, da funerária Pax Santana, da cidade de Feira de Santana, nos informou que o corpo de Henrique foi retirado do IML daquela cidade, na manhã desta sexta (01) e, veio direto para Cajazeiras. Não fomos informados sobre o horário do sepultamento que ocorrerá em Cajazeiras.


Fotos: Folha VIP de Cajazeiras
Da redação

Jovem que esfaqueou e ateou fogo em Roberto Pereira se mata por enforcamento no Estado da Bahia

Fora noticiada na última quinta-feira (30/04), pela imprensa cajazeirense - a morte do homicida Henrique de Macena Marques, conhecido por “Henrique de Amâncio”, réu confesso de esfaquear e em seguida atear fogo sobre o corpo do popular Roberto Pereira dos Santos, de 32 anos, residente à Rua São Sebastião – Centro – Cajazeiras/PB.

O fato se deu na noite do sábado (04/03), na residência da vítima, quando ambos bebiam e em dado momento houve um desentendimento, ocasionando a tragédia. Logo após o corrido, “Henrique de Amâncio”, foragiu ao flagrante e posteriormente se apresentou com sua advogada na delegacia, porém, não havia ainda em seu desfavor um mandado de prisão – motivo pelo qual, revoltou a população de Cajazeiras e familiares de Roberto.

Quando soube da expedição de outorga de mandado de prisão temporária, Henrique desapareceu sem deixar pistas para a polícia, que realizava diligências para captura-lo.


Após quase um mês foragido, a sociedade cobrava justiça, mas, num gesto de culpa, Henrique deu fim a sua própria vida por meio de enforcamento, onde estava escondido na casa de um tio no Estado da Bahia. O corpo do mesmo será sepultado em Cajazeiras, segundo informações.


Da redação