domingo, 30 de agosto de 2015

Rômulo participa de atividades do PSD em vária regiões da PB

Presidente estadual do PSD, o deputado federal Rômulo Gouveia cumpre uma agenda intensa neste final de semana, o parlamentar aproveitou o período que não tem atividades no Congresso para intensificar ações no Estado para fortalecer o PSD. Gouveia cumpriu agenda no Litoral Norte, Agreste, Cariri e Brejo.
Na última sexta (28), ele esteve na cidade de Baía da Traição, onde participou de uma visita ao Sítio Faisão, uma das reservas florestais da Paraíba, para discutir a preservação da área com lideranças locais: “Fernando e Dilson me apresentaram toda diversidade ecológica desta belíssima reserva e ao mesmo tempo a necessidade de mais investimentos na infraestrutura turística de toda esta região”.
No sábado (29), Gouveia esteve no Cariri e prestou contas das suas atividades parlamentar, se reuniu com filiados do PSD e lideranças locais. Relator da Comissão Externa de Acompanhamento das Obras de Transposição do São Francisco, Rômulo aproveitou para compartilhar sua preocupação com crise hídrica que atinge a maior parte do estado da Paraíba. “Temos problemas aqui no Cariri e Campina Grande está prestes a aumentar o racionamento para prevenir o colapso”. Ele aproveita a visita para reforçar os detalhes de seu relatório. O deputado também, se reuniu com lideranças da região: vereadores, prefeitos e ex-prefeitos.
Em Alagoa Grande, no brejo paraibano, Rômulo participou da convenção do PSD e deu posse a Executiva Municipal: Fernando Fortunato, presidente;  Ítalo Avelar, vice; André Fernandes, secretário e como presidente de honra do partido, o ex-vice-prefeito Sobrinho.
Assessoria

"Negligência. Matam os bons e deixam os doentes. Tem vacina!"

"Muitos animais são mortos com exames falso-positivos e muitos falso-negativos ficam vivos". Disse Neto veterinário. E mais: "existe vacina!"

O Programa Café Conectado da terça (25) recebeu o Médico Veterinário Francisco de Assis Neto da CLINVET, de Cajazeiras. Neto falou sobre vários assuntos relacionados à saúde do animal e consequentemente da saúde pública, focado na prevenção de doenças nas comunidades.
O veterinário esclareceu sobre diversos assuntos relacionados à saúde dos cães, como a Leishmaniose, especialmente a problemática nos animais de rua. "O cão portador de calazar pode ser abraçado, beijado, não vai transmitir a doença assim, nem em contato com o sangue dele".  Enfatizou, inclusive sobre outros animais que podem ser reservatórios, como ratos e até os próprios humanos.
Alertou ainda sobre a Leishmaniose: "É uma doença negligenciada; muitos animais são mortos com exames falso-positivos e muitos falso-negativos ficam vivos". E mais: "existe vacina"!
Sobre o mosquito transmissor do calazar, o veterinário explicou sobre a diferenciação com o mosquito da dengue, com relação ao criadouro e formas de eliminação do vetor responsável.
"A comida que se faz para a família não deve ser a mesma para o animal. A carne deve ser cozida, só que sem os condimentos", explica o profissional sobre problemas que os temperos usados podem trazer à saúde dos 'peludinhos'. Além de quais frutas e alimentação diversa pode ser utilizada para eles.
Falou ainda sobre a qualidade das rações e riscos que trazem as de má qualidade. "Observar as fezes e urina, podem indicar muitas enfermidades".
Neto conversou sobre projetos que deram certo em outras regiões no que diz respeito a controle de natalidade em animais de ruas. A esterilização seria a via mais efetiva e definitiva nesse processo, não só no combate a superpopulação de cães e gatos, como também no aumento da esperança de vida dos animais.
Dentro da diversidade de assuntos abordados Neto falou sobre as injeções anti cio e o risco à saúde do animal. Assim como opinou sobre os 'maus tratos causados nos animais que são alimentos para os humanos: "mesmo sendo para consumo o animal deve ter seu bem-estar garantido".
Diário do Sertão

sábado, 29 de agosto de 2015

PMDB encomenda pesquisa em Lavras da Mangabeira/CE e atesta que 76% dos entrevistados reprovam governo Dilma

Popularidade de Dilma se esfarelou até no Nordeste
Uma pesquisa inédita encomendada pelo PMDB do Ceará ao Ibope conseguiu fazer uma fotografia sem photoshop do que aconteceu com Dilma Rousseff da eleição para cá.

