domingo, 23 de novembro de 2014

Segundo Dia ‘D’ da Campanha de Vacinação contra Pólio e Sarampo aberto em Cajazeiras

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Prefeitura de Cajazeiras, abriu no último sábado (22), por volta das 9hs00, da manhã, o segundo “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra Pólio e Sarampo na Paraíba. O evento aconteceu na Praça da Prefeitura de Cajazeiras e contou com as presenças da gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Renata Nóbrega; da gerente regional de Saúde de Cajazeiras, Edjane Leite; da prefeita Denise Albuquerque; da diretora do Hospital Regional de Cajazeiras, Maura Sobreira, entre outras autoridades.
O primeiro “Dia D” ocorreu no dia 8 de novembro, em João Pessoa, e a campanha segue até o próximo dia 28. As duas vacinas estão sendo oferecidas nas Unidades de Saúde da Família de todos os 223 municípios paraibanos. A meta é vacinar contra a pólio, em todo Estado, 262.008 crianças com idade entre seis meses e cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias). Até agora, já foram vacinadas 58,62% da meta.
Contra o sarampo, a meta é vacinar 233.567 crianças de um a cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), e até agora foram vacinadas 53,3% da meta. Entre 2013 e 2014, foram registrados 596 casos de sarampo no país, com maior concentração nos estados do Ceará (365) e Pernambuco (224). Na Paraíba, neste ano, foram notificados 42 casos suspeitos, mas nenhum foi confirmado. Já em 2013, foram 169 casos suspeitos notificados, dos quais seis foram confirmados em João Pessoa, um em Cabedelo e dois em Caaporã.
Quanto a poliomielite, desde 1990 não são registrados casos no país. Por conta disso, em 1994 o Brasil recebeu da OPAS a Certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem, juntamente com os demais países das Américas.
De acordo com a gerente executiva de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Renata Nóbrega, o evento é uma oportunidade para fazer um chamamento à população sobre a importância da vacina, com o objetivo de manter a vigilância e prevenção das doenças já erradicadas e eliminadas. “Para que as metas sejam alcançadas é necessário o envolvimento de todos, especialmente das equipes de saúde, para fazer a busca ativa das crianças que ainda não foram imunizadas e também dos pais”, disse.
A diretora geral do Hospital Regional de Cajazeiras, Maura Sobreira, destacou que a vacina vem para fortalecer o trabalho de prevenção a fim de diminuir a incidência de doenças imunopreveníveis.
Já a prefeita de Cajazeiras, Denise Albuquerque, defendeu que a vacina evita e previne doenças graves. Ela garantiu que vai intensificar a campanha na cidade com o objetivo de cumprir a meta preconizada pelo Ministério da Saúde, por meio das equipes de saúde e também das emissoras de rádio, conscientizando os pais sobre a importância de manter a vacina em dia.
A gerente regional de Saúde de Cajazeiras, Edjane Leite, disse que a cidade foi escolhida por concentrar um maior número de serviços da saúde no Estado e por representar um complexo territorial de 15 municípios. Segundo adiantou, a intenção é dar visibilidade à campanha e fazer com que as equipes de saúde da família se mobilizem e que os pais cumpram o papel de levar os filhos até as unidades para serem vacinados.
A psicóloga Francielma Oliveira aproveitou a oportunidade para vacinar a filha, Karen Letícia, de 2 anos e 11 meses. “Não havia trazido minha filha antes porque ela estava com uma crise de sinusite, então resolvi atualizar nesse segundo dia D. Entendo perfeitamente a importância da vacina, prova disso, é que sempre mantive em dia a caderneta de vacinação do meu outro filho, que hoje tem 11 anos. Vacina para mim significa zelo, cuidado e amor”, disse a mãe.
Por causa da correria do dia a dia a enfermeira Symara Abrantes, mãe do pequeno Daniel, de 4 anos, só conseguiu vacinar o filho nesse sábado. “Entendo que a imunização contribui para que a criança tenha uma vida saudável e fique protegida, por isso trouxe meu filho hoje aqui”, argumentou.

