quarta-feira, 1 de julho de 2015

PF deverá voltar ao Sertão paraibano para cumprir mandados de busca, apreensão e prisão por fraude no seguro DPVAT

foto meramente ilustrativa
Uma grande operação policial autorizada pelo Ministério Publico da Paraíba, está na estrada, a caminho de importante cidade sertaneja e de posse a diversos mandados de prisão, busca e apreensão em escritórios de advogados, clínicas médicas e residências de pessoas envolvidas.

Segundo informações chegadas a nossa reportagem, um verdadeiro esquema de fraudes no seguro DPVAT motivou as investigações e desde profissionais ligados aos primeiros atendimentos hospitalares até servidores públicos estão envolvidos. A Polícia Federal tem nomes e todo o organograma de uma quadrilha especializada em desviar os pagamentos de acidentes diversos e outras ocorrências em hospitais e apresentar como vítimas do trânsito, para receber o seguro DPVAT.

Ainda de acordo com uma vítima de acidente – que precisou apresentar documentos após se recuperar, a mesma buscou pelo recebimento do seguro e percebeu que alguém já havia recebido o benefício anteriormente. O MP foi acionado e uma investigação fora iniciada. Segundo as investigações do MP, há também o envolvimento de médicos e outros profissionais de saúde. De acordo com o MP, tão logo haja a conclusão de trabalhos complementares irá apresentar uma suplementação para incluí-los no rol de acusados.

Recai sobre os acusados - associação criminosa, falsificação de documentos públicos, falsificação de documentos particulares, falsidade ideológica, falsidade ideológica qualificada, emissão de certificado ou atestado ideologicamente falso, inserção de dados falsos em sistema de informações, corrupção ativa, coação e estelionato.

O Sertão paraibano será palco de mais um escândalo em rede nacional da grande mídia. É aguardar o desfecho.



Da redação

Delegado baleado em Uiraúna reage bem a tratamento e já responde a estímulos

O delegado Leonardo Machado, que foi baleado no começo do mês na cidade de Uiraúna, após discutir com o Ivamar de Paiva Barreto, acusado pelo crime, está reagindo bem ao tratamento intensivo realizado no Hospital de Trauma de João Pessoa. A informação é do diretor da unidade, Dr. Edvan Rodrigues.

Edvan explicou que o lado direito do cérebro do delegado, que é responsável mais pela parte emotiva e temperamento foi totalmente preservado. Já a parte esquerda do cérebro, que é a considerada executora e na parte de trás, responsável pelo equilíbrio, motricidade, forças, compreensão de falas, idiomas, fala, foram às atingidas.

No momento conseguimos acorda-lo. A primeira tentativa, ele respondeu bem aos estímulos de motricidade respondendo com gestos como entendendo o que estávamos falando com ele, mas é praticamente impossível sair de um trauma como esse sem sequelas”, destacou o médico.


Apesar da declaração, Dr. Edvan informou que a equipe está buscando que o mínimo de sequelas sejam possíveis em se confirmando a recuperação. “Só não podemos determinar ainda se ele conseguirá voltar à vida profissional. Já que ele atua em área não só intelectual, mas também física. O tempo que vai dizer. Temos conduzido o caso com todo cuidado possível e ele tem respondido de forma satisfatória”, revelou.
 O comerciante Ivamar de Paiva Barreto, apontado pelas investigações da Polícia Civil da Paraíba como autor dos tiros contra o delegado Leonardo Machado, 37 anos, foi condenado por homicídio no Rio Grande do Norte e continua foragido. Qualquer informação sobre o paradeiro do acusado entrar em contato com os telefones acima mencionados.


Da redação
Com paraiba.com.br

Câmara rejeita texto-base da PEC que reduz maioridade penal

Estudantes fizeram protestos e foram impedidos de entrar no plenário. Texto reduzia de 18 para 16 anos maioridade penal para crime hediondo.

A Câmara dos Deputados rejeitou nesta terça-feira (30) o texto-base da proposta de emenda à Constituição (PEC) que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos nos casos de crimes graves. Para ser aprovada, a PEC precisava de ao menos 308 votos favoráveis – equivalente a 3/5 do número total de deputados –, mas somente 303 deputados foram a favor. Outros 184 votos foram contra e houve 3 abstenções.