Na cidade de Lavras da Mangabeira, de 31 000 habitantes, Dilma obteve a inacreditável marca de 86,6% dos votos no segundo turno, em outubro passado. Agora, de acordo com a pesquisa realizada em agosto, ou seja, dez meses depois, 76% dos habitantes reprovam o governo.

Sua popularidade, portanto, esfarelou-se, até em pequenas cidades nordestinas que a apoiaram de forma esmagadora.


Dilma reúne governadores do NE para discutir novas fontes de investimento na saúde

A presidente Dilma Rousseff reuniu os nove governadores do Nordeste no Palácio da Abolição, em Fortaleza, no Ceará, um encontro que durou quase três horas, passando da meia noite. Ela chamou os governadores para iniciar uma discussão a respeito de novas fontes de financiamento para a saúde. O governo federal destacou que a ampliação dos serviços prestados, com a expansão do atendimento após a implantação do Mais Médicos, exige maior nível de investimento na área. Na Paraíba, com a ampliação de mais de mil novos leitos ao longo dos últimos quatro anos e meio, o custeio mensal passou de R$ 13 milhões para R$ 55 milhões.
Os governadores reafirmaram a necessidade de novas fontes por parte da União. E sugeriram estudos para definição de modelos de divisão e formas de composição da receita dessas novas fontes. “Municípios e, especialmente, os estados não têm como suportar sozinhos um peso tão grande na saúde com serviços que exigem atendimentos cada vez mais complexos”, destacou o governador Ricardo Coutinho.
Na Paraíba, dez hospitais foram construídos ou reformados e o Governo do Estado ainda está concluindo o hospital metropolitano de Santa Rita, que irá disponibilizar para a população 209 leitos, sendo 30 de UTI, além de atendimento ambulatorial, imediato de emergência, urgência e trauma, e de pacientes em internação, com apoio ao diagnóstico e terapia.
Estavam presentes na reunião os ministros da Justiça, José Eduardo Cardoso; da Saúde, Arthur Chioro; da Assistência Social, Tereza Campello; da Educação, Renato Janine Ribeiro; e do Planejamento, Nelson Barbosa, além do secretário geral da Presidência, Miguel Rosseto.

Agência Estado

Papiro que afirma que Jesus tinha uma esposa é autêntico, dizem cientistas

Um estudo conduzido por três equipes de cientistas de Harvard, Columbia e MIT (Massachussetts Institute of Technology) chegou à conclusão de que Jesus Cristo era casado. A pesquisa levou em conta um antigo papiro, estudado nos últimos anos por especialistas.

Escrito na língua copta, idioma que deixou de existir no século 17, o papiro se chama “Evangelho da Esposa de Jesus” e, quando descoberto em 2012, foi negado pelo jornal do Vatican, que à época afirmou que o papiro “era falso, tinha gramática pobre e origem incerta”.

O papiro traz à tona a frase “Jesus disse-lhes: ‘Minha esposa…’” e faz referência também a uma discípula mulher. Por conta dessa referência ao fato de Jesus ser casado, as escritas achadas em um documento de 4cm por 8cm causaram tanta polêmica.

Com 8x4 cm, papiro encontrado em 2012 é alvo de muita polêmica (Reprodução)


A composição química do papiro e os padrões de oxidação são consistentes com outros papiros antigos, ao comparar o fragmento do Evangelho da Esposa de Jesus com o Evangelho de João”, escreveram os pesquisadores no artigo publicado na revista Harvard Theological Review. 

