quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

D.O.E publica nesta quarta (24), extrato de convênio para implantação de “Residência Inclusiva” em Cajazeiras

O Diário Oficial do Estado da Paraíba publicou nesta quarta-feira (24), extrato do Convênio Nº 0022/2014, oriundo da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano com a Prefeitura de Cajazeiras – onde será implantada a Residência Inclusiva, para acolhimento de pessoas com deficiência e idosos com necessidades especiais.

O referido convênio versa em R$ 60.000,00 (sessenta mil reais), que serão utilizados para atender a demanda do município.



Da redação

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Operários finalizam primeira compactação de aterro para liberação do trânsito para veículos e pedestres da Av. Aldo Matos de Sá

Os trabalhos da Avenida Aldo Matos de Sá – região do HRC em Cajazeiras estão quase prontos para primeira etapa de compactação, e em seguida ser pavimentada a paralelepípedo. Isso pode acontecer - segundo informações da gestão a partir do mês de janeiro de 2015.

Na manhã desta terça-feira (23), observamos os trabalhos de operários e máquinas na finalização do aterro de compactação e registramos a passagem de alguns veículos e pedestres.

“Sinceramente não acreditava nunca passar aqui neste local da Avenida Aldo Matos de Sá, como estou fazendo neste momento” afirmou um antigo morador da região crente na finalização da obra tão sonhada pela população e pessoas que necessitam trafegar pela referida via, mas que são obrigados dar uma volta pela Avenida Comandante Vital Rolim, para ter acesso aos principais pontos comerciais e órgãos públicos da cidade.
É possível cruzar da Rua Tabelião Holanda pela Avenida Aldo Matos de Sá com destino à Vila Nova e/ou PB-393, já nas primeiras horas dessa quarta-feira (24).


Da redação

Professora Tereza Cristina Diniz deseja Feliz Natal e Boas Festas aos amigos, parentes e colegas de trabalho


Ascom

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Mestre de obras é vítima de tentativa de homicídio nas Casas Populares em Cajazeiras

A Polícia Militar registrou no final da tarde desta segunda-feira (22), nas Casas Populares em Cajazeiras, uma tentativa de homicídio em desfavor do mestre de obras Raimundo Estevam, 38 anos, residente nas proximidades da Escola Municipal Cecília Estolano Meireles.

Segundo informações de testemunhas, dois homens chegaram numa motocicleta, um desceu da moto e se aproximou da vítima – onde efetuou vários disparos de arma de fogo, atingindo Raimundo com três tiros.

A vítima foi socorrida às pressas pelo SAMU, para o Hospital Regional de Cajazeiras. A PM faz diligências, na tentativa de localizar e prender os acusados. 

Ainda de acordo com vizinhos, Raimundo não mantinha inimizades. O motivo da referida ação e a autoria do fato são desconhecidos até o momento.


Da redação

Com foto de Reldemy Filmagens

Câmara irá realizar sessão solene para homenagear deputado Jeová Campos com Título de Cidadão Cajazeirense

COMUNICADO

A Câmara Municipal de Cajazeiras, Casa Otacílio Jurema, comunica aos cajazeirenses a realização de SESSÃO SOLENE, de propositura do Vereador Marcos Barros de Souza e Alysson Américo de Oliveira, para entrega de Título de Cidadão Cajazeirense ao Deputado eleito e diplomado JEOVÁ VIEIRA CAMPOS, a realizar-se no próximo dia (04) de janeiro, (domingo) de 2015, às 17:00 horas, no Plenário Edmílson Feitosa Cavalcante.


Nilson Lopes Meireles Filho

Presidente

Ricardo anuncia reforma da estrutura administrativa do Estado

O governador Ricardo Coutinho anunciou, na manhã desta segunda-feira (22), a reforma da estrutura administrativa do Estado. Entre as novidades está a ampliação da Secretaria de Educação, que passará a contar com outras duas secretarias executivas: Secretaria Executiva de Gestão Pedagógica e Secretaria Executiva de Administração de Suprimentos e Logística, tendo a Funad e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) como vinculadas. Outro destaque é a criação da Secretaria de Estado de Representação Institucional, em Brasília, assim como a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido e a de Articulação Política.  Outras secretarias e órgãos passaram por enxugamento, fusão ou extinção.

No anúncio, que ocorreu no Palácio da Redenção, em João Pessoa, o governador Ricardo Coutinho enfatizou que as mudanças têm como prioridade melhorar ainda mais a qualidade dos serviços públicos prestados à população paraibana. Com a reforma, a expectativa é que o Estado economize mais de R$ 25,6 milhões ao ano. “Na política, a melhor coisa é um Estado que funcione e atenda às necessidades das pessoas. Nos esforçamos e vamos continuar nos esforçando, buscando alcançar esse propósito”, garantiu.

Na nova estrutura administrativa a Secretaria de Infraestrutura se funde à Secretaria de Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, que terá as Secretarias Executivas  da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, da Ciência e Tecnologia e do PAC, com redução de 30% da estrutura de pessoal da atual das secretarias fundidas. “Tínhamos praticamente dois órgãos executando os mesmos serviços, exercendo a mesma função, o que era algo no mínimo inexplicável. Preservaremos, no entanto, as ações de cada uma dessas secretarias”, explicou  Ricardo Coutinho.

Outra mudança anunciada pelo governador foi a reestruturação do Instituto do Desenvolvimento Econômico, Municipal e Estadual (Ideme), que será vinculado à Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Finanças com 40% da estrutura de pessoal atual. Esta secretaria será resultante da fusão das Secretarias de Estado do Planejamento e Gestão e das Finanças. “Nós temos mais de cem indicadores sociais que precisam ser monitorados. Com essa readequação, teremos a possibilidade de monitorar as políticas públicas que estamos realizando, o cumprimento das ações que assumimos através do Pacto pelo Desenvolvimento Social”, completou o governador.

Com relação à fusão das duas secretarias, ele esclareceu que vai permitir que tenhamos uma nova secretaria com 30% de sua estrutura de cargos comissionados. “Apenas a parte administrativa dessas secretarias será fundida, pois a parte técnica continuará com autonomia”, afirmou.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano será modificada com a criação da Secretaria Executiva do Desenvolvimento Humano e Trabalho e da Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária. Com isso, a Fundação de Ação Comunitária (FAC) deixa de existir como estrutura de administração indireta e dá origem a essa secretaria executiva, que funcionará com 40% da estrutura de pessoal da FAC.

Outras mudanças – Para a nova gestão, o governador Ricardo Coutinho anunciou outras mudanças importantes. A Defesa Civil passará a compor a estrutura da Secretaria de Estado do Governo, que por sua vez  ficará com as Secretarias Executivas da Casa Civil e da Casa Militar. Serão centralizadas na Secretaria Executiva da Casa Civil as ações de suporte financeiro e administrativo das Secretarias Executivas da Casa Militar e da Casa Civil.

Outra novidade será a transformação do Escritório de Representação do Governo do Estado em Brasília em Secretaria de Estado de Representação Institucional, tendo em sua estrutura a Secretaria Executiva de Representação Institucional. “Precisamos reforçar a nossa presença em Brasília, dar a ela mais qualidade, atrair mais investimentos para o nosso Estado, gerar mais empregos, atrair mais empresas e ampliar as que já existem”, explicou Ricardo Coutinho.

A transformação da atual Secretaria de Estado da Interiorização da Ação Governamental na Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido, tendo em sua estrutura a Secretaria Executiva da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido. O Cooperar e o Procase serão órgãos ligados à essa secretaria.  Com isso, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca perde atuação no âmbito da agricultura familiar. “Com essa mudança, objetivamos, entre outras ações, tornar ainda mais eficiente o cuidado com os nossos recursos hídricos. O semiárido precisa desse olhar especial”, esclareceu o governador.

O DER, Suplan, Cagepa, PBGás, Docas, Cehap, Aesa, Sudema e Fapesq serão órgãos vinculados à secretaria nascida da fusão da Infraestrutura com Recursos Hídricos, Ciência e Tecnologia. Já a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos da Paraíba (CDRM) passa a compor a estrutura da Cinep, como Diretoria de Recursos Minerais e Hidrológicos. “Fizemos a fusão da CDRM não por falta de eficiência, mas para tornar ainda mais eficiente a sua ação. Para se ter uma ideia, houve a perfuração de mais de 1.100 poços artesianos. Então, não é por falta de trabalho, mas para que sejam ainda mais incrementadas essas ações”, enfatizou.

Emater, Interpa e Emepa passarão a ter unificação da gestão administrativa. Com isso, esses órgãos terão um único diretor-presidente e uma diretoria administrativa centralizada e única. “Para que os órgãos públicos sejam eficientes na prestação de serviços ao cidadão paraibano, é preciso que dialoguem, que tenham ações convergentes, para que ocorram os melhores resultados possíveis. Executamos um excelente trabalho. Para se ter uma ideia, foram mais de 8 mil propriedades regularizadas em quatro anos. Porém, com essa unificação, buscamos melhorar nesse sentido ainda mais”, disse o governador Ricardo Coutinho.

A Lotep passará a ser vinculada à Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico. A PBTur, PBTur Hotéis, Cinep, Imeq-PB, Jucep também serão vinculados à essa secretaria, que terá em sua estrutura a Secretaria Executiva do Empreender e ainda a Secretaria Executiva do Desenvolvimento Econômico e a Secretaria Executiva do Turismo.

A Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer será desmembrada. Com isso, surgem a Secretaria Executiva da Juventude e a Secretaria Executiva do Esporte e Lazer. E a Funecap será extinta e transformada em Diretoria Executiva de Desenvolvimento Estudantil da Secretaria de Estado da Educação.

“Mesmo com o momento difícil por que passa todo o país, é importante ressaltar que as mudanças que vamos implementar buscam não apenas economizar, racionalizar, mas sobretudo otimizar os serviços prestados à população. Ampliamos a Secretaria da Educação porque era necessário. Essa secretaria tem um orçamento de mais de R$ 1 bilhão, e atende a mais de 320 mil estudantes. Então, vimos na ampliação, uma forma de melhorarmos ainda mais os indicadores educacionais e desburocratizar algo que precisa ser agilizado”, finalizou Ricardo Coutinho.


Secom

GTE de Sousa prende jovem com arma e droga em sua residência no Projeto Mariz

Em diligência, policiais civis do Grupo Tático Especial (GTE) chegaram ao traficante Francisco Carlos Xavier, de 18 anos, residente no Projeto Mariz, conhecido no mundo do crime por “Carlinhos” e em posse do mesmo – encontraram meio quilo de maconha e uma espingarda calibre 12.
Com “Carlinhos”, estava um menor que foi detido e conduzido à Delegacia de Sousa, porém, o mesmo foi liberado em seguida por não haver ligação com os fatos.

A prisão se deu por volta de meio dia desta segunda-feira (22) e agitou a área policial daquela cidade.



Da redação 

Capotamento na BR-230 em São Gonçalo deixa uma mulher morta, motorista e criança de oito meses feridas

Um capotamento foi registrado na manhã dessa segunda-feira (22), nas imediações do Núcleo I em São Gonçalo/Sousa/PB, quando um veículo Fiat Pálio de cor vermelha, placas: OSR-4943, inscrição de Iguatu/CE capotou na BR-230 e deixou o saldo de uma mulher morta.

Ainda de acordo com testemunhas, uma jovem, a motorista do carro e sua filha de oito meses foram socorridas pelo SAMU para o Hospital Regional de Sousa – ambas não correm risco de morte.
Até o fechamento dessa matéria, as vítimas não haviam sido identificadas pela nossa reportagem. Em instantes maiores informações.


Fotos: Junior Soares
Da redação

Trócolli vai para secretaria de Governo em Brasília e Olenka Maranhão assume na AL

O deputado estadual reeleito Trócolli Júnior (PMDB) confirmou na manhã do último domingo (21), que assumirá uma secretaria na gestão de Ricardo Coutinho (PSB). 
O parlamentar adiantou que o escritório que o Governo do Estado mantém em Brasília será transformado em secretaria e que ele cuidará da pasta.
Com a ida de Trócolli para o governo, a primeira suplente de sua coligação, Olenka Maranhão (PMDB) deve assumir a cadeira na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).
Polêmica Paraíba

sábado, 20 de dezembro de 2014

Dor de barriga teria sido motivo de vereadores falarem não para “jantar” com Zé Aldemir. Entenda!

Ou lá, ou cá” havia dito Carlos Antônio para vereadores com tendência seguir as orientações de Zé Aldemir.

Matéria publicada na coluna “Faisqueira” do jornal Gazeta do Alto Piranhas da última sexta-feira (19), trouxe a seguinte redação:

- A não realização de um jantar entre os vereadores e o deputado estadual José Aldemir teria “gorado” depois de uma intervenção do ex-prefeito Carlos Antônio, que teria dirigido uma mensagem aos edis: “ou lá ou cá”. Em outras palavras: Quem for pra Zé será oposição ao governo municipal/estadual e perderá todas as “boquinhas”. Para justificar a ausência no jantar todos teriam alegado está com dor de barriga.

Há quem diga que os vereadores que disseram não ao deputado – também seguiram suas orientações para votar em Cássio, mas, o deputado ainda pensando poder conduzi-los ao caminho oposicionista não conseguiu dessa vez.



Da redação

Moto bate na traseira de carro em Cajazeiras, duas pessoas ficam feridas

Uma motocicleta com dois ocupantes, que trafegava pela Avenida Severino Cordeiro, no inicio da noite deste sábado (20), por volta das 18hs30, nas imediações do Cemitério Municipal Nossa S. Aparecida chocou-se violentamente na traseira de um veículo, Corsa, cor verde, quando este, saia da Avenida Comandante Vital Rolim – sentido PB-393.

Um homem e uma mulher, condutor e passageiro da motocicleta caíram ao solo e sofreram lesões.

Ainda de acordo com testemunhas, no Corsa, havia uma mulher vestida de noiva e um noivo, do referido veículo ninguém se feriu. Uma unidade do SAMU e uma viatura do Corpo de Bombeiros chegaram rápido e efetuaram os primeiros socorros – conduzindo os feridos ao Hospital Regional de Cajazeiras.


Da redação

Continua repercutindo nacionalmente informações do MEC sobre os 27 piores cursos de medicina do Brasil. Confira a lista!

O Ministério da Educação (MEC) publicou na última quinta-feira (18) as notas do ciclo de avaliação do ano de 2013 de cursos superiores na área de saúde. Os resultados estão disponíveis no Diário Oficial da União.


Na avaliação de 154 cursos de medicina, 27 foram considerados insatisfatórios porque obtiveram CPC nível 2, em uma escala que vai de 1 a 5. O desempenho no CPC engloba a nota do curso no Enade, a infraestrutura das instituições de ensino, a titulação dos professores, entre outros itens.

Abaixo, a lista completa dos 27 cursos, que incluiu a UFCG, Campus V de Cajazeiras - PB.

Da redação 
Com informações

Secretaria de Cultura e Governo do Estado promovem em parceria, “Feira de Economia Solidária” em Cajazeiras

A Prefeitura Municipal de Cajazeiras – por meio da Secretaria Executiva de Cultura em parceria com o Governo do Estado da Paraíba promovem “Feira de Economia Solidária”, que deu inicio na noite da última sexta (19) e se estende até o dia (31/12). Vale apena prestigiar!
A referida ação se dá para promover renda aos artesãos do município e acontece sempre a partir das 19 horas, na Praça Dom João da Mata (Praça da Prefeitura) e tem como prerrogativa difundir a cultura popular.

Em especial, hoje, sábado (20), haverá apresentação musical e de dança.


Fotos: Daniel Oliveira
Da redação

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Ensaio de Eliana Amaral nua na revista Sexy para o próximo mês

Eliana Amaral seguem bem os passos traçados por Andressa Urach. A vice Miss Bumbum, assim como sua antecessora, vem fazendo mais sucesso que a vencedora do concurso. Agora, a loira estampa a capa de janeiro da revista "Sexy".

Sexy