Secom-PB

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Populares encontram ossada humana na Zona Rural de Pombal, no Sertão paraibano

A Polícia Civil de Pombal recebeu uma ligação anônima na manhã desta sexta-feira (21/11), informando que no Sítio São João, Zona Rural daquele município, havia sido encontrado uma ossada humana. De posse das primeiras informações, uma equipe do G.T.E se deslocou ao citado lugar e constatou a veracidade do fato.

A Polícia Científica foi acionada para a referida ocorrência e esteve no local realizando as investigações e, tudo leva crer que pode se tratar de um homicídio, pois, no cadáver tem sinais de um disparo de arma de fogo em uma das mãos que ainda não foi identificado. 
Após os primeiros levantamentos no local, a ossada foi levada para o I.L.M da cidade de Patos, para tentar chegar a sua identificação.


Da redação

Com Sertão Informado 

Polícia Civil de São Bento e do Brejo do Cruz cumpre dois mandados de prisão por crime de homicídio

Mais uma vez o trabalho da equipe da Polícia Civil de São Bento/PB, coordenada pelo delegado Homero Perazzo Filho, efetuou na última quinta-feira (20/11/14), o cumprimento de dois mandados de prisão preventiva referentes ao homicídio de José de Sousa Vieira, ocorrido na Zona Rural de São Bento em 25 de setembro de 2014.

Foram cumpridos os mandados de prisão em desfavor de Benedito Marques Fernandes e de seu filho Gilson Fernandes Diniz.

A Polícia Civil continua suas ações, visando diminuir a incidência de crimes dessa espécie na região, solicitando apoio da população que denunciem a Polícia Civil através do disque denúncia (197) ou 3444. 2804.

Quaisquer informações a respeito de foragidos da Justiça, ou que ajudem a solucionar crimes, o sigilo e anonimato são garantidos.


saobentonews.com.br

Secretários da Prefeitura de Cajazeiras se reúnem para definir primeiros detalhes do Carnaval 2015

Alguns secretários se reuniram na última quinta-feira (20), no Gabinete da Prefeitura de Cajazeiras. O encontro teve objetivo de discutir os primeiros detalhes para o Carnaval 2015.

Por determinação da prefeita Denise Albuquerque, os secretários providenciaram uma requisição para a Aeronáutica, solicitando o espaço da Agrovila no intuito de realizar o evento naquela localidade.

A questão da maquete oficial e dos camarotes também foi pauta da reunião. Além de fazer os primeiros contatos para construir a logística do evento, os secretários também emitiram as primeiras documentações no que diz respeito à segurança do Carnaval 2015.

Estiveram presentes na reunião, a secretária da Fazenda Pública, Vanóbia Nóbrega, o secretário de Articulação Política, Moacir Menezes, o secretário de Planejamento, Joselito Feitosa, o secretário de Comunicação, Gilberto Lira, o procurador jurídico do município, Rogério Oliveira, a secretária de Desenvolvimento Humano, Léa Silva e o diretor da CajaTur, Crispim Filho.

O intuito dessa equipe é manter o título de melhor Carnaval da Paraíba na cidade de Cajazeiras.



Secom

Três pessoas são presas por furto de água do açude de Boqueirão

Uma fiscalização realizada pela Promotoria do Consumidor de Campina Grande, Polícia Militar e Companhia de Águas e Esgoto da Paraiba (Cagepa) em propriedades às margens da adutora de Boqueirão constatou furto de água em três delas e resultou na prisão de três pessoas em flagrantes. As tubulações utilizadas no furto foram apreendidas pela Cagepa e as pessoas presas foram encaminhadas para a Delegacia de Boqueirão.


A fiscalização, realizada pelo promotor de Justiça José Leonardo Clementino, o servidor da Promotoria Luciano Sodré, policiais militares e técnicos da Cagepa, faz parte das ações do plano de contingenciamento apresentado na última quarta-feira (19), pela Cagepa para reduzir as perdas e desperdícios e estimular o uso racional de água nos 19 municípios e três distritos abastecidos pelo Açude Epitácio Pessoa.


De acordo com informações da Promotoria, as fiscalizações para combater ligações clandestinas, inclusive em adutoras e subadutoras, serão permanentes, com o propósito de conscientizar sobre o correto uso da água.



