...

...

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Apenas 2 deputados da PB votaram contra Reforma Trabalhista

O texto principal da proposta de reforma trabalhista foi aprovado no plenário da Câmara dos Deputados na noite da quarta-feira (26). Foram 296 a favor e 177 contra. Para passar, o projeto de lei precisava de maioria simples, ou seja, metade dos deputados presentes mais um voto, desde que estivessem presentes pelo menos 257 parlamentares na sessão.
Dos 12 deputados paraibanos, apenas dois: Veneziano Vital (PMDB) e Luiz Couto (PT) votaram contra a proposta defendida pelo Governo Federal.
Os deputados Aguinado Ribeiro (PP), André Amaral (PMDB), Benjamin Maranhão (SDD), Damião Feliciano  (PDT), Efraim Filho (DEM), Pedro Cunha Lima (PSDB), Wellington Roberto (PR) e Wilson Filho (PTB) votaram a favor da reforma. 
Agora, o projeto de lei 6787/16, que muda os direitos dos trabalhadores, segue para o Senado.
wscom

Operação prende donos de sucatas em Campina Grande

Dois donos de sucatas foram presos, e quase mil peças de veículos foram apreendidas durante uma operação realizada pela Polícia Civil em conjunto com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em Campina Grande. A ação ocorreu na última quarta-feira (26), com objetivo de combater a prática de desmanche de veículos roubados e furtados.

As apreensões e prisões ocorreram em sucatas no bairro Distrito dos Mecânicos. Segundo o delegado de Roubos e Furtos da Polícia Civil, Cristiano Santana, os locais estavam sendo monitorados pela polícia havia vários meses. “A gente sabe que boa parte dos carros que estão sendo roubados em Campina Grande estão sendo encaminhados para desmanche e venda ilícita de peças. Então começamos a fazer levantamentos nas sucatas daquele bairro e constatamos irregularidades”, explicou ele.

Em duas sucatas foram apreendidos 200 para-choques de carros, 400 portas de diversos veículos e capôs, além de vários acessórios automotivos. “As prisões ocorreram porque foi constatado que as peças estavam sem registro de origem. Os dois presos pagaram fiança e vão responder ao processo em liberdade”, disse Cristiano Santana.

Para analisar a regularidade das peças nas sucatas, a Polícia Civil contou com o apoio do setor de vistorias do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) e peritos do Instituto de Polícia Científica (IPC).


G1

Agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Cajazeiras estão em combate aos mosquitos “Palha e Aedes Aegypti”

Em combate ás ações dos mosquitos Palha e Aedes Aegypti, os agentes de endemias da Secretaria de Saúde de Cajazeiras – têm intensificado e ampliando os locais de atenção.
As visitas estão sendo realizadas no período noturno das 18hs00, as 19hs00, para capturar o Mosquito-Palha, responsável pela transmissão da leishmaniose, uma doença provocada pelos parasitas unicelulares do gênero Leishmania, um protozoário. Leishmaniose é geralmente transmitida pelo inseto do gênero Phlebotomus. A doença é transmitida ao homem através de um reservatório animal (hospedeiro) como os roedores e os canídeos.
Os agentes estão entrando de casa em casa inspecionando cômodos e fazendo a dedetização necessária, para minimizar os casos registrados anteriormente.
Ainda sobre as ações dos agentes de endemias, os mesmos estão em combate contínuo contra mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue. Inclusive, segundo dados da Secretaria de Saúde, registrados esta semana foi iniciado o LIRA, cujo objetivo é de detectar através de amostragem o índice de infestação na cidade.
SECOM-CZ

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Lira recebe prefeito de Pombal e trata de obras, recursos e ações para a cidade e da recuperação do Açude do Estreito

O Senador Raimundo Lira (PMDB-PB) recebeu na tarde da última terça-feira (25) em seu Gabinete, em Brasília, o Prefeito da cidade de Pombal, no Sertão paraibano, Dr. Verisssinho. O Prefeito estava acompanhado da Secretária de Planejamento do Município, Aline Cristina; e do Deputado Federal Hugo Motta (PMDB-PB).

Na oportunidade, foram tratados assuntos relacionados à atuação do Senador em favor de obras e ações na cidade de Pombal e também sobre a destinação de recursos para investimentos no Município.

Durante a reunião, o Prefeito Verissinho pediu o apoio do Senador, junto ao Ministério da Integração Nacional, para a recuperação do Açude do Estreito.


