.

sexta-feira, 27 de maio de 2016

PT de Cajazeiras se reúne e toma uma decisão sobre o pleito municipal – Só não se alia ao grupo da atual prefeita

Como já estava previsto, a executiva do PT cajazeirense se reuniu, na última quarta-feira (25), para discutir o posicionamento da legenda com relação ao pleito municipal, após a orientação da Executiva Nacional com relação às alianças com partidos que votaram a favor do impeachment da Presidente Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados e, depois de um amplo debate, apenas uma porta foi fechada de forma definitiva – “não existe nenhuma possibilidade de aliança com a atual prefeita Denise Oliveira”, informou um dos participantes do encontro.

O PT cajazeirense ainda trabalha com a possibilidade de lançamento de uma candidatura própria, mais uma parte significativa do partido defende o alinhamento com as forças da oposição, que tem como pré-candidato a prefeito o deputado José Aldemir Meireles, utilizando-se do argumento de que a resolução da legenda foi no sentido de não apoiar candidatos que tenham votado, no caso de parlamentares, ou que tenham apoiado publicamente o impeachment, situação que não se enquadra no caso local, já que Zé Aldemir tem uma posição contrária ao afastamento de Dilma.

Após a reunião desta semana, que aconteceu na sede do SINTEP, ficou definido que a decisão final será tomada posteriormente, mas com apenas dois caminhos para deliberação, candidatura própria, ou o apoio a Zé Aldemir.


blogdoadjamiltonpereira 

Notável saber jurídico e posições firmes em relação à decisões judiciais destacam o desembargador cajazeirense Siro Darlan

O magistrado fez a palestra de encerramento da X Semana Jurídica da FASP de Cajazeiras na última quarta-feira (25).

A palestra de encerramento da X Semana Jurídica da Faculdade São Francisco da Paraíba – FASP, realizada na última quarta-feira (24), em Cajazeiras, foi bastante prestigiada pela comunidade acadêmica e pela sociedade cajazeirense e de toda a região. O Desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, o cajazeirense Dr. Siro Darlan, fez a palestra de encerramento do evento, com o tema Justiça e Cidadania. O deputado estadual Jeová Campos autor do Projeto de Resolução Nº 97/2016 que outorga a Medalha ‘Epitácio Pessoa’ para o magistrado, acompanhou atento às explanações do palestrante.

“Siro é um paraibano que nunca esqueceu suas origens,  tem assento efetivo na 7ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desde 22 de novembro de 2004 e é Membro da Associação Juízes para a Democracia, e suas decisões, pela sua coragem e correição, tem feito história na magistratura brasileira. Ele é uma voz importante da Justiça nacional que não se curva ao corporativismo e que defende o que é correto”, atesta Jeová.

O parlamentar destaca que Siro foi uma das poucas vozes da magistratura que se declararam contra os juízes receberem quase R$ 1 mil por dependente a mais no salário e benefícios que já ganham do Estado brasileiro, para auxiliar na educação de seus dependentes. “Num país onde uma grande parcela recebe o salário mínimo que é baixíssimo e ainda não se garante acesso à creche a todos as crianças brasileiras que não tiveram o privilégio de nascerem filhos de juízes, esse pagamento extra de auxílio educação seria uma afronta e Siro se manteve firme contra esse despropósito”, argumenta Jeová.


Assessoria

Blogueira paraibana é indicada a prêmio no Rio de Janeiro e divulga João Pessoa no programa da Fátima Bernardes

JULINY BARRETO BLOGUEIRA PARAIBANA É INDICADA A PRÊMIO NO RIO DE JANEIRO E DIVULGA JOÃO PESSOA NO PROGRAMA DA FÁTIMA BERNARDES

A jornalista e blogueira Juliny Barreto esteve no Rio de Janeiro participando  de um dos maiores encontros de produtores de conteúdo para a internet, o 6º EBSA - Encontro Blogueiras S.A no Clube Casa de Espanha, em Botafogo, Zona Sul do Rio.

O evento que reuniu cerca de 1500 produtores de conteúdo, entre eles blogueiros e youtubers, foi palco de mais uma edição do EBSA AWARDS, conhecido como o Oscar da internet brasileira, que destaca produtores de conteúdo em 18 categorias. Dentre os indicados aos prêmios, maioria absoluta da região sudeste, estava o Estado da Paraíba. 
O blog julinybarreto.com foi um dos três indicados ao prêmio de Revelação Blogger 2015, que acabou ficando com a carioca Karina Ferreira.