Cariri Ligado 

Estado instaura inquérito administrativo e nomeia delegados para investigar fuga de detentos do Presídio Regional de Cajazeiras

Foi publicado no Diário Oficial do Estado, na edição desta sexta-feira (21), a designação dos delegados Dr. Leonardo Souto Maior Soares e Drª. Ângela Maria Barbosa de Almeida, para apurar, os fatos envolvendo a fuga de cinco detentos da Penitenciária Padrão Regional de Cajazeiras, na madrugada da última terça-feira (18).

Ainda de acordo com o D.O.E, o agente penitenciário Bruno Alexandre da Silva Gurgel, auxiliará aos delegados no caminhar das investigações.

As polícias; Civil e Militar estão com todo seu efetivo empenhado, para tentar localizar e reconduzir os fugitivos: Manoel do Massapê (da cidade de Sousa), Maurício Teixeira, Maurício José da Silva e Robério Gonçalves (ambos de João Pessoa) e Eduardo Pereira (da cidade de Cajazeiras). Até o momento, nenhum fugitivo foi encontrado, a polícia continua em diligências. 
Quem souber de alguma informação – pode ligar para o número 190 da Policia Militar.


Da redação

Folha VIP de Cajazeiras 

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Adolescente da cidade de Belém do Brejo do Cruz continua desaparecida

A Polícia Militar está mobilizada para localizar a jovem Camila Pinto, 13 anos, que se encontra desaparecida desde à tarde do último sábado (15/11), da cidade de Belém do Brejo do Cruz, no Sertão paraibano, onde a garota residia.
O Conselho Tutelar da cidade foi informado sobre o caso, e também está colaborando nas buscas.
De acordo com informações da conselheira Jaciara Pereira, Camila foi vista pela última vez na saída da cidade de Belém do Brejo do Cruz para Patu-RN. Quando desapareceu ela estava trajando um short de cor preta, e uma blusa pink.
Quem tiver informação sobre o paradeiro da adolescente pode ligar para o Conselho Tutelar de Belém do Brejo do Cruz: (83) 9637-7001 ou 3447-1056.

Fonte: São Bento Online

Bancada Federal da Paraíba se reúne e indica emendas para LDO 2015

A bancada federal da Paraíba se reuniu na última quarta-feira (19), no Congresso, em Brasília, onde discutiu propostas e a indicação de emendas para a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício financeiro 2015. O deputado federal Wilson Filho (PTB) coordenou os trabalhos, que teve a participação de deputados federais e de representantes dos senadores paraibanos. 

De acordo com Wilson Filho, coordenador da bancada, os parlamentares paraibanos direcionaram emendas para investimentos na preservação e contenção da erosão da barreira do Cabo Branco (um dos pontos turísticos de João Pessoa), duplicação da BR-230, no trecho entre as cidades Campina e Cajazeiras, ampliação do Porto de Cabedelo e duplicação da estrada entre os municípios sertanejos de Cajazeiras e Sousa. 

A bancada também destinou emenda para ser investida na segurança pública da Paraíba. “Estamos vivendo dias de violência no estado e não temos, na prática, um investimento e plano para conter esse problema social. As drogas estão cada vez mais presentes e isso tem gerado, em alguns casos, outros tipos de crime como assassinatos, assaltos e roubo. Não podemos deixar que o crime tome conta do nosso estado”, frisou Filho. 

O coordenador da bancada ressaltou que neste momento, os parlamentares precisam trabalhar sem distinção de partidos com foco no desenvolvimento do Estado. “Com as emendas na LDO, podemos ter recursos orçamentários para esses investimentos que são muito importantes para o Estado. Estamos em conjunto trabalhando para o melhor da Paraíba”, avisou o deputado petebista.

Além de Wilson Filho participaram do encontro os deputados federais major Fábio (PROS), Hugo Mota e Nilda Gondim, ambos do PMDB. “Os outros deputados e senadores justificaram a ausência na reunião, devido a compromissos de agenda. O senador Cássio Cunha Lima (PSDB), por exemplo, mandou um representante. 


