domingo, 5 de julho de 2015

Só 62 prefeitos não podem concorrer a reeleição na Paraíba

Mesmo com a fim da reeleição, 161 prefeitos paraibanos poderão entrar na disputa em 2016. Os outros 62 gestores, que já estão no segundo mandato, não terão mais direito a participar do pleito. Se aprovada definitivamente pelo Congresso e sancionada pela presidente Dilma Rousseff (PT), o fim da reeleição só terá efeito a partir de 2018.

As alterações fazem parte das mudanças aprovadas, em primeiro turno, nas votações da reforma política, na Câmara Federal, quando os deputados optaram pelo fim da reeleição a partir do próximo ano. Mas começará a valer em 2020 o mandato de 5 anos sem direito ao político de se reeleger. A regra vale apenas para presidente da República, governadores e prefeitos.

Entre os atuais gestores que poderão entrar na disputa para mais quatro anos, estão os que embarcaram na função por algum motivo de afastamento do antecessor. Três deles morreram (Severino Virgínio da Silva, em Caraúbas; José Ferreira da Silva, em São Domingos do Cariri; e Marcone Medeiros, em São João do Cariri). Outros dois renunciaram aos mandatos (José de Lucena Filho, em Cabedelo; e Carleusa Castro, em Juazeirinho). Mais dois foram enquadrados na lei da ficha limpa e foram afastados (Miguel Estanislau, em Boa Ventura, e Flávio Aureliano, em Soledade).


Correio da Paraíba

sábado, 4 de julho de 2015

Temor: bando armado tenta roubar motel em Cajazeiras e acaba ateando fogo no carro do gerente com ele dentro

A tentativa de roubo frustrada que aconteceu no final da tarde deste sábado (04), no Motel Sol Poente em Cajazeiras – por pouco não acabou com a vida do gerente do referido comércio. 

Pois, segundo informações da Polícia Militar, quatro elementos armados renderam o gerente do motel acima mencionado, que fica localizado às margens da PB-393, adentraram ao estabelecimento reviraram o escritório, danificaram o sistema de segurança do local e, ao sair com a vítima feita refém atearam fogo no carro com ela dentro.

Rapazes que jogavam futebol num campo de várzea nas proximidades perceberam algo estranho e gritos da vítima, que pedia socorro. O Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e SAMU estiveram presentes e deram apoio à ocorrência. Cláudio como é conhecido foi socorrido para o Hospital Regional de Cajazeiras com queimaduras nos membros inferiores e superiores.

Ainda de acordo com populares, os elementos foragiram da ação criminosa utilizando um Ford Eco Sport, de cor prata. As placas não foram anotadas. Até o momento nenhum suspeito foi detido, ou preso. A polícia está em diligência para tentar elucidar a tentativa de assalto seguida de morte em desfavor do funcionário do motel.


Foto: José Wgleyson
Da redação

Policiais 13º BPM apreendem arsenal na Zona Rural de Conceição

A Polícia Militar retirou de circulação, na noite da última sexta-feira (3), quatro espingardas, um revólver, uma faca e várias munições de diversos calibres que estavam em uma casa, na Zona Rural da cidade Conceição, localizada no Sertão Paraibano. Na ação, que foi desencadeada pelos policiais do 13º Batalhão, foi presa Damiana Nunes da Silva de Oliveira, de 25 anos.

De acordo com o comandante do 13º Batalhão, Major Guedes, as viaturas intensificavam as rondas na localidade conhecida como Sítio de Três Pedras quando se depararam com dois suspeitos em uma moto. “As guarnições desconfiaram da dupla e perceberam que o carona desceu da moto e entrou nesta casa, conseguindo fugir pela porta dos fundos em direção à área de Caatinga. Dentro da residência, os policiais encontraram as armas e prendeu a mulher que revelou ser de sua propriedade todo material”, disse.

Ela foi levada juntamente com o arsenal apreendido para a Delegacia da Polícia Civil, em Conceição.

As buscas continuam no Sítio Três Pedras, onde na última quinta-feira (2) foi registrada uma tentativa de homicídio e equipes da Força Tática e Ronda Ostensiva Tática com Apoio de Motocicletas (Rotam) do 13º Batalhão estão tentando localizar o suspeito do crime e agora, também, a dupla que fugiu das viaturas na noite de sexta-feira.