“Imaginei que, por se tratar de um evento genuinamente carioca e pouco difundido no restante do Brasil, seria difícil trazer esse prêmio para a Paraíba. Mas fiquei imensamente feliz em ver minha foto no telão entre os três indicados. Foi como se eu tivesse colocando o meu Estado no mapa da produção digital. Fiquei muito lisonjeada”, declarou Juliny.
Durante sua passagem pela Cidade Maravilhosa, a jornalista também foi convidada a conhecer os Estúdios Globo em Jacarepaguá. Na ocasião, participou da plateia do programa "Encontro com Fátima Bernardes", onde mais uma vez não passou despercebida e foi entrevistada pela apresentadora, convidando, em rede nacional, todos a conhecerem as belezas e os encantos da amada “Jampa”, com direito a belas imagens no telão. O programa foi ao ar ao vivo na última sexta-feira (20).

SOBRE JULINY BARRETO - 13 ANOS DE HISTÓRIAS CONTADAS ON-LINE


Jornalista por formação e pós graduanda em mídias digitais, Juliny Barreto é uma das pioneiras da blogosfera. Um dos seus primeiros blogs, que ainda tem registro data de 2003, época em que não existiam as atuais redes sociais e os blogs eram tidos como diários virtuais, onde os fatos do cotidiano eram a temática principal.

Em mais de 13 anos de experiência, a alagoana radicada na Paraíba desde os cinco anos de idade, aprimorou seus conhecimentos no desenvolvimento gráfico de seus próprios layouts e, mais recentemente passou a produzir vídeos para o YouTube.

Apaixonada pelo universo da comunicação e da cibercultura, atualmente Juliny divide seu tempo entre o trabalho com marketing digital e a produção de conteúdo para o blog e canal do YouTube que carregam seu nome.

Sem formalidades e com muito bom humor, a jornalista compartilha na web temáticas do universo feminino. Além de dicas e conteúdos direcionados a outros blogueiros e youtubers, sem desprestigiar suas opiniões e experiências pessoais. Em seu vídeo de maior visualização, ela relata como conseguiu eliminar 24 quilos, aliando novos hábitos alimentares a uma rotina de atividades físicas. O relato já foi visualizado mais de 10 mil vezes e já rendeu inúmeras mensagens de internautas inspirados com sua conquista, inclusive de outros países.

No dia a dia, Juliny mantém proximidade com seus leitores e seguidores compartilhando com eles sua rotina diária, dicas e gostos através das redes sociais.​


Assessoria 
Juliny Barreto+55 83 999634 5446 (Tim/Whats)
Instagram: @julinybarreto
Snapchat: JulinyBarreto

Luto: Morre em João Pessoa o seresteiro Timbu aos 72 anos. Corpo será sepultado em Cajazeiras

Faleceu na Capital, João Pessoa, na manha desta sexta-feira (27), o conhecidíssimo seresteiro Francisco Anchieta Martins, 72 (Timbú) deixando a classe artística de luto.

O seresteiro Timbu estava residindo atualmente na capital João Pessoa. Acometido de problemas de saúde, o seresteiro teve as suas pernas amputadas. No último carnaval Timbu foi o homenageado na Praça do Frevo e veio participar onde cantou juntamente com a Orquestra Santa Cecília.

O seu corpo será transladado para Cajazeiras sendo realizado seu desejo de ser sepultado em sua terra natal. O velório será realizado na Central Memorial Esperança e o sepultamento deverá ocorrer nesse sábado (28).

Francisco Anchieta Martins, 72 anos, conhecido Timbú seresteiro considerado um autêntico e valioso símbolo da nossa cultura. Natual de Cajazeiras, Timbu nasceu no dia 28 de Janeiro de 1944. Estudou no Ginásio Salesiano e também foi aluno do Seminário Nossa Senhora Assunção na turma de 1955. Ainda estudou no Colégio Agrícola de Lavras da Mangabeira no estado do Ceará, mas, o seu destino era mesmo a música.

O início de sua carreira artística ocorreu na década de 60, quando tinha 23 anos de idade. Subiu no palco pela primeira vez numa boate que tinha o estranho nome de “Chiranha”. Logo em seguida, no ano de 1968, integrou-se ao grupo Tabajara, no qual fazia parceria com Daniel Rodrigues (violonista).