Hyldo Pereira
Assessoria de imprensa

Coluna "Cajazeiras em Pauta" do jornalista Adjamilton Pereira. Leia!

Cajazeirense Abrantes Junior é contratado pela TV Tambaú/SBT de João Pessoa

Foi publicado na noite de ontem, quarta-feira (19), na página oficial da TV Tambaú, a notícia da contratação do radialista cajazeirense Abrantes Junior, para integrar o ‘cast’ do jornalismo da TV.

A informação diz que “em 2015 vai começar com tudo na TV Tambaú! Abrantes Junior está chegando para nossas manhãs”.

O superintendente do Grupo Tambaú, Henrique Kirilauskas, começa a anunciar as novidades jornalísticas para 2015 e promete muitas novidades.


Da redação
Com Polêmica Paraíba

Sem fiscalização adequada, motorista desrespeita o código de trânsito em Cajazeiras

Foi na manhã desta quinta-feira (20), que presenciamos em frente à Prefeitura Municipal de Cajazeiras, um veículo estacionado de forma irregular e impedindo o trânsito da Rua Coronel Juvêncio Carneiro.
Por demorados minutos não presenciamos nenhum fiscal de trânsito por perto, para que fossem aplicadas as penalidades que o Código Brasileiro de Trânsito preceitua.


Da redação 

Reunião marca criação e implantação de um museu em Cajazeiras

Foi na noite da última quarta-feira (19), no Plenário da Câmara Municipal de Cajazeiras, que um grupo de pessoas ligadas às manifestações culturais e, à preservação da história do município se reuniu em prol de uma discussão pela criação e implantação do museu de Cajazeiras.
Há pelo menos vinte e cinco anos, pessoas ligadas à cultura de Cajazeiras, discutem à necessidade da implantação de um espaço para abrigar a história de sua gente e trajetória dos acontecimentos sociais desta comunidade. Porém, fora marcada para a noite da última quarta-feira (19/11/2014) com iniciativa consensual – uma reunião e da mesma, as discussões se encaminharam à elaboração de um documento a ser apresentado à Prefeita Denise Albuquerque, onde a gestora possa encaminhar à Câmara Municipal um Projeto de Lei do Executivo pela criação do Museu Municipal de Cajazeiras, órgão ligado à Secretaria Executiva de Cultura (SECULT).

Foram surgindo ideias e de acordo com os presentes, comissões foram criadas, para delegar funções de pesquisa em praças onde já existem museus e memorias implantados. Em paralelo, outra necessidade foi à questão de um local, sendo o mesmo, apontado por diversas pessoas para o Colégio Professor Milanês, localizado na Praça Dom Adauto (Praça do Xamegão).

Para legalizar e ter como principio a uma realidade próxima, o município haverá de solicitar ao Governo do Estado, a doação, ou ainda, à seção de uso do Colégio Professor Milanês. Um passo largo fora dado.

Estiveram presentes na referida reunião; o Secretário de Cultura do município (Aguinaldo Cardoso), o teatrólogo (Francisco Hernandes), Júnior Barreto (blogueiro e presidente do Instituto de Desenvolvimento Social da Paraíba - IDESP), o Articulador Regional de Cultura do Estado em Cajazeiras (Osvaldo Moésia), o historiador e pesquisador (Aguinaldo Rolim), o missionário (Marcolino Alves), o professor e historiador esportivo (Reudesman Lopes), Cristina Diniz (professora da educação infantil), o articulador de políticas culturais (Rivelino Martins), Chico Xavier (violeiro e poeta), Orlando Maia (diretor do Teatro Ica) e, Péricles Brocos Pires (engenheiro e historiador).



Da redação
Folha VIP de Cajazeiras

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Governo investe em pesquisa para desenvolver ovinocultura de corte

O Governo do Estado, por meio da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa) desenvolve pesquisa, financiada pelo CNPq, sobre os ovinos da raça Santa Inês no Brasil. O estudo tem o objetivo de recuperar as características de origem da raça e estabelecer um padrão de produção que agregue valor comercial e estimule à demanda.