Ascom/PM

Mulher é alvejada a bala no Centro de Cajazeiras

Uma jovem identificada por Ângela Andrade de Araújo, foi alvejada à bala na noite de ontem, sexta-feira (03), no Centro de Cajazeiras. O fato se deu por volta das 21hs30, quando Ângela caminhava na companhia de uma amiga na esquina das ruas José Rodovalho de Alencar e João Rodrigues Alves, quando foi alvejada por um indivíduo em uma moto.
A vítima correu até um espetinho ao lado, onde pediu ajuda. Uma equipe do (SAMU) foi acionada para socorrer a vítima que foi encaminhada para o HRC. A polícia foi se fez presente, realizou diligências, porém, ninguém foi preso até o momento. A jovem não soube atribuir quem teria tentado contra sua vida.
Outra versão sobre esse fato está sendo ventilada na imprensa de Cajazeiras – dando conta, que Ângela estava bebendo num comércio de bar e churrascaria, quando uma mulher na companhia de uma jovem em uma motocicleta chegou ao referido comércio se aproximou da vítima e efetuou o disparo, que atingiu a coxa da mesma e foragindo em seguida.


Fotos: Ângelo Lima

Da redação

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Eleitores de dois municípios do RN elegerão novos prefeitos neste domingo (5)

A partir das 8h deste domingo (5), os eleitores dos municípios de Carnaubais e Luís Gomes, ambos no estado do Rio Grande do Norte, voltarão às urnas para eleger novos prefeitos. Um novo pleito foi necessário nas duas cidades para substituir os titulares eleitos em 2012, mas cassados por decisão da Justiça Eleitoral.

Em Carnaubais, os candidatos a prefeito e a vice são, respectivamente, Dinarte Diniz e Keide Soares, ambos do Democratas (DEM), e Junior Benevides e Alzenir de Zenildo, do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Estão aptos a votar 7.569 eleitores, divididos em 27 seções, distribuídas em cinco locais de votação.

No município de Luís Gomes, três chapas concorrem aos cargos de prefeito e vice: Mariana Fernandes (PMDB) e Luciano Pinheiro (PT); Antonia Gomes Abrantes Barbosa (DEM) e Joanismar Sobreira de Lima (PSDB); e Francisco Joseilson da Silva. A cidade tem 8.113 eleitores aptos a votar, divididos em 27 seções, distribuídas em quatro locais de votação.

Os eleitos neste domingo exercerão mandato até 31 de dezembro de 2016.

Confira aqui o calendário de eleições municipais previstas para 2015.



CM/LC 

Sítio onde nasceu o Padre Rolim é doado ao Instituto Missionário que é comandado por Padre Gervásio Fernandes

Parte do Sítio Serrote dos Cavalos, localizado na porção norte do município e apontado como o local de nascimento do grande benfeitor de Cajazeiras, o Padre Inácio de Souza Rolim, foi doado ao instituto missionário dirigido pelo Padre Gervásio Fernandes de Queiroga.

A doação foi feita pelos herdeiros da cajazeirense Marilda Sobreira Rolim, como forma de preservar um marco da história cajazeirense e sertaneja.

Em sua página no Facebook, Sarah Rolim, que é neta de Marilda Sobreira e representante dos demais herdeiros assim se expressou:

É com muita honra, e gratidão a Deus… Que estou aqui, nesse momento, registrando aos caro(a)s, um fato, de fundamental importância na história, na religião, e cultura… a transmissão oficial de um legado, deixado por Marilda Sobreira Rolim, ao Instituto Missionário, dirigido por Padre Gervásio Fernandes Queiroga, no qual o teor se fundamenta ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade , com três tarefas de terra localizado no Sítio Serrote dos Cavalos. Tal marco, é de fundamental importância para a história, pois lá nascera o Pe. Inácio de Souza Rolim…

Nesse referido lugar, Marilda Sobreira Rolim, reergueu o altar onde o Padre realizava as celebrações… Hoje, tradicionalmente, todos os anos se faz lembrada com uma missa no dia 22 de agosto.

Com profundo respeito á vontade da matriarca, os herdeiros Sávio Max Sobreira Rolim, Fabio Rolim, Nielson Rolim, Sarah Rolim, Bethânia Rolim, Ana Carla Rolim, Ana Carina Rolim, Ana Cristina Rolim, Nadja Rolim e João Arthur Rolim, vestiram a resolução tomada, com muito orgulho e admiração.

À Cajazeiras um presente do passado a ser entregue, para as mãos do grande e estimado amigo de Marilda Sobreira Rolim, o imortal Padre Gervásio Fernandes Queiroga"… 

Polícia Civil deflagra “Operação Rede de Aço” e prende armas, mandante e executores de prática criminosa no Sertão

(mandante: Ricardo Pereira do Nascimento - executores: Cícero Leite da Silva e Michel de Araújo Pereira)
A Polícia Civil do Sertão paraibano realizou entre a última quarta-feira (1) e quinta (2), uma grande operação policial denominada de “Operação Rede de Aço”, que culminou na prisão de três pessoas e na apreensão de armas de fogo e munições na cidade de São Bento, região de Catolé do Rocha no Sertão do Estado. A ação foi executada por investigadores dos Grupos Táticos Especiais (GTE) dos municípios de Pombal, Catolé do Rocha, Sousa e Cajazeiras, que após cumprimento de mandados de busca e apreensão e mandados de prisão temporária prenderam Cícero Leite da Silva, 33 anos, Michel de Araújo Pereira, 30 anos, e o empresário Ricardo Pereira do Nascimento, 39 anos. Todos são suspeitos da prática de homicídio.

De acordo com a titular da 18ª Delegacia Seccional de Catolé do Rocha, Drª. Patrícia Forny, as investigações começaram a partir de um homicídio na cidade de São Bento, no dia (12) de abril deste ano, e que teve como vítima José Rodrigo, conhecido como “Bambam”. “Ele foi executado com quatro tiros na cabeça, no lixão da cidade, nas imediações da Indústria Vieira Aços, de propriedade de Ricardo Pereira do Nascimento”, explicou.

Ainda segundo a autoridade policial, Cícero e Michel, naturais de São Bento, são apontados como executores do crime e funcionários da empresa. “A vítima trabalhava para o empresário como carregador ou e furtou uma quantia em dinheiro, cheques e um aparelho celular durante uma entrega. O fato foi registrado na delegacia, o procedimento policial instaurado, mas as medidas legais não satisfizeram Ricardo. Em decorrência do delito, ele tramou sua vingança e coube aos seus dois funcionários e homens de confiança executá-la. Acreditamos, inclusive, que ele forneceu as armas”, revelou Forny.
Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão domiciliar na casa de Ricardo e na empresa, a Polícia Civil encontrou um revólver calibre 38, marca Taurus, especial; uma pistola calibre 380, com quatro carregadores; uma pistola imbel .40, com quatro carregadores; uma escopeta calibre 12; sessenta e duas  munições de 380; dez munições 38; quinze munições .40 e cinquenta munições calibre 12, além de um kit de manutenção e limpeza de armas.

Essa ação faz parte de um trabalho qualificado de investigação policial voltada para o enfrentamento aos crimes de homicídio no Sertão do Estado. Há a integração de todo o efetivo policial nesse sentido, assim como para a redução dos crimes patrimoniais e circulação de armas de fogo, que põem em risco a segurança da população”, frisou a delegada Patrícia Forny.


Da redação

Com informações da assessoria

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Bom nome: moto-taxista liga pra emissora de rádio e sugere Humberto Nóbrega para a Superintendência do SCTrans

Em participação num programa de rádio, na tarde desta quinta-feira (2), um moto-taxista sugeriu que o assessor jurídico Dr. Humberto Nóbrega da Superintendência de Trânsito de Cajazeiras – fosse indicado para assumir o referido órgão, pois, segundo o mesmo, Humberto tem qualificações suficientes para gerenciar o SCTrans.

Dr. Humberto é policial militar reformado no Estado de São Paulo, onde viveu por mais de trinta anos, é advogado e além de tudo é muito atencioso, sempre recebe a nossa classe de moto-taxistas com atenção, com muito respeito, tem conhecimento de trânsito, na minha modesta opinião, ele deveria ser o secretário”, afirmou o moto-taxista Agostinho Filho.



Da redação

Secretaria de Saúde realiza levantamento para constatar índice de Dengue, Chikungunya e Zika em Cajazeiras

A Secretaria de Saúde, através dos Agentes de Endemias continuam realizando trabalhos contra a Dengue, Chikungunya e Zika em bairros de Cajazeiras. Recentemente, está acontecendo um trabalho de coleta de larvas para o Levantamento de Índice Rápido (LIRA'a) que significa o índice de infestação predial (IIP) de Aedes Aegypti (mosquito que transmite dengue, chikungunya e zika), na cidade.

Segundo informações da Secretaria de Saúde, existe uma exigência para que sejam realizados quatro LIRA’s por ano no município.

Portanto, os agentes de combate a endemias estão realizando serviços para constatar a existência de larvas em cada bairro. A Vigilância Ambiental mais uma vez, pede a colaboração de toda a população de Cajazeiras no combate a Dengue, Chikungunya e Zika.



Secom

Raimundo Lira anuncia criação da Sala dos Prefeitos para atender e dar suporte a gestores paraibanos em Brasília

O senador Raimundo Lira (PMDB-PB) anunciou na última quarta-feira (01), de forma oficial, a criação em seu gabinete, em Brasília, de uma sala exclusiva e estruturada para receber os prefeitos paraibanos. O espaço prestará homenagem ao ex-senador paraibano e hoje Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Vital do Rêgo.

O espaço, construído no anexo de seu gabinete, será inaugurado neste mês de julho, em solenidade que deverá contar com a presença do ministro Vital do Rêgo, do deputado federal Veneziano Vital do Rêgo, da suplente de senadora e secretária executiva de Representação Institucional do Governo da Paraíba em Brasília/DF, Nilda Gondim e demais familiares do homenageado.

Segundo Lira, a Sala dos Prefeitos Vital do Rêgo servirá para ele receber os gestores paraibanos e auxiliares das administrações municipais e, assim, manter contato direto e permanente com os paraibanos. Desde que assumiu o mandato de senador, Raimundo Lira já recebeu dezenas de prefeitos de vários municípios paraibanos.

Em todos os encontros, Lira ouviu atentamente os pleitos dos gestores e se comprometeu com empenho político, visando buscar os recursos para socorrer os municípios. Todos os pleitos já foram encaminhados para os ministérios da presidente Dilma Rousseff (PT) e estão tendo acompanhamento detalhado pela equipe de assessores de Lira em Brasília.

Raimundo Lira disse que, na Sala dos Prefeitos Vital do Rêgo, os gestores terão à sua disposição a equipe técnica do gabinete, com especialistas em diversas áreas – a exemplo de orçamento público, para tirar dúvidas e receber auxílio na busca por recursos e convênios federais. Lira também garantiu que, além da equipe, ele próprio estará empenhado em agilizar a celebração de convênios com o governo federal para beneficiar as cidades paraibanas.

As principais demandas dos gestores são referentes a ações para combate aos efeitos da seca e recursos para projetos de saúde, educação e construção de estradas. Com base na conversa que já teve com os gestores, Raimundo Lira informou que estará apresentando emenda no Orçamento Geral da União com recursos para diversos os municípios paraibanos, no ano de 2016.

“Nós já recebemos dezenas de prefeitos e já encaminhamos os seus pleitos para os ministérios. E agora no orçamento de 2016, eu vou apresentar algumas emendas para ajudar esses prefeitos em suas gestões municipais” informou o senador.

Como novo relator do Orçamento Geral da União no Ministério dos Transportes para 2016, o senador paraibano assegurou que vai colocar emendas para assegurar os recursos que permitam o inicio da duplicação da BR 230, no trecho entre Campina Grande e Cajazeiras.



Assessoria

Chargista Regis Soares se filia ao PSOL e pretende concorrer uma cadeira na Câmara Municipal de João Pessoa

Seguindo o planejamento partidário e o empenho pessoal do Vice-presidente do PSOL/PB, Tárcio Teixeira, na construção da chapa que disputará a primeira vaga da legenda na Câmara dos Vereadores de João Pessoa, Regis Soares é apresentado como mais novo integrante na disputa por renovação na política paraibana.

Regis é conhecido por suas criativas e polêmicas charges, seu trabalho é exposto há mais de 20 anos e ultrapassou a marca das Mil Charges na Rua. A arte do Chargista contribui para reflexão de temas polêmicos e para ampliação dos direitos sociais, já tendo refletido sobre saúde, educação, aumento do preço da luz, entre outros importantes temas. O enfrentamento a corrupção e as críticas a postura de diversos políticos paraibanos são outras marcas no trabalho do artista.

Além da criatividade, das importantes denúncias e das reivindicações transmitidas no trabalho de Regis, o artista afirma que pode contribuir também por meio da política partidária e que o PSOL é o partido que melhor atende seus anseios políticos.

Sobre a entrada de Regis Soares no PSOL, Tárcio Teixeira é taxativo: “o PSOL segue coeso internamente para disputar as principais prefeituras da Paraíba e as primeiras vagas no Legislativo, com o ingresso de Regis posso afirmar que agora somos um partido mais criativo e mais viável para as próximas eleições”.


A legenda afirma que terá candidato a Prefeito em João Pessoa, seguirá aberto ao diálogo com outras legendas e que outros nomes serão apresentados para compor uma chapa que trabalhará para eleger os/as primeiros/as vereadores/as do PSOL e revolucionar a Câmara de João Pessoa.


Assessoria 

Jeová quer manter aliança com o PT na Capital paraibana

Ex-petista, o deputado estadual Jeová Campos (PSB) saiu em defesa da manutenção da aliança do PT com o PSB em João Pessoa. O parlamentar está querendo que, apesar da crise entre socialistas e petistas na Capital, os partidos possam ficar unidos como nas eleições estaduais de 2014.

Eu sou daqueles que defende alianças de longo prazo. Alianças pontuais, apenas para as eleições, eu acredito ser muito ruim. Se de fato essa aliança não se prolongar na Capital, isso é mais uma dificuldade que os partidos e as lideranças têm de construírem projetos que tenham um campo comum de visão política. Significa dizer que as eleições são meramente pontuais, o que eu lamento”, disse Campos.


Aliados nas eleições do ano passado, a troca de farpas entre filiados põe em risco a reedição da parceria na disputa municipal. O PSB tem o vereador Renato Martins (PSB) como um dos mais ferrenhos opositores ao prefeito Luciano Cartaxo (PT). Petistas como os vereadores Fuba e Bira não acompanharam a aliança em 2014.


Assessoria 

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Troca de piso em casa de Jerusalém revela banheiro milenar escondido

Família descobriu banheiro de 2 mil anos enquanto trocava piso da sala. Local era destinado a rituais judaicos.

Tal mostra o alçapão no chão de sua sala, que leva até o banheiro de 2 mil anos descoberto no subterrâneo, em Jerusalém (Foto: Gali Tibbon/AFP)
Uma família de Jerusalém descobriu debaixo de sua residência um banheiro de 2000 anos de existência destinada a rituais judaicos enquanto trocava o piso da sala de estar, informou a Autoridade de Antiguidades de Israel nesta quarta-feira (1º).
Homem mostra a piscina de imersão no banheiro milenar descoberto sob o piso de sua sala em Jerusalém (Foto: Gali Tibbon/AFP)
Vasos de cerâmica dentro do banheiro ajudaram os arqueólogos a datar a descoberta ao século 1. A residência se encontra no vilarejo de Ein Karem, que a tradição acredita ser o local de nascimento de João Batista e que hoje é um bairro de Jerusalém.
Uma família de Jerusalém descobriu debaixo de sua residência um banheiro de 2000 anos de existência destinada a rituais judaicos enquanto trocava o piso da sala de estar (Foto: Gali Tibbon/AFP)
Um alçapão coberto por um tapete, construído no novo piso após a descoberta da casa de banhos, agora sinaliza o ponto onde uma escadaria de pedra levava à antiga câmara, que tem 3,5 metros de comprimento, 2,4 metros de largura e 1,8 metro de profundidade.

A Autoridade de Antiguidades disse que, apesar das referências do Novo Testamento à “Cidade da Judeia”, que se acredita ter existido onde hoje se localiza Ein Karem, resquícios arqueológicos dos tempos de Jesus raramente foram encontrados no vilarejo.

G1

PF deverá voltar ao Sertão paraibano para cumprir mandados de busca, apreensão e prisão por fraude no seguro DPVAT

foto meramente ilustrativa
Uma grande operação policial autorizada pelo Ministério Publico da Paraíba, está na estrada, a caminho de importante cidade sertaneja e de posse a diversos mandados de prisão, busca e apreensão em escritórios de advogados, clínicas médicas e residências de pessoas envolvidas.

Segundo informações chegadas a nossa reportagem, um verdadeiro esquema de fraudes no seguro DPVAT motivou as investigações e desde profissionais ligados aos primeiros atendimentos hospitalares até servidores públicos estão envolvidos. A Polícia Federal tem nomes e todo o organograma de uma quadrilha especializada em desviar os pagamentos de acidentes diversos e outras ocorrências em hospitais e apresentar como vítimas do trânsito, para receber o seguro DPVAT.

Ainda de acordo com uma vítima de acidente – que precisou apresentar documentos após se recuperar, a mesma buscou pelo recebimento do seguro e percebeu que alguém já havia recebido o benefício anteriormente. O MP foi acionado e uma investigação fora iniciada. Segundo as investigações do MP, há também o envolvimento de médicos e outros profissionais de saúde. De acordo com o MP, tão logo haja a conclusão de trabalhos complementares irá apresentar uma suplementação para incluí-los no rol de acusados.

Recai sobre os acusados - associação criminosa, falsificação de documentos públicos, falsificação de documentos particulares, falsidade ideológica, falsidade ideológica qualificada, emissão de certificado ou atestado ideologicamente falso, inserção de dados falsos em sistema de informações, corrupção ativa, coação e estelionato.

O Sertão paraibano será palco de mais um escândalo em rede nacional da grande mídia. É aguardar o desfecho.



Da redação