Em 1969, partiu para o estado do Piauí, onde trabalhou com o grupo musical “Os Bembens”, que era da Paraíba. Ainda atuou nos estados do Maranhão e Pará.

Após uma grande temporada fora de Cajazeiras, retornou em 1977 formando o “Trio Tabajara de Seresta”, juntamente com Daniel (vocal e violão) e Bideca (vocal e bandolim). E nesse mesmo ano, começou a fazer parte da saudosa “Orquestra Chaveron” de Zeilton Trajano permanecendo até sua extinção. Logo após, ingressou na “Orquestra Salão Grenat” do grande amigo Deoberto, e também foi componente da “Orquestra Manaíra de Frevo”, de Mozart de Souza Assis.

Além do frevo, Timbu era uma grande intérprete da música romântica. Sem dúvida, deve ter torturado muitos corações apaixonados com seu repertório aprazível, nas noites de serestas. Sempre requisitados para animar festas em bares, churrascarias e casa de shows na região, o seu trabalho também era muito conhecido na cidade de Patos, já que de 1984 á 2002 trabalhou muito realizando apresentações naquela região.

Quando falamos de carnaval de clube, lembramos logo de Timbu. Recordando os tradicionais bailes noturnos e matinês, no Cajazeiras Tênis Clube e 1º de Maio que sempre tinha a animação das Orquestras que Timbu era vocalista.

Na sua trajetória pelo mundo da música, participou de diversos festivais, nas cidades de Crato/CE, Caruaru – PE e na sua terra natal, chegando a ganhar o primeiro lugar em interpretação. Ainda foi premiado no ano de 2003, com o Certificado de Melhor Intérprete outorgado pela Fundação Ivan Bichara.

Ao todo, foram 48 anos de carreira. Durante esse tempo, firmou-se como um dos seresteiros, mais conhecido e solicitado da região.


Portal CZN

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Popular comete suicídio em Cajazeiras na manhã desta quinta-feira (26)

Um suicídio foi registrado pela polícia na cidade de Cajazeiras, na manhã desta quinta-feira (26), depois que o senhor Francisco Bento de Araújo, de 49 anos, tirou sua própria vida por meio de enforcamento.

O fato foi registrado no Bairro Mutirão, na Rua Tenente Barbosa - Zona Norte da cidade. O corpo foi encontrado pendurado por uma corda em um dos cômodos da casa.

A Polícia Militar foi acionada e, isolou a área até a chegada dos peritos do IPC de Cajazeiras. Após os procedimentos, o corpo de Francisco Bento foi encaminhado para o IML de Patos. Esse é segundo caso de suicídio registrado em Cajazeiras em apenas uma semana.

Populares informaram que Francisco estava passando por problemas psicológicos e de depressão.


Da redação

Com informações de Ângelo Lima

Ministro confirma a Veneziano que Integração vai ampliar investimentos mensais da transposição de R$ 150 milhões para R$ 215 milhões

O deputado federal Veneziano Vital do Rêgo (PMDB-PB) esteve reunido com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, para discutir o agravamento da crise hídrica que assola a Paraíba. Durante a audiência, o parlamentar destacou, como exemplo do grave problema do abastecimento d’água, a cidade de Campina Grande, com seus mais de 400 mil habitantes, enfrentando racionamento de água de metade dos dias da semana.

Veneziano lembrou que o Açude Epitácio Pessoa (Boqueirão), que abastece Campina Grande e mais 18 municípios localizados na Região Metropolitana de Campina, está com menos de 10% de sua capacidade hídrica. Veneziano reforçou ao ministro a preocupação de que, sem chuvas que gerem uma recarga em Boqueirão, Campina e estas outras cidades estão vivendo a ameaça de um colapso no abastecimento.

Durante o encontro, o Ministro garantiu a Veneziano que o presidente Michel Temer confirmou a ampliação dos investimentos mensais na obra de transposição de águas do rio São Francisco, dos atuais R$ 150 milhões para R$ 215 milhões. Ele também confirmou que até o mês de dezembro os dois canais por onde a água do São Francisco vai entrar na Paraíba (Monteiro e São José de Piranhas) estarão concluídos.

Hélder Barbalho também disse que após a conclusão dos canais, em três meses a água começará a chegar à Paraíba. “Ontem mesmo o ministro esteve reunido com as empreiteiras responsáveis pelas obras da transposição para discutir a adequação desse novo cronograma, com a garantia da ampliação das verbas mensais, como forma de acelerar os trabalhos”, destacou Veneziano.

Veneziano lembrou que, segundo o Ministério da Integração Nacional, atualmente 10 mil trabalhadores estão contratados para a execução das obras, ao longo dos 477 quilômetros de extensão do projeto. O empreendimento, que beneficiará mais de 12 milhões de pessoas nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, já alcançou 86,3% de avanço físico nos dois eixos de transferência de água – Norte e Leste.

Ao final da audiência o ministro disse que compartilhava da preocupação de Veneziano em relação ao sofrimento dos paraibanos com a escassez de água, mas garantiu que o governo Temer fará tudo para concluir a transposição o mais rápido possível. “O ministro se mostrou muito preocupado, mas também confiante de que a solução definitiva, que é a transposição, está cada vez mais próxima, com essas medidas adotadas”, concluiu o parlamentar paraibano.


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Confira aqui a lista completa das pessoas que recebem o Bolsa Família no município de Cajazeiras

Fraudes envolvendo o “Bolsa Família”, do governo federal, está beneficiando funcionários públicos e até mesmo pessoas que já morreram em diversos estados do Brasil. No município de Cajazeiras, há quem diga, que existem pessoas fora do perfil e usam endereços falsos para se cadastrar no programa.

Ainda de acordo com informações ventiladas na imprensa local, existem beneficiários que são agentes políticos, pequenos empresários e comerciantes e até mesmo servidores públicos recebendo o Bolsa Família, na Terre do Padre Rolim.

A lista é atualizada mensalmente, conforme o Governo Federal disponibiliza os dados do Bolsa Família no Portal da Transparência. Para ter acesso aos beneficiários do programa em Cajazeiras, é necessário apenas CLICAR AQUI!


Prefeitura de Cajazeiras substitui “tachões” por novas lombadas e conclui pavimentação da Aldo Matos de Sá

WhatsApp-Image-20160525 (7)Por determinação da Prefeitura de Cajazeiras, a Secretaria de Infraestrutura em parceria com a equipe da SCTrans está concluindo o trabalho de pavimentação na Avenida Aldo Matos de Sá e transformando em lombadas, os “tachões” espalhados pela cidade.
De acordo com a equipe da SCTrans, o serviço é uma solicitação da comunidade que prefere as lombadas aos tachões (gelos baianos) implantados nas ruas com o intuito de reduzir a velocidade dos veículos. A solicitação também foi feita pelos mototaxistas da cidade e atendida pela prefeita Denise Albuquerque.
Desta forma, todos os tachões da cidade devem ser cobertos e em seus lugares ficarão instaladas lombadas. A SCTrans comunicou ainda que, a pintura das referidas lombadas ocorre na próxima semana.
WhatsApp-Image-20160525 (6)
Aldo Matos – Já o trabalho realizado na Avenida Aldo Matos de Sá é a conclusão da pavimentação. A Avenida que é uma obra priorizada pela administração municipal já está aberta há algum tempo e está recebendo os últimos retoques para facilitar o trânsito em Cajazeiras.
WhatsApp-Image-20160525 (9)WhatsApp-Image-20160525 (8)
Secom

Alunos acampam na sala do diretor da UFCG de Cajazeiras por melhorias nas residências

Grupo de alunos levou cartazes, faixas e armaram redes no bloco onde fica a sala da direção.


Estudantes que moram nas residências universitárias do campus da UFCG em Cajazeiras fizeram uma ocupação em frente à sala do diretor do campus, Antônio Fernandes, para cobrar melhorias na infraestrutura das residências e no suporte alimentício oferecido pela universidade.
Um grupo de alunos levou cartazes, faixas e armaram redes no bloco onde fica a sala da direção e prometem que só sairão de lá quando conseguirem conversar com o diretor.

De acordo com Will Lima, aluno do curso de Geografia, as residências precisam de reformas urgentes, pois apresentam infiltrações e rachaduras nas paredes e teto, infestação de insetos perigosos, falta segurança nas redondezas – sobretudo na residência feminina – e às vezes falta água e alimentação.

O estudante revela ainda que já aconteceu de chegar alimentos visivelmente estragados nas residências. Eles resolveram então acampar em frente à sala da direção porque, segundo Will Lima, o diretor marca reuniões com os alunos para discutir o problema, mas não comparece.

“Já tentamos o diálogo várias vezes com o diretor. Não é a primeira vez. Saímos sempre com acordos, mas ele, irresponsavelmente, falta com os acordos, negligencia, marca datas e diz que esqueceu. É sempre assim, não tem transparência nenhuma”, reclama o estudante.

A reportagem tentou ouvir o diretor, mas ele não foi localizado no campus.

Diário do Sertão

Presidente Dilma Rousseff virá à Paraíba participar de uma audiência pública na ALPB

Requerimento do deputado estadual Jeová Campos, propondo a realização da audiência foi aprovado por unanimidade, durante votação na última terça-feira (24).

Os deputados paraibanos aprovaram na terça-feira (24), por unanimidade, o requerimento de Nº 5.089/2016, de autoria do deputado Jeová Campos (PSB), que propõe a realização de uma Audiência Pública com o objetivo de debater a democracia e o atual momento político brasileiro. A presidente Dilma Rousseff será a principal interlocutora deste momento. O deputado Jeová já entrou em contato com a assessoria da presidente Dilma solicitando a reserva de uma data na agenda dela para que se possa marcar o dia da realização do evento na ALPB.

“Estou muito feliz, inclusive, pela sensibilidade de todos os deputados da Casa que entenderam a importância deste momento e deste debate na atual conjuntura nacional e aprovaram a minha solicitação. Vamos fazer um debate de altíssimo nível, esclarecedor e sobretudo oportuno e com a presença do principal agente político brasileiro da atualidade”, afirma Jeová.

Assim que o requerimento foi aprovado, o parlamentar entrou em contato com a assessoria da presidente, solicitando a inclusão do evento na agenda dela o quanto antes. “Só estamos esperando a definição da data para marcarmos o dia da audiência”, disse Jeová.


Assessoria

Presidente Raimundo Lira confirma que reunião da Comissão do Impeachment foi adiada para esta quarta-feira

A Comissão Especial do Senado Federal que analisa o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff adiou para esta quarta-feira (25) a sua reunião para definir o cronograma de trabalho, que será votado pelos membros do colegiado. O adiamento foi confirmado pelo presidente da Comissão, senador Raimundo Lira (PMDB-PB).

O debate sobre o plano de trabalho da comissão para a continuidade do processo ocorreria nesta terça-feira, mas como houve convocação do Congresso Nacional para as 11 horas da manhã, para votar a nova meta fiscal, o presidente Raimundo Lira decidiu pelo adiamento.

Raimundo Lira confirmou que, nesta etapa, os trabalhos concentram-se na comissão, com a produção de provas, audiência de testemunhas, diligências e debates entre a acusação e a defesa. A Comissão Especial do Impeachment continua a ser presidida por Lira, mas caberá ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, coordenar as atividades.

Procedimentos – Ao assumir essa função, também em 12 de maio, Lewandowski afirmou que os juízes são os senadores e que ele atuará como um órgão recursal. O presidente do STF disse ainda que os procedimentos a serem seguidos são baseados no processo de impeachment do presidente Fernando Collor, em 1992.

Os senadores Raimundo Lira e Antonio Anastasia, Ricardo Lewandowski, técnicos da Comissão Especial do Impeachment e do STF se reuniram na terça-feira passada (17) para discutir os aspectos legais do processo de impedimento. Ao sair do encontro, Lira disse que anunciaria o calendário da nova etapa nesta reunião de amanhã.

Segundo Raimundo Lira, os integrantes do colegiado decidirão por voto se as investigações vão durar menos de 180 dias, período máximo de afastamento de Dilma.