Assessoria de Imprensa

SINFUMC – Comunicado aos servidores e sociedade

O Sindicato dos Funcionários Municipais de Cajazeiras e o escritório Campos & Maciel Advocacia comunicam aos credores do processo nº 0002230 – 70.2010.0113, abaixo relacionados, que a partir de hoje, deverão se dirigir ao Fórum Ferreira Junior, Cartório da 4ª Vara da Fazenda Pública de Cajazeiras, objetivando receber os Alvarás com valores atualizados, oriundos da decisão judicial que impôs ao IPAM – Instituto de Previdência e Assistência Municipal, não mais descontar no contracheque dos servidores efetivos da Prefeitura de Cajazeiras, os 11% quando ocorrer o pagamento de 1/3 de férias.

Igualmente, os credores elencados a seguir, deverão conduzir na oportunidade, seus documentos pessoais: RG e CPF.

São Credores:

1 – Ângela Maria Alves Tavares
2 – Ângela Maria de Jesus Tavares
3 – Antônia Lira de Andrade
4 - Cícera Rolim Pereira
5 – Cícero Araújo Xavier
6 – Maria Helena Rolim Gerônimo
7 - Maria José Félix de Sousa
8 – Maria Lúcia Alves de Abreu
9 – Maria Lúcia da Silva
10 – Maria Lúcia Lima Lins Machado.


Cajazeiras/25 de Abril de 2017.

A DIRETORIA DO SINFUMC

Atlético de Cajazeiras mantém sonho vivo de participar da Série D do Campeonato Brasileiro em 2018

Trovão Azul terminou o Paraibano na quarta colocação e, por ora, está sem a vaga na quarta divisão nacional do próximo ano. Mas ainda resta o esperança.

Ao ser derrotado nos dois jogos da semifinal contra o Botafogo-PB, o Atlético de Cajazeiras encerrou a sua participação no Campeonato Paraibano sem conseguir atingir seus principais objetivos. Não chegou à final para disputar o título e, como terminou a competição na quarta colocação, ficou sem a vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2018. Pelo menos por enquanto. Porque ainda resta uma esperança ao Trovão Azul. Sem entrar mais em campo nesta temporada, o clube sertanejo vai ter que apostar suas fichas no Campinense para seguir sonhando com uma vaga na competição nacional do ano que vem.

A Paraíba tem direito a duas vagas na Série D, que são destinadas ao campeão e ao vice do estadual do ano anterior. Assim, em 2018, os representantes do Estado na competição nacional seriam Botafogo-PB e Treze, que são os finalistas deste ano. Mas, como o Belo já está na Série C, essa vaga foi herdada pelo Campinense, terceiro colocado. O Atlético-PB, quarto colocado, ficou apenas na vontade. Por ora...

É que o Campinense vai disputar a Série D deste ano. E, se conseguir o acesso, vai disputar a Série C em 2018, deixando em aberto a sua vaga na Série D. Essa vaga seria, então, herdada pela próxima equipe na classificação geral do estadual deste ano. Ou seja, se a Raposa conseguir o acesso na Série D deste ano e entrar na Série C de 2018, o Atlético de Cajazeiras vai herdar a vaga do Rubro-Negro e se tornar o segundo representante da Paraíba - ao lado do Treze - na quarta divisão nacional do próximo ano.

Significa dizer que, a partir de 21 de maio - quando o Campinense estreia na Série D deste ano -, os atleticanos vão estar na torcida pelo sucesso da Raposa. Os rubro-negros estão no Grupo A8 da competição nacional, ao lado de Fluminense de Feira de Santana, Itabaiana e Serra Talhada.

Vale destacar que se o Botafogo-PB for rebaixado na Série C deste ano, a Paraíba vai ter três representantes na Série D de 2018: Botafogo-PB, Treze e Campinense ou Atlético-PB.

A campanha do Trovão Azul no Campeonato Paraibano

Apesar de, pelo menos por ora, o Atlético-PB ter ficado sem o título do estadual e sem a vaga na Série D de 2018, a campanha é digna de elogios. O Trovão Azul chegou a rivalizar com os grandes do Estado - chegando a vencer Botafogo-PB e Campinense - só fraquejando mesmo na semifinal.

Na primeira fase, chegou a liderar a competição por uma rodada e, em algumas outras, frequentou o G-4. Na última rodada, garantiu a quarta colocação e uma vaga na semifinal. Estava sacramentado, na pior das hipóteses, como a quarta força do Estado. Mas acabou não sendo páreo para o Botafogo-PB no mata-mata. Perdeu em casa por 3 a 0 e por 1 a 0 fora. Ficou fora da final. Ficou sem a vaga da Série D de 2018 (pelo menos por enquanto). Terminou na quarta colocação, atrás dos três grandes.

Ao longo do estadual, sob o comando de dois técnicos diferentes - Ederson Araújo desde o início e Cleibson Ferreira na reta final -, o Atlético-PB 27 pontos dos 60 que disputou. Isso corresponde a 45% de aproveitamento. O Trovão Azul marcou 17 gols e sofreu 15.

Os resultados mais expressivos da equipe de Cajazeiras foram as vitórias sobre o Botafogo-PB (1 a 0 no Perpetão) e sobre o Campinense (2 a 0 também no Perpetão). Os atleticanos, aliás, não perderam para a Raposa nesta edição do Paraibano - quando enfrentou o Rubro-Negro no Amigão, empatou por 0 a 0. Contra o outro grande do Estado, o Treze, acumulou uma derrota (1 a 0 no Amigão) e um empate (0 a 0 no Perpetão).

Agora, encerrada a competição e com o time sem calendário para o restante da temporada, o Atlético-PB agora fica na torcida pelo acesso do Campinense para a Série C de 2018, para, assim, herdar a vaga na Série D do próximo ano.

CLASSIFICAÇÃO GERAL DO CAMPEONATO PARAIBANO

1º Botafogo-PB (Série C)
2º Treze (Série D)
3º Campinense (Série D*)
4º Atlético-PB

*se a Raposa conseguir o acesso para a Série C, o Trovão Azul herda a vaga na Série D.

Por 

terça-feira, 25 de abril de 2017

Superintendente do Sebrae Paraíba participa de reuniões no Sertão

Visitas acontecem nesta quarta-feira (26,), em São Bento, e nesta quinta-feira (27), em Patos.
O superintendente do Sebrae Paraíba, Walter Aguiar, participa de reuniões nas cidades de São Bento e Patos, respectivamente, nesta quarta-feira (26) e quinta-feira (27), para discutir ações e eventos programados para a região nos próximos meses. Durante as visitas, ele terá agenda com os prefeitos de São Bento e Princesa Isabel, além de visitas a alguns empreendimentos locais.

Entre as ações de destaque do Sebrae no Sertão, estão a realização da Feira do Empreendedor, no mês de outubro em Patos, e a Semana do Microempreendedor Individual, entre os dias 8 e 13 de maio em diversos municípios da região.

A agência do Sebrae em Patos atende 34 municípios em todos os setores econômicos. No ano passado, foram realizados mais de 1,6 mil atendimentos. Este ano, a agência está com projetos de incentivo às empresas de Alimentação fora do lar, Indústria Têxtil e Desenvolvimento Econômico Territorial. Os 34 municípios atendidos pela agência reúnem quase 10 mil pequenos negócios formalizados.

Já em Pombal, a agência atende 16 municípios e realizou cerca de mil atendimentos em 2016. Entre projetos de destaque estão o de Desenvolvimento Empresarial e setoriais voltados para a área da beleza, contadores, panificadoras e comunicação visual. A região tem cerca de cinco mil negócios.

Feira do Empreendedor

Esta é a primeira vez que a Feira do Empreendedor será realizada fora do eixo João Pessoa/Campina Grande. A última edição aconteceu em 2014 e atraiu cerca de 20 mil visitantes para o Centro de Convenções de João Pessoa. O evento promove palestras, oficinas, consultorias, orientações nas áreas de inovação, economia criativa, agronegócio, educação empreendedora, tecnologia, sustentabilidade e acesso ao crédito, além de feira com exposição de oportunidades de negócios.

Entre os eventos promovidos pelo Sebrae, a Feira do Empreendedor é um dos maiores sucessos. Tem o objetivo de fomentar a criação de um ambiente favorável para geração de oportunidades de negócio e estimula o surgimento, a ampliação e a diversificação de empreendimentos sustentáveis, além de difundir o empreendedorismo como um estilo de vida. O evento é voltado para o microempreendedor individual (MEI), empresários (micro e pequenas empresas), potenciais empreendedores e produtores rurais.

Semana do Microempreendedor Individual

Vinte e sete municípios paraibanos irão receber uma séria de palestras, consultorias e capacitações durante a Semana do Microempreendedor Individual (MEI), que será realizada entre os dias 8 e 13 de maio. O evento é gratuito e tem a proposta de tornar mais acessíveis aos empreendedores as capacitações e orientações sobre as vantagens da formalização, regularidade fiscal e benefícios conquistados para os microempreendedores individuais.

Nesta edição, o evento acontece em João Pessoa, Campina Grande, Queimadas, Esperança, Patos, Taperoá, Desterro, Assunção, Pombal, Cajazeiras, São José de Piranhas, Poço José de Moura, Cachoeira dos Índios, Monteiro, Sumé, Serra Branca, Amparo, São José do Cordeiro, Congo, Zabelê, Aguiar, Boa Ventura, Guarabira, Araruna, Solânea, Picuí e Sousa.



Assessoria

Casal da luta-livre dos Estados Unidos tira roupa em vídeo

A lutadora Nikki Bella, do WWE, a luta-livre coreografada dos Estados Unidos, pagou promessa e apareceu sem roupa ao lado do noivo, o também lutador John Cena, em um vídeo publicado nas redes sociais.
Nikki, havia prometido que ficaria nua caso seu canal no YouTube, o “The Bella Twins”, atingisse a marca de 500 mil inscritos, o que ocorreu. Após a publicação, o vídeo tornou-se viral.

Notícias ao Minuto

Fora do mapa turístico: Prefeitura de Cajazeiras tenta incluir município no mapa turístico nacional

A Diretora do Departamento de Turismo da Prefeitura Municipal de Cajazeiras, Anne Karine participou recentemente de uma reunião em João Pessoa, onde foi discutido o cadastramento dos municípios paraibanos no mapa turístico do Estado.

A cidade de Cajazeiras, como cidade polo precisa explorar o turismo e, na oportunidade, foi questionado por que a gestão passada não deu a devida importância que o turismo merecia. Diante disso, Cajazeira ficou impossibilitada de receber recursos federais junto às esferas na Capital federal por estar fora do mapa turístico nacional.

A importância do turismo é de extrema importância, pois, gera inúmeras fontes de renda e emprego não só para Cajazeiras, como cidades vizinhas.
Para a Diretora Anne Karine, o turismo de Cajazeiras foi esquecido pela gestão passada causando grande prejuízo à cidade e a população. A não inclusão do município no mapa turístico da Paraíba impede a cidade de captar recursos importantes até mesmo na infraestrutura e outros seguimentos relacionados à área do turismo.

Ao ser verificado a real situação, o prefeito José Aldemir pediu total empenho da Diretora do Turismo para que tome todas às providencias para incluir o município no mapa do turismo. Para isso, estar sendo encaminhada a documentação e exigências, inclusive, sendo criado ou reativado o Conselho Municipal de Turismo.



SECOM-CZ

Catolé dos Gonçalves passa a categoria de Distrito por iniciativa e autoria do Vereador Neto da Vila Nova

A comunidade rural Catolé dos Gonçalves, situada na região leste do Município de Cajazeiras, passa a ser reconhecida legalmente por meio de Projeto de Lei, de autoria do Vereador Neto da Vila Nova (PPL), que elaborou após ampla discussão com moradores da referida comunidade, à mudança de Vila Catolé dos Gonçalves, para Distrito Catolé dos Gonçalves.

Com o Projeto de Lei, Nº 015/2017, levado à apreciação dos demais pares em Plenário da Câmara Municipal, na noite da última segunda-feira (24), o resultado se deu à unanimidade pela aprovação.


Assessoria

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Secretaria Municipal de Educação de Cajazeiras inicia Programa Novo Mais Educação de 2017

Com a presença da Secretária Municipal de Educação – professora Tereza Cristina Diniz de Abreu, do Secretário de Comunicação Institucional – Jota França de Assis e demais coordenadores pedagógicos do município, foi realizada na noite da última quinta-feira (20/04) no auditório do Centro Cultural Zé do Norte (anexo à Biblioteca Pública), o primeiro encontro com todos os (60) articuladores selecionados para executar o Programa Novo Mais Educação, que atenderá (12) escolas municipais.
O Programa Novo Mais Educação, criado pela Portaria MEC nº 1.144/2016 e regido pela Resolução FNDE nº 5/2016, é uma estratégia do Ministério da Educação que tem como objetivo melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes.
Em 2017, o Programa está sendo implementado por meio da realização de acompanhamento pedagógico em Língua Portuguesa e Matemática e do desenvolvimento de atividades nos campos de artes, cultura, esporte e lazer, impulsionando a melhoria do desempenho educacional mediante a complementação da carga horária em cinco ou quinze horas semanais no turno e contraturno escolar. O Programa tem por finalidade contribuir para a:
I – alfabetização, ampliação do letramento e melhoria do desempenho em língua portuguesa e matemática das crianças e dos adolescentes, por meio de acompanhamento pedagógico específico;
II – redução do abandono, da reprovação, da distorção idade/ano, mediante a implementação de ações pedagógicas para melhoria do rendimento e desempenho escolar;
III – melhoria dos resultados de aprendizagem do ensino fundamental, nos anos iniciais e finais;
IV – ampliação do período de permanência dos alunos na escola.
O Programa Novo Mais Educação será implementado nas escolas públicas de ensino fundamental, por meio de articulação institucional e cooperação com as secretarias estaduais, distrital e municipais de educação, mediante apoio técnico e financeiro do Ministério da Educação – MEC.
O Programa Novo Mais Educação da cidade de Cajazeiras, sob a coordenação do Professor Ricarlo Andrade Carneiro, atenderá (12) escolas municipais, com (60) monitores e, (16) oficinas variadas.
As inscrições do programa aconteceram no período de (15) a (17) de março, na sede da Secretaria Municipal de Educação, com quase (200) inscritos.
Após seleção, os candidatos foram convocados para entrevistas, agendadas para as oficinas de Português, Matemática e Leitura, nos dia (21) e (22) de março e, uma redação no Definição Colégio e Curso no dia (24) de março. Já as demais entrevistas ocorreram nos dia (24) a (29) de março.
Para passar pela primeira etapa, os candidatos enfrentaram uma entrevista criteriosa e técnica, com perguntas específicas das áreas de atuação e perguntas de cunho pedagógico. Após, essa etapa foi feita análise do Curriculum, e por fim, um debate com técnicos da Secretaria de Educação sobre o Projeto Pedagógico, de maneira que permitiu melhor avaliação e visualização dos candidatos ao provimento dos cargos. O resultado foi divulgado dia (07) de abril de 2017.
Entre os dias (10) e (20) deste mês de abril, a coordenação do programa ajustou os detalhes e organização da documentação e distribuição dos candidatos selecionados. As atividades do programa têm inicio previsto para começar nesta segunda-feira (24) de abril – por um período de (oito) meses.
SECOM

SINFUMC - Informativo - Abril de 2017


Morre o jornalista e apresentador da Rádio e TV Jota Júnior

Morreu, na madrugada desta segunda-feira (24), o jornalista e apresentador Jota Júnior. Ele enfrentava problemas de saúde há alguns meses e estava afastado da profissão por causa do tratamento. Jota Júnior era responsável pela apresentação do programa Cidade Alerta Paraíba, da TV Correio, na época em que recebeu diagnóstico da necessidade de um transplante de pulmão.
Jota Junior tinha sido transferido nesse domingo (23) para Porto Alegre, onde faria o transplante. Durante a viagem, ele sofreu uma parada cardíaca e precisou ser internado em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Porém, o apresentador não resistiu e faleceu na capital mineira. A informação foi confirmada por uma sobrinha do jornalista, ao programa Correio da Manhã, da Rádio Correio. Ela lamentou a morte do tio e agradeceu a todos que oraram pela recuperação do apresentador.


Portal Correio

domingo, 23 de abril de 2017

Imagem sacra explode misteriosamente em praça no Centro de Cajazeiras

Um fato curioso ocorreu na tarde do último sábado (22), numa praça do canteiro central da Rua 13 de Maio, no centro comercial de Cajazeiras, quando populares perceberam, que a imagem de Nossa Senhora Aparecida – havia sido totalmente destruída, porém, sem saber os motivos, o fato chamou atenção dos moradores da cidade.

Ainda de acordo com testemunhas, um barulho foi registrado no final da tarde, naquele local, mas nada ficou comprovado sobre a ocorrência.

A imagem foi colocada por um empresário local dentro de uma redoma de vidro há cerca de (seis) ou (sete) anos e, devido ao calor predominante na cidade – possivelmente tenha algo haver com o ocorrido - uma pressão e a destruição. Céticos preferem não acreditar em fenômenos espirituais.


Foto: Ângelo Lima
Da redação