A raça Santa Inês foi formada no Nordeste brasileiro nas décadas de 1950 e 1960, através do cruzamento de animais que vieram da África e Europa. O rebanho, nascido desses cruzamentos, não tinha pelagem e apresentavam maior adaptabilidade produtiva e reprodutiva ao clima seco do Semiárido. Mas, a partir da década de 1990, o uso indiscriminado de cruzamento com raças de grande porte, especializadas para lã e carne, ocasionou uma redução drástica na população de ovinos Santa Inês tradicional, ameaçando a variabilidade e a base genética inicialmente formada.

Segundo o diretor técnico da Emepa e coordenador do projeto, Wandrick Hauss de Sousa, na primeira etapa da pesquisa foi feita uma análise genética dos rebanhos, a qual foi possível identificar, pelo pedigree e por análise fenotípica, características do Santa Inês tradicional existentes na década de 1980.

“Queremos manter essas particularidades da raça para garantir um grau de eficiência produtiva e reprodutiva. Esperamos que, em quatro anos, possamos fixar uma característica diferenciada da outra linhagem. Entretanto, as características de carcaça já começam a se diferenciar, apresentando menos gordura e um sabor mais refinado. Com essa pesquisa, a pele também será mais valorizada. Pois é um produto bastante disputado no mercado internacional, sendo importante na fabricação de roupas, casacos, luvas, películas e calçados. Já os animais nascidos através de cruzamento com animais lanados apresentam uma pele de menor qualidade”, explica Wandrick Hauss.

A importância de recuperar e resguardar esse material genético está centrada no potencial econômico dos seus produtos e sua utilização para fins científicos. Os ovinos Santa Inês servem de base para produção de carne no Brasil. O alto valor adaptativo dos ovinos deslanados (sem lã), representado por sua taxa reprodutiva e sobrevivência das crias, coloca esses animais em posição estratégica, que pode ser utilizada em futuros programas de melhoramento genético.

Para Manoel Duré, presidente da Emepa, o CNPq tem sido um grande parceiro em pesquisa, e, por meio do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), através do edital que teve como objetivo identificar alternativas de genótipos adaptado de animais e plantas para o Semiárido, foi possível realizar o trabalho que terá continuidade nos próximos anos.


Secom

6º Batalhão emite sobre fuga de detentos e atribui comentário de prevaricação a ente da imprensa de leviano. Leia!

A Assessoria de Comunicação do 6º Batalhão de Policia Militar, sediado em Cajazeiras, vem de público esclarecer à imprensa e à população em geral, sobre a ocorrência de fugas no Presido Regional Masculino, conforme segue:

Como já é do conhecimento de todos, por volta de 01h30 da madrugada da última terça-feira (18), foi registrada a fuga de (05) detentos da cela (22) do Presídio Regional de Cajazeiras;

No momento da fuga a guarita 02 que fica localizada na parte leste sentido Distrito de Divinópolis, estava sendo vigiada pela sentinela, que ao perceber a movimentação suspeita, de imediato desceu a guarita e comunicou aos agentes plantonistas, evitando assim, uma fuga em massa.

Ocorre que no momento da fuga, registrava-se uma considerável, precipitação pluviométrica e em decorrência disto, várias quedas de energia, dificultavam sobremaneira a visibilidade da supracitada cela.

Ato continuo, foi dado início as diligencias no sentido de localizar e recapturar os apenados. Diligencias estas, que prosseguirão até a captura dos fugitivos, com emprego de 12 viaturas do 6º BPM e cidades circunvizinhas.

Desta forma, ficam descartadas as insinuações por parte de um ente da imprensa local que de forma leviana, divulgou na manhã de hoje(18), a possibilidade de prevaricação por parte das instituições de segurança, fato este que só compromete a credibilidade que tem a imprensa de Cajazeiras e que será devidamente apurado em todas as esferas, em tempo oportuno, já que no momento nossa maior preocupação é de prender os fugitivos, e estamos prontos a receber a colaboração de pessoas de boa fé que tenham informações que venham a contribuir com a operação de recaptura.

Por fim, informamos que todas as medidas administrativas referentes ao caso já estão sendo tomadas pela PM e a Direção do Presídio Regional.


Jota Vasconcelos
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO