terça-feira, 21 de abril de 2015

Distrito de Engenheiro Ávidos recebe Sessão Itinerante da Câmara Municipal de Cajazeiras

Foi realizada na noite da última segunda-feira (20), no Distrito de Engenheiro Ávidos, a primeira Sessão Itinerante do ano de 2015 – da Câmara Municipal de Cajazeiras, a propositura foi do Vereador Álisson Lira (PDT).
Na oportunidade, os parlamentares-mirins através da presidência do Vereador Nilson Lopes – abriu os trabalhos do Legislativo – facultou a palavra para ouvir as reivindicações dos moradores daquela comunidade e culminou na elaboração de um documento a ser apresentado à gestora do Município.
- Condições de higiene e problemas de saúde tem causado à falta de manutenção do matadouro público, necessidade de colocação de caçambas coletoras de lixo, além da pavimentação de diversas ruas, foram os reclames mais intensos.
- Questões como carência de servidores na escola municipal e posto de saúde local, foram reivindicações dos presentes.
Ao final, o presidente da Câmara – Vereador Nilson Meireles Lopes assegurou que a prefeita tomará conhecimento dos problemas vivenciados pela população de Engenheiro Ávidos e, uma resposta positiva à sociedade daquele distrito será dada nos próximos meses.
Ainda de acordo com os vereadores e população, a referida sessão fora de grande valia, pois, os representantes legítimos do povo foram até à comunidade.


Da redação 

Dirigente do PSOL critica proposta de voto distrital

Ao comentar o projeto de voto distrital apresentado pelo senador José Serra (PSDB), o presidente estadual do PSOL, Fabiano Galdino, disse ser pessoalmente contra a proposta e garante que o voto distrital, se aprovado, vai elitizar ainda mais as eleições municipais. “Em tese, João Pessoa, por exemplo, teria 27 distritos e os partidos seriam levados a lançar apenas um candidato por distrito, o que elitizaria ainda mais as eleições, tornando os partidos mais fechados para a participação de filiados que não teriam qualquer chance de serem sequer candidatos”, comentou.

Galdino também criticou a criação da figura do suplente de vereador associado ao vereador eleito. “Talvez esses suplentes venham assumir o mandato sem terem sido votados diretamente, o que não é sensato”, disse.

“A proposta original do senador José Serra é tão ruim que acabaria com a propaganda eleitoral dos candidatos a vereador. Essa situação tornaria ainda mais difícil a decisão da população para fazer sua escolha, uma vez que os candidatos a vereador não estariam obrigados a fazer propaganda eleitoral tal como ocorre hoje”, disse Galdino.

O presidente estadual do PSOL considerou que o voto distrital poderá tornar a democracia representativa ainda mais artificializada. “Se, por um lado, a adoção do voto distrital nos grandes municípios reduzirá de forma significativa os custos das campanhas, por outro, a democracia ainda ficará mais artificializada”, opinou.

“Não acredito que esse sistema (voto distrital) permitirá maior proximidade entre eleitores e candidatos, favorecendo ainda a fiscalização, pela população, do vereador eleito no distrito. Por quê? Não estamos sendo propostos mecanismos de controles do mandato dos parlamentares eleitos”, disse.



Assessoria 

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Dois pesos duas medidas, desserviço e cara-crachá, são atributos à prestação de serviço do SCTRANS de Cajazeiras

Um popular procurou a nossa reportagem na manhã desta segunda-feira (20), quando o mesmo tentou estacionar seu veículo nas imediações da Prefeitura de Cajazeiras, porém, uma vaga destinada para automóveis estava ocupada por cinco motocicletas.

Enquanto tentava estacionar o carro, o rapaz foi advertido por duas agentes de trânsito, que o local não permitira estacionar e, que apenas veículos alternativos eram autorizados – foi ai que o condutor do veículo solicitou que as mesmas fossem advertir, ou multar as motocicletas estacionadas na vaga para veículos – uma agente foi prescrevendo a multa ao veículo estacionado e outra foi na direção das motocicletas estacionadas do outro lado da Praça Dom João da Mata, porém, com a sonorização de um apito três proprietários logo se aproximaram e saíram uma motocicleta fora multada e outra proprietária que – demoradamente compareceu ao local, foi embora e, também não fora nem advertida.

Indagando as agentes, o rapaz perguntou o porquê da não aplicação de multa na proprietária da Biz, que estacionou em local não permitido - uma das servidoras pegou no braço da amiga e saiu sem dá respostas, mas ainda resmungou; “Vamos mulher, deixa ele ai falando sozinho”.
Popular flagra agente passando ao lado de veículo de funerária estacionado em fila dupla, não multa apenas adverte.
Procurado no SCTRAN, o Superintendente Eudomar Pereira não se encontrava no local. Infelizmente este órgão de trânsito de Cajazeiras presta um desserviço muito grande a nossa população.



Da redação

Em resultado esmagador Altemar bate Geraldo Lira em eleição do Campestre com diferença de 96 votos

Em eleição realizada no último domingo (19/04) no Campestre Clube de Cajazeiras, onde duas chapas concorreram; Geraldo Lira (Agora o sócio tem vez) obteve 86 votos e Altemar Vieira (Ação e Inovação) obteve 182. A posse da diretoria eleita será no próximo domingo (26), na sede social do referido clube, que está localizada às margens da BR-230, sentido Sousa.


Da redação

Presidente da Associação de diabéticos de Cajazeiras participara de importante evento sobre diabetes em São Paulo

O presidente do (GADA – Grupo de Apoio aos Diabéticos em Ação de Cajazeiras) Ronaldo Rodrigues, estará entre os dias 23, 24 e 25 de abril no Estado de São Paulo participando do I Encontro Nacional de Jovens e Adultos com Diabetes. O Evento é promovido pela Associação de Diabetes Juvenil (ADJ), Federação Internacional de Diabetes Global e apoio do IDF SACA e acontecerá no Hotel Melia.

O evento tem como objetivos divulgar as iniciativas em todas as localidades onde resida jovens. Promover a troca de experiências e iniciativas realizadas nos municípios e incentivá-los a se tornarem polos difusores de informações, principalmente nas redes sociais, além de capacitar e elaborar projetos e captar recursos. Chamar a atenção do poder público e promover iniciativas conjuntas para ampliar o acesso aos medicamentos e insumos.

O Estado da Paraíba terá apenas duas representações, sendo o jovem Ronaldo Rodrigues, que representará o GADA Cajazeiras e o Serviço Municipal de Assistência ao Paciente Diabético do Município e o Presidente da Associação Campinense de Campina Grande.



Assessoria

domingo, 19 de abril de 2015

Prefeito em exercício Junior Araújo, inspeciona obras de duas UBS na zona rural de Cajazeiras

O Prefeito em exercício de Cajazeiras, Junior Araújo, visitou na última sexta-feira (17), às obras das Unidades Básicas de Saúde dos sítios Almas e Catolé dos Gonçalves. 

Ao lado do Secretário de Articulação Política – Moacir Menezes, do Vereador Deozinho e do Secretário de Saúde - Henry Witchael, o gestor destacou o avanço das obras. “Estamos felizes com tudo que vimos. Creio que nesse primeiro semestre deveremos entregar mais quatro novas Unidades Básicas de Saúde.

"As comunidades estão aguardando com expectativa a inauguração desses novos espaços", disse Junior Araújo. Com um orçamento de R$ 1.723.000,00, as UBS que estão sendo construídas são as seguintes: Sítio Cacaré, Catolé dos Gonçalves, Patamuté e Amélia Estrela II na Rua Vitória Bezerra. Mais cinco UBS estão em processo de reforma e ampliação em Cajazeiras.



Secom

sábado, 18 de abril de 2015

Travestis são insultados e trocam socos e pontapés em metrô nos EUA

Dois travestis são insultados em metrô nos Estados Unidos da América por um grupo de homens que viajavam no mesmo vagão e, a confusão acabou formada. 

Veja as imagens onde um deles fica completamente nu, não se intimida com as câmeras filmando e revida!


Da redação

Câmara Municipal de Cajazeiras realizará sessão itinerante em Engenheiro Ávidos na próxima segunda (20)

A Câmara Municipal de Cajazeiras retorna a realizar sessões itinerantes na próxima segunda-feira (20), tendo a primeira sessão agendada para o Distrito de Engenheiro Ávidos, “Boqueirão de Piranhas”. A solicitação para a realização da referida sessão, foi do Vereador Neguinho do Mondrean (PDT).

O objetivo das sessões itinerantes é de aproximar o Legislativo da população - buscando ouvir o povo, quanto aos problemas enfrentados e, pela busca das soluções.

O presidente da Câmara, Vereador Nilson Lopes (PSD), destacou a importância das sessões itinerantes – oportunidade, que o povo poderá participar ativamente das discussões junto aos parlamentares.



Assessoria

sexta-feira, 17 de abril de 2015

6º BPM de Cajazeiras emite nota sobre jogo do dia (19/04) entre Sousa e Atlético. Leia!

NOTA À IMPRENSA

O Comando do 6° BPM informa aos torcedores do Sousa Esporte Clube que para o jogo do dia 19/04/2015 (domingo), às 17h00min, será disponibilizado pela administração do Estádio “Perpetão”, em Cajazeiras-PB, o novo lance de arquibancada, localizado no lado leste, com a finalidade de garantir maior comodidade a todos os espectadores.


Quartel em Cajazeiras, PB, 17 de abril de 2015

ENÉAS DA CUNHA ROLIM NETO
Tenente-Coronel QOC - Comandante do 6º BPM 

Audiência Pública com representante do Ministério da Integração para tratar da Transposição do São Francisco é adiada

A audiência pública com o Secretário Executivo do Ministério da Integração Nacional, Carlos Antônio Vieira, na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) nesta sexta-feira (17) foi adiada. A informação é do gabinete do deputado Jeová Campos (PSB), presidente da Frente Parlamentar da Água e propositor da audiência. Segundo ele, o adiamento foi em função de uma mudança na agenda do secretário Carlos Vieira que, de última hora foi solicitado pelo Governo Federal e não poderá estar em João Pessoa na data prevista. A audiência será remarcada de acordo com a agenda do secretário e da própria Assembleia.

“Estávamos com tudo pronto para o debate, mas, infelizmente, o Secretário Executivo do Ministério teve que cumprir outra agenda junto ao Governo Federal. Assim que tivermos uma sintonia de agendas, não só de seu gabinete em Brasília, mas também nossa, em função das audiências públicas que acontecem na Casa, marcaremos esse tão importante debate”, explicou o parlamentar, lamentando o imprevisto.

Jeová destacou que a visita do representante do Ministério da Integração tem o objetivo de esclarecer por que ainda existem questões específicas relacionadas à disponibilidade de água que não estão contempladas no projeto principal da obra de Transposição do Rio São Francisco. “Em visitas da Frente a obras pelo Estado descobrimos diversos problemas, dentre eles, no eixo leste, por exemplo, próximo ao município de Monteiro, a obra, que está com 71% de sua totalidade já concluída, não contempla a construção de um canal de integração que liga os 3 km que separam a passagem principal da água da transposição ao açude de Pocinhos que abastece Monteiro”, aponta.

E ainda identificamos outros problemas como a falta de inclusão do canal de 13 km em Cajazeiras e falta de licitação do Lote 3 do canal Acauã-Araçagi. “Como est´pa no projeto original, ficará difícil as águas chegarem à população”, disse, justificando o porquê do debate e da presença do Secretário Executivo do Ministério da Integração. “A sessão especial será uma ótima oportunidade para entender porque essas obras estão desse jeito, faltando pedaços, sem licitação de trechos importantes, etc”, arrematou o parlamentar.


Assessoria

Oficial: prefeito interino anuncia nome do novo secretário de Esporte; posse será na próxima quarta (22)

O prefeito interino de Cajazeiras, Júnior Araújo divulgou nesta sexta-feira (17) o nome do novo secretário de Juventude, Esporte e Turismo do Município. Trata-se do professor de Educação Física, Everaldo Santos. A posse de Everaldo está programada para a próxima quarta-feira (22) no gabinete da Prefeitura.

O anúncio de Júnior foi feito em nome da prefeita licenciada, Denise Albuquerque. Everaldo vai substituir o professor Bruno Albuquerque que conduzia a pasta. Desde já, Júnior desejou boa sorte ao novo auxiliar do município.

Júnior Araújo tomou posse na quinta-feira (16) e iniciou suas ações com o lançamento do programa “Minha Rua Melhor”, que visa à revitalização dos canteiros centrais, das principais ruas e avenidas da cidade.


Secom 

Criação de aves financiada pelo governo garante renda para famílias no Cariri paraibano

Com recursos de apenas R$ 2.400,00 obtidos do Plano Brasil Sem Miséria, o agricultor Gilvan Amorim de Freitas, do Sítio Areal, em Sumé, no Cariri paraibano, três meses depois passou a ter uma melhor condição de vida com uma renda proveniente da criação de galinhas caipiras. Assessorada pela Emater-PB, empresa integrante da Gestão Unificada Emater/Emepa/Interpa, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, a família implantou um aviário onde mantém sua criação e, na semana passada, fez a primeira vendagem.

Mesmo ainda enfrentando algumas dificuldades porque as terras onde trabalha, uma área de 32 hectares pertencentes a sua irmã, Gilvan não desanima e tem como projeto para o futuro a compra da propriedade. Antes de decidir pela criação de galinhas, ele tinha sua renda proveniente de aluguel de pasto para os criadores da região, nem sempre dando bons resultados devido às estiagens prolongadas.

Foi quando, orientado por alguns amigos agricultores, procurou o escritório da Emater-PB em Sumé para saber como obter financiamento de um projeto produtivo nas terras de sua irmã. Feita uma avaliação da situação da propriedade, os extensionistas recomendaram a criação de galinhas caipira. Com os recursos de R$ 2.400,00 do Plano Brasil Sem Miséria construiu um aviário, adquiriu um lote de 200 pintainhos e três meses depois estava vendendo a produção. Na semana passada, fez a comercialização ao Programa de Aquisição de Alimentos.

Com a renda da produção de galinhas, mesmo tendo deixado algumas no criatório, teve um lucro líquido de R$ 2.388,00 com a venda de 150 galinhas, retirando as despesas de custos de produção de R$ 622,00.

Para o extensionista Geneilson Evangelista da Silva, do escritório da Emater em Sumé, com a escassez de chuvas do Cariri o agricultor buscou alternativa para melhorar a qualidade de vida da família, apesar de morar numa região com acesso difícil a água, encontrando na criação de galinhas uma saída, tendo em vista que se trata de um animal que consume pouca água. “Gradativamente, as políticas públicas estão chegando”, disse Geneilson.

Animado com o sucesso do empreendimento, Gilvan Freitas pretende fazer uma ampliação do projeto para a criação de galinhas de capoeira, utilizando a área em torno do aviário.  “Isso vai ser possível com o auxílio dos técnicos da Emater porque desde o primeiro momento estão juntos de todos nós e quando precisamos, orientam e acompanham nosso trabalho”.

O que deixou os técnicos animados foi à baixa mortalidade de galinhas. De um plantel de 200 galinhas, apenas dez morreram. “Isso mostra que o agricultor seguiu corretamente o manejo”, destacou o extensionista.

Secom 

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Junior Araújo toma posse em solenidade bastante prestigiada como prefeito interino de Cajazeiras

Foi na manhã desta quinta-feira (16), no gabinete da Prefeitura, o vice-prefeito Junior Araújo (PTB), tomou posse como prefeito interino por quatorze dias – período em que a prefeita Denise Albuquerque tira licença para descanso e cuidados com a saúde, pois, desde que assumiu a Prefeitura em janeiro de 2013 - esteve à frente ininterruptamente.

Em sua fala, a prefeita atribuiu que Junior sempre esteve presente. “Ele tem afinidade conosco, acompanha o nosso dia-a-dia, e está ligado aos acontecimentos da gestão, portanto, sei que Junior haverá de desempenhar o papel de prefeito da melhor forma possível e as recomendações dele serão atendidas”, afirmou a gestora, Denise que deixa o cargo por duas semanas.

A referida solenidade se deu por volta das 10hs00 da manhã e contou com a presença de secretários, do presidente da Câmara Municipal – Vereador Nilson Lopes, do Tenente-Coronel Enéas Cunha Rolim do 6º Batalhão da Polícia Militar, representantes da Igreja, amigos e familiares de Junior e demais pessoas da sociedade.


Da redação

Com inf. de José Cavalcante Jr.

Prefeitura de Cajazeiras em parceria com Governo do Estado realiza entrega de colchões do abrigo Lucas Zorn

A Prefeitura de Cajazeiras, através da Secretaria de Desenvolvimento Humano, em parceria com o Governo do Estado, entregou essa semana - colchões para o abrigo Luca Zorn.

O material foi entregue visando dar um maior conforto aos idosos daquela casa asilar numa determinação do governador Ricardo Coutinho.

Em nome da prefeita Denise Albuquerque, a secretária Bethânia Feitosa esteve no abrigo entregando os colchões, travesseiros, lençóis e recebendo em troca o carinho dos idosos que ficaram agradecidos pelos presentes.


Secom