A pesquisa, porém, não acabou de vez com a polêmica. O egiptologista Leo Depudydt, um dos mais renomados do mundo e da Brown University, afirma que existem erros gramaticais do copta e o uso de negrito nas palavras “minha esposa” mostram que se trata de um documento falso.

Yahoo


Polícia 1 X 0 Crime: GTE prende três homens acusados de tentar roubar 2 quilos de ouro em Pombal

Francisco Éverton Alves da Silva, Luciano Pereira e Genivaldo Carlos de Sousa foram presos, na manhã deste sábado (29), em Patos, acusados de assaltos na região do Sertão. A prisão foi efetuada pelo Grupo Tático Especial de Patos e a Delegacia de Roubos e Furtos de João Pessoa.
Segundo a polícia, a prisão ocorreu por volta das 05h00, quando os supostos assaltantes teriam tentado roubar 2kg de ouro na residência de um comerciante da cidade de Pombal.
Na fuga, eles foram abordados pelos policiais civis na BR-230, nas proximidades da Cruz da Menina, em Patos.
Também foram apreendidos um revólver Taurus calibre 38, uma pistola Taurus calibre 380 e 38 munições intactas.
Foi lavrado o auto de prisão em flagrante dos mesmos e em seguida foram encaminhados ao Presídio de Segurança Máxima de Patos.

MaisPb

Crime 1 X 0 Polícia: bandidos explodem terminal do Bradesco de Nazarezinho, no Sertão da Paraíba

Cerca de cinco elementos ainda não identificados, invadiram a cidade de Nazarezinho, no Sertão da Paraíba, na madrugada deste sábado (29), e explodiram um caixa eletrônico do Bradesco. Durante a ação criminosa, os elementos chegaram a trocar tiros com um policial do destacamento local, que conseguiu atingir o tanque do carro que seria usado na fuga, obrigando os assaltantes a saírem correndo e fugirem em algumas motocicletas, que dava apoio ao bando.
Dentro do carro que ficou para trás, foi encontrada gasolina e algumas sandálias, que deveriam ser usadas após a fuga. O veículo seria possivelmente incendiado, para não levantar suspeitas.
Após uma intensa troca de tiros pela cidade, os bandidos conseguiram fugir levando uma certa quantia em dinheiro ainda não divulgada.
Policiais do 14º BPM foram informados do assalto e realizaram diligências por toda a área, mas até o presente momento não se tem informações de prisões.
Esse é o terceiro caixa eletrônico explodido na região de Sousa - em um mês. A população da pequena cidade de Nazarezinho ficou bastante assustada com o acontecido.

Da redação 
Com informações da PM e Ângelo Lima

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Nonato filia Bonifácio Rocha em Patos e PPS abre caminho para a terceira via no município

O PPS da cidade de Patos tem novo comando. O ex-secretário Executivo de Finanças do Estado e vereador Bonifácio Rocha passa a ser o novo presidente e ao mesmo tempo o coordenador do partido em toda a região das Espinharas.

O vice-prefeito de João Pessoa e presidente estadual do PPS, Nonato Bandeira, esteve na manhã dessa sexta-feira (28) na cidade de Patos e oficializou a nova direção partidária, garantindo total apoio para a reestruturação da legenda e assumindo também o compromisso de autonomia municipal para, inclusive, viabilizar-se a formação de uma terceira via na cidade patoense.

"Confiamos plenamente na capacidade de articulação política de Bonifácio Rocha em conduzir os destinos do PPS no município. Ele tem história, tem uma imagem de seriedade e de assumir compromissos, além de ter a compreensão exata do que significa coerência partidária e a necessidade dos partidos terem vida orgânica, passando bem longe de acordos meramente eleitoreiros, que não visem o desenvolvimento das cidades com inclusão social e participação popular", afirmou Nonato Bandeira.

O novo presidente do PPS de Patos, Bonifácio Rocha, disse que se sentia honrado não só com o convite, mas com a proposta do partido de autonomia municipal e da possibilidade em abrir um processo de discussão de uma terceira via política na cidade.

"Esse convite veio em boa hora, pois eu queria voltar para a política partidária, da qual estava afastado há dois anos. Existe um espaço para a terceira via na cidade de Patos, inclusive com alguns nomes se propondo a encabeçar esse movimento, mas a consolidação só se dará no próximo ano depois de muitas discussões com a sociedade e os agentes políticos", afirmou Bonifácio.

A nova composição do Diretório de Patos terá, além de Bonifácio, Luiz Carlos Soares, como vice-presidente; o secretário geral é Maciel Alves Ramalho; Karine Morais assume a tesouraria e José Luiz de Medeiros compõe a Executiva como membro titular.



Assessoria

Após entregar 5 mil metros de calçamento, Prefeitura de Cajazeiras inaugura pavimentação em distrito

ruas2
A Prefeitura de Cajazeiras, através da Secretaria de Infraestrutura tem investido em implantação de pavimentação em vários pontos da cidade onde existiam vias de terra, melhorando o tráfego para a população.

Por ocasião da Semana da Cidade, a prefeita de Cajazeiras, Denise Albuquerque, juntamente com seu vice-prefeito, Júnior Araújo e equipe de auxiliares da administração municipal, presentearam a população com o calçamento de mais três importantes ruas da cidade.
Foi calçado o prolongamento da Rua Francisco Décio Saraiva, que antes era uma via de terra e fica localizada no Centro da cidade, assim como a Rua Abel Moreira da Nóbrega que dá acesso ao Hospital Regional de Cajazeiras e a Rua Mariah Gouveia Coelho, na zona norte da cidade.
Os serviços foram feitos pelo engenheiro Crispim Coelho através de compensação tributária. De acordo com Crispim, foram calçados cerca de cinco mil metros quadrados.
Já no distrito de Boqueirão de Piranhas, a Rua Heleno Gomes da Silva está ganhando cara nova com a pavimentação que, além de melhorar o tráfego, diminui a poeira no local. A comunidade está agradecida pelo novo calçamento que deve ser entregue na próxima sexta-feira (04).
A prefeita Denise Albuquerque destacou mais uma vez a importância de pavimentar ruas da cidade e da zona rural. Segundo ela, a Secretaria de Infrastrutura vai continuar realizando os citados serviços em diversos pontos do município.
Secom

Paraíba joga mal e perde para o Nacional de Pombal por 2×1

Em partida do campeonato paraibano da segunda divisão, realizado na noite da última quinta-feira (27), Paraíba Sporte Clube de Cajazeiras e Nacional de Pombal se enfrentaram no Perpetão. Por essa nem o mais pessimistas dos torcedores do Paraíba poderia esperar. Perder para o Nacional de Pombal em casa, não passava nem por longe pelos planos da diretoria e comissão técnica da “Cobra Coral do Sertão” que fez feio diante da sua torcida.

Irreconhecível desde os primeiros minutos de jogo, a equipe do Paraíba não conseguiu imprimir seu ritmo e a retranca bem armada pelo treinador do Nacional contribuiu mais ainda para o time não se achar na partida.

Com um meio campo sem inspiração e uma zaga falha, o Paraíba foi surpreendido logo no início do primeiro tempo pela equipe do Nacional que abriu o placar numa jogada de bola parada, que alçada na área foi desviada de cabeça, sobrando para o volante Fernando que dentro da pequena área escorou para o fundo das redes do goleiro Gerson.

Mesmo com o gol, o Paraíba continuou tendo mais volume de jogo, porém, penava na criação que não funcionou no meio campo, enquanto as investidas do Nacional nos contra-ataques, vez por outra, levavam perigo a meta defensiva do time cajazeirense.

Na segunda etapa foi à vez do Paraíba surpreender, e logo nos primeiros minutos após uma jogada bem trabalhada do meio campo, o volante George empatou o jogo, animando a torcida tricolor presente ao Perpetão. No entanto, o Nacional não se abateu e continuou recuado, marcando forte, e numa outra bobeira da zaga novamente de bola parada a equipe de Pombal desempatou o jogo através do zagueiro Tandera, escorando de cabeça o cruzamento para delírio da sua torcida que compareceu em bom número ao estádio Perpetão.


E continuou assim até o trilhar do apito final, nem a expulsão de dois jogadores do Nacional fez com que o Paraíba reagisse no jogo. A equipe cajazeirense deixou o campo xingado pela torcida, enquanto o Nacional foi ovacionado pelos seus torcedores. No próximo domingo o time de Pombal volta ao Perpetão para enfrentar o Cruzeiro de Itaporanga. Já o Paraíba volta a campo contra o próprio Nacional na quarta (02) fora de casa, na cidade de Pombal.


Da redação
Com blog do furão

Médicos encontram barata e seus 25 filhotes dentro de ouvido de jovem


Médicos da provincial de Guangdong, na China, ficaram horrorizados com o que encontraram dentro do ouvido de um paciente. Ao examinar o jovem que alegava sentir dores na cabeça, eles descobriram não somente uma barata, mas também outros 25 filhotes do inseto dentro do canal auditivo do rapaz. 

Identificado apenas como Li, o jovem de 19 anos acordou no meio da noite com o ouvido coçando e doendo. Ao chegar no hospital pela manhã, recebeu a nojenta notícia dos médicos. 
A equipe médica acredita que a barata tenha se alojado no ouvido dele antes de colocar seus ovos. Yang Jing, médico do Hospital Chang’an Xiaobian disse que a barata estava bloqueando completamente o canal do rapaz. 

Após extrair o bicho de três polegadas, os médicos descobriram outras pequenas baratas que estavam dentro de casulos por quase três semanas. Segundo a equipe, se Li tivesse demorado mais, as baratas teriam destruído seu ouvido por completo. 

Baratas são uns dos insetos mais resistentes do planeta, podendo ficar ativas por quase um mês sem qualquer tipo de alimento. Elas normalmente preferem ambientes escuros e quentes, como no caso, o canal auditivo do rapaz. 

Yahoo

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

TRF acata pedido da OAB e tranca ação contra advogado da Paraíba

O Tribunal Regional Federal da Quinta Região (TRF5), com sede em Recife (PE), acatou, por unanimidade, na manhã desta quinta-feira (27), Habeas Corpus movido pela Procuradoria Nacional de Defesa das Prerrogativas do Conselho Federal da OAB para trancar ação penal movida pelo Ministério Público Federal, em Sousa, contra três advogados, entre eles o cajazeirense Jonas Bráulio (foto), acusados de praticar fraude processual, ao atuar na defesa de clientes denunciados na Operação Andaime.
A intervenção da OAB Nacional no caso se deu em virtude de articulação do presidente da OAB-PB, Odon Bezerra; do conselheiro federal, Carlos Frederico Nóbrega Farias; e do presidente da Subseção da OAB de Cajazeiras, João de Deus Quirino Filho, junto ao presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coelho.
Hoje, o conselheiro Carlos Frederico e João de Deus Quirino fizeram sustentação oral na Primeira Câmara do TRF5, onde aconteceu o julgamento, para defender as prerrogativas dos advogados paraibanos. O relator da matéria foi o desembargador Manoel Erhadt. Seu voto pelo trancamento da ação foi seguido pelos demais desembargadores. O parecer do Ministério Público Federal também foi pelo acatamento do Habeas Corpus da OAB.
“Sempre que tiver sido violada a prerrogativa dos advogados no seu exercício profissional, tomaremos todas as medidas necessárias para coibir essa ilegalidade”, sustentou o conselheiro federal da OAB, Carlos Frederico.

Cristiano Teixeira – MaisPB

Paraíba tem a 2ª melhor proporção de PM por habitantes do Nordeste

A Paraíba tem a segunda melhor proporção de policial militar por habitantes da Região Nordeste. Conforme dado divulgado no “Perfil dos Estados e Municípios Brasileiros 2014” divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última quarta-feira (26), o estado possui uma proporção de um PM para cada 423 habitantes. 

A correlação nacional ficou estabelecida em um policial militar para cada 473 habitantes. No total, a Paraíba possuía até 2014 um efetivo de 9.263 policiais militares.
Na proporção de policiais civis, a Paraíba ocupa a quarta pior do colocação do Nordeste, com um policial civil para cada 2.172 habitantes, bem acima da média brasileira, que é de um policial civil para cada grupo de 1.709 pessoas. Até o ano passado, conforme o IBGE, os paraibanos contavam com um efetivo da Polícia Civil de 1.802 policiais.
Ainda de acordo com o “Perfil dos Estados e Municípios Brasileiros 2014”, apenas 15,7% das cidades paraibanas possuem Guada Municipal Civil. O G1 fez contato na quarta-feira (26) com a Secretaria de Estado da Defesa Social para comentar os dados da pesquisa, mas a resposta não foi enviada até a manhã desta quinta-feira (27).
G1

TCE acata iniciativa do Ministério Público de Contas e adere à campanha “10 medidas contra Corrupção”

O Tribunal de Contas da Paraíba aderiu à campanha do Ministério Público Federal, em defesa do projeto “10 Medidas Contra a Corrupção, Eu apoio essa ideia”, deflagrada pela Procuradoria da República em todo o país. Na tarde da última terça-feira (25), no gabinete da Presidência do TCE, o conselheiro André Carlo Torres Pontes, vice-presidente, no exercício da Presidência, recebeu a visita do procurador federal, Rodolfo Alves, ao lado da procuradora-geral do TCE, Elvira Samara Pereira de Oliveira, e assegurou irrestrito apoio à iniciativa, que tem como objetivo conseguir 1,5 milhão de assinaturas para que seja apresentado um projeto de lei de iniciativa popular. “São medidas justas que têm o apoio dos órgãos de controle e merecem o apoio da população”, disse o conselheiro.

Durante o encontro, o conselheiro André Carlo Torres, que também é coordenador do Fórum Paraibano de Combate à Corrupção – FoccoPB, acatou a propositura da procuradora Elvira Samara, e integrou a campanha de assinaturas do MPF à programação da I Mostra Paraíba Transparente, que começa na tarde desta quarta-feira (26), no Centro Cultural Ariano Suassuna, no TCE, e tem por finalidade avaliar as práticas de transparência pública nos municípios paraibanos. O evento deve reunir mais de 900 participantes, que já haviam assegurado inscrições, e é um fórum adequado para divulgação e coleta de assinaturas para o projeto.

No evento, observou Elvira Samara, o Ministério Público de Contas da Paraíba (MPC-PB), vai oficializar sua adesão à campanha do Ministério Público Federal, em prol da campanha de assinaturas em defesa do projeto de combate à corrupção. Ela explicou que as medidas agrupam anteprojetos de lei que objetivam aprimorar a prevenção e o combate à corrupção e à impunidade.

Buscam, entre outros resultados, agilizar a tramitação das ações de improbidade administrativa e das ações criminais; instituir o teste de integridade para agentes públicos; criminalizar o enriquecimento ilícito; aumentar as penas para corrupção de altos valores; responsabilizar partidos políticos e criminalizar a prática do caixa, bem como revisar o sistema recursal e as hipóteses de cabimento de habeas corpus; alterar o sistema de prescrição e instituir outras ferramentas para recuperação do dinheiro desviado.

A procuradora observou que as denúncias de corrupção envolvendo autoridades públicas e representantes de empresas privadas vêm sendo alardeadas com lamentável frequência. “Ministério Público de Contas da Paraíba vê nessa campanha um instrumento não apenas para se alcançar a aprovação dos projetos de leis propostos, mas antes, e sobretudo, um meio para conclamar a sociedade a discutir e apoiar as matérias tratadas nessas 10 medidas, fomentando a tão significante participação popular nessa questão de indiscutível relevância social, o combate a corrupção – mal que tanto prejuízo causa à sociedade em geral”, finalizou.



AscomTCE/FoccoPB (Genésio Sousa)