Assessoria de Imprensa
Gabinete do Senador Raimundo Lira – PMDB/PB

Luiz Couto lê nota de repúdio à extinção de ministérios

O deputado Luiz Couto (PT-PB) registrou, em plenário, nota do Conselho Nacional dos Direitos Humanos publicada no dia 16 de maio último, onde a entidade manifesta-se contrariamente à extinção do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos e à fusão deste com o Ministério da Justiça e Cidadania.
Segundo o Conselho, a existência de pasta específica para tratar dos direitos humanos é fundamental para o fortalecimento das ações de reparação, promoção e defesa desses direitos, com as quais o Estado brasileiro está comprometido, tanto por força da legislação nacional quanto do não retrocesso em direitos humanos.
O Conselho Nacional dos Direitos Humanos alerta sobre a situação de 2005, onde a secretaria fazia parte da pasta dentro da Secretaria Geral da Presidência da República, causando assim prejuízos e dificuldades para garantir a execução orçamentaria e a implementação de projetos.
“Nós, parlamentares e defensores de direitos humanos nesta Casa reafirmamos que este novo governo Temer é um impasse e um retrocesso às garantias e direitos estabelecidos na Constituição ao tema”, enfatizou o parlamentar.
Para ele, com a pasta de Direitos Humanos no Ministério da Justiça, além da democracia, morrerá também os direitos humanos neste país e se este governo continuar ele já demonstra o que enfrentaremos daqui para frente, um novo estado de exceção com raízes autoritárias.

Ascom do Dep. Luiz Couto

terça-feira, 24 de maio de 2016

Governo do Estado começa mais uma etapa de formação na metodologia Liga pela Paz

A Secretaria de Estado da Educação iniciou na última segunda-feira (23) o período de formação de educadores na metodologia Liga pela Paz. A capacitação está sendo realizada na Escola Padre Hildon Bandeira, no bairro da Torre, em João Pessoa, para 529 profissionais, até esta terça-feira (24). Em seguida continua com um calendário de formação até o dia 09 de junho, nas 14 Regionais de Educação do Estado, para 1.732 educadores, beneficiando, posteriormente, cerca de 100 mil alunos da rede estadual de ensino.

Para a secretária executiva de Estado de Gestão Pedagógica da Educação, Roziane Marinho, esta nova etapa de formação é essencial. “Nossas expectativas são as melhores. É um momento que fortalece uma ação da Secretaria da Educação que já vinha acontecendo, de construção da Cultura de Paz no Estado. Significa uma consolidação desse projeto, que se expande para os anos finais exatamente pelos resultados que já conseguimos com os anos iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, essa proposta de formação possibilita a qualificação das práticas pedagógicas do professor, de forma que este possa contribuir com o desenvolvimento das competências socioemocionais dos alunos e também das famílias”, reforça a Secretária.

Marta Medeiros, gerente executiva de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Estado da Educação, diz que essa experiência inovadora contribui para a disseminação para a construção de uma verdadeira Cultura de Paz e Não Violência. “Sabemos que os alunos estão em desenvolvimento, em interação social cotidiana, que precisam se respeitar, perceber a individualidade sua e do outro para poder interagir de forma coletiva, fraternal, cordial, escutando e sendo escutado, tendo limites e concentrando-se para permitir que haja de forma democrática a troca de saberes”, explicou a gerente.

Segundo ela, a Liga Pela Paz permite ao aluno uma postura cidadã, descobrindo seus direitos e deveres, tendo opinião, chance de criar, participar, perceber as desigualdades sociais, e a possibilidade de crescimento, tanto intelectual quanto emocional. “Que essa Cultura de Paz se faça chegar à comunidade educativa, que ela reconheça a escola como um espaço social e que estamos focados no respeito, na compreensão da diversidade e na pluralidade cultural, valorizando o SER. Respeito que é, em si, devido a todo ser humano, por sua dignidade intrínseca, sem qualquer discriminação”, complementou.

Uma das professoras que participaram do encontro de formação, nesta segunda-feira, foi Silvana Marne, da Escola Frei Martinho, em Cruz das Armas. “Eu participei da formação anterior e vi como os alunos mudaram em sala de aula depois que passei a praticar os conhecimentos adquiridos com a Liga pela Paz”, falou. “É muito importante falar sobre as emoções. A inteligência emocional, hoje, é fundamental para melhorar a aprendizagem dos estudantes. Muitas vezes, eles chegam de uma rotina de violência, de falta de afetividade, e nós estamos ali na escola para complementar essa educação, construir outra realidade”, ressaltou a professora.

A coordenadora do pólo Nordeste da metodologia Liga pela Paz, Maíse Cordeiro, explicou que a formação inicial dos educadores inclui: a estrutura do conteúdo que deve ser trabalho em sala de aula, estratégias de melhoria de convivência com os alunos, melhoria de aprendizagem, explicações sobre como avaliar os resultados etc. “Temos a parte teórica da formação, mas também existe a parte prática, com dinâmicas e técnicas de desenvolvimento da quietude e atenção, grupos de diálogo, acompanhamento pedagógico, entre outros assuntos relacionados ao bom convívio na escola”.

Calendário – No próximo dia 25, a formação de educadores vai ser realizada na 3ª GRE, em Campina Grande. O evento está marcado para acontecer no Centro de Formação de Educadores da cidade e deve atender a 255 profissionais. Depois, o calendário segue uma programação, como já divulgada pela SEE, até o dia 9 de junho, em todo o Estado.

Liga pela Paz – A metodologia começou a ser aplicada em 2014, na Paraíba, com a proposta de implantar uma cultura de paz e não violência nas escolas, bem como contribuir para melhoria da aprendizagem e da convivência dos alunos. A iniciativa já conseguiu reduzir em 34% os comportamentos problemáticos na sala de aula, como: agressividade destrutiva, hiperatividade e tristeza/depressão. Este ano, além dos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, a metodologia se estende aos estudantes de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II, com conteúdo teórico e atividades psicopedagógicas, que serão ministradas por professores de Artes.

Secom

Fotos: Max Brito

Museu Digital de Campina Grande funcionará no Memorial aos 150 anos

Campina Grande, cidade conhecida por ser a terra do Maior São João do Mundo e pólo tecnológico e universitário, ganhará duas novidades que terão seus projetos anunciados no dia 30 de maio.

A primeira será uma instalação temporária, a “Vila dos Tropeiros”. A outra vem para revolucionar o conceito de museus na cidade: o Museu Digital de Campina Grande, que será instalado no Memorial aos 150 anos e estará aberto ao público a partir do mês de julho.

O lançamento desses dois projetos será feito pela equipe do Sesi, que através de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Campina Grande, passa a administrar o Memorial, em regime de comodato, por exatos 30 anos.

Segundo a assessoria de imprensa do Sesi, a partir das 16h do dia 30 de maio, será lançado o projeto “Vila dos Tropeiros”, instalação no estacionamento do Memorial, que oferecerá aos visitantes um São João tradicional, remetendo às antigas quermesses dos eventos juninos do Nordeste de antigamente.

O secretário de Obras e Planejamento do município, André Agra, disse que a “Vila dos Tropeiros” será um atrativo a mais na programação do Maior São João do Mundo.

O local, que será uma cidade cenográfica planejada e comandada pelo Sesi, ficará aberto para visitação de 3 de junho a 3 julho, das 16h às 22h, com apresentações artísticas e barracas de vendas.

Já o projeto do Museu Digital de Campina Grande será apresentado às 19h, também no estacionamento do Memorial, e aprevisão é de que no mês de julho ele esteja pronto e seja aberto para visitações do público em geral.

“O Museu Digital de Campina Grande contará a história da cidade através da travessia dos tropeiros. Por isso, o local de sua instalação não poderia ser outro. Edificado às margens do Açude Velho para marcar os 150 anos de Campina, o Memorial exibe a escultura do tropeiro e seus cavalos, símbolo da evolução do desbravamento da “Rainha da Borborema”, e atrai a curiosidade dos visitantes pelos conceitos embutidos em sua concepção”, explicou André Agra.

Com 80 toneladas de estrutura metálica, o Memorial aos 150 anos de Campina Grande foi projetado pelo arquiteto Argemiro Brito Monteiro da Franca, a pedido do prefeito Romero Rodrigues, com o objetivo de resgatar a história da cidade em comemoração aos seus 150 anos.

Ainda segundo o secretário André Agra, o local “já é um cartão postal, tendo como pano de fundo o espelho d’água do Açude Velho, base inicial de abastecimento dos tropeiros, dignamente homenageados no Memorial. Agora, com a instalação de um moderno Museu Digital, ele contará a história da cidade com meios tecnológicos, atraindo visitantes de todas as idades”, ressaltou.

Palco para a Tocha Olímpica

Já no dia 2 de junho, o Memorial servirá de pano de fundo para a cerimônia de acendimento simbólico da Tocha Olímpica.

De acordo com Catharine Brasil, coordenadora de Turismo do município, a escolha do local foi baseada em seu significado histórico e no espaço disponível para o público.

A cerimônia, prevista para acontecer a partir das 17h – depois que a Tocha percorrer as ruas de Campina Grande, contará com apresentações de grupos folclóricos, quadrilhas juninas e dos artistas Capilé e Luan Estilizado, oferecendo ao comboio que acompanha a Tocha e aos campinenses uma prévia do Maior São João do Mundo.


Assessoria-PMCG