Apesar da derrubada da matéria, a Casa ainda precisará votar o texto original, que reduz a idade penal para 16 anos em qualquer crime. De acordo com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a votação deverá ser retomada na próxima semana ou depois do recesso parlamentar de julho. Se a matéria for rejeitada outra vez, a proposta será arquivada. Continue lendo...

G1

Patos recebe no próximo sábado III Caravana do Coração

Municípios da regional de Patos mais uma vez receberão a Caravana do Coração. Esta é a terceira vez que a parceria do Governo do Estado com a ONG pernambucana Círculo do Coração, possibilitará atendimentos a crianças e gestantes que apresentam problemas cardíacos.

Os atendimentos acontecerão a partir das 8h de sábado (4) na FIP – Faculdades Integradas de Patos, na Rua Horário Nóbrega, Bairro Belo Horizonte. Os municípios cadastraram 100 crianças e mulheres grávidas, que terão atendimento especializado sem a necessidade de viajar a grandes distâncias de casa.

A exemplo de João Pessoa e Campina Grande, Patos também já dispõe da “Sala do Coração”, com equipamentos modernos à disposição dos médicos especialistas, que fazem todo o trabalho de diagnóstico e acompanhamento dessa clientela acima citada. Além disso, é usada para aulas, estudos de casos, discussão produção literária da área e em torno das atividades da Círculo do Coração, que vão ajudar bastante nos estudos dos profissionais de saúde.

A Caravana tem ajudado a salvar muitas vidas. “É uma parceria que vem dando certo. Muitas crianças que tiveram problema de coração detectado ainda no ventre materno pela equipe do Círculo já fizeram cirurgia. Hoje a Paraíba é um dos estados brasileiros mais organizados em se tratando de saúde da criança, na parte cardiológica”, comentou José Leudo Farias, gerente regional de saúde, enaltecendo a satisfação da população de Patos e mais doze municípios que estão sendo contemplados com os serviços.

A Caravana iniciou os trabalhos na Paraíba, nesta terceira edição, na última segunda-feira por Cajazeiras e está passando por Sousa, Pombal e Catolé do Rocha. A equipe, que faz parte da Rede Cardiológica Pediátrica de Pernambuco – Paraíba faz através de um cuidado especial aos pacientes, além de consultas cardiovasculares, avaliações nutricionais, sociais e psicossociais.

Segundo Leudo a Maternidade Peregrino Filho, de Patos, é hoje uma importante referência para o trabalho do Círculo do Coração. Informa que toda criança que nasce nela apresentando algum problema, médicos cardiologistas, não apenas do Brasil, mas do mundo todo, onde quer que esteja online podem analisar os exames, investigar as causas e dar diagnósticos.



Ascom

terça-feira, 30 de junho de 2015

Suspeito de sequestro, estupro e morte de mulher nos Bancários em JP tenta suicídio na Central de Polícia

"Léo Iraque"
Um dos suspeitos pelo sequestro seguido de estupro e assassinato de uma mulher no bairro dos Bancários, em João Pessoa, tentou o suicídio na tarde desta terça-feira (30).

De acordo com informações ainda não confirmadas pela polícia, “Leo Iraque”, por várias vezes consecutivas, tentou se matar batendo a cabeça num banco de cimento cela – ocasionando ferimentos.

Devidos as pancadas, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e realizou os primeiros socorros no local.



paraiba.com.br

Secretária de Educação de Cajazeiras anuncia conclusão de creche e diz que volta às aulas terá entrega de fardamento

A secretária de Educação, Edna Elba e a secretária adjunta Severina Bertoldo estiveram presentes no programa de rádio “Conversa com a Prefeita”, desta terça-feira (30) e na oportunidade, confirmaram para a segunda quinzena do mês de julho a inauguração da creche da Vila Nova.

Duas novas creches também serão construídas nos bairros do Ipep e São Francisco. “Estamos buscando dar mais assistência a nossas crianças e facilitar a rotina dos pais”, disse a secretária Edna.

Falando em rotina, a secretária anunciou também que o retorno das aulas da rede municipal está previsto para o dia 15 de julho. Na ocasião será entregue todo o fardamento escolar.


Secom

Presos suspeitos de estupro e sequestro que acabaram com paraibana morta em Pernambuco

Foto: Sayonara Elayne
A Polícia Civil da Paraíba apresentou nesta terça-feira (30) os dois homens suspeitos de sequestrar, atropelar e estuprar duas mulheres. Os envolvidos foram presos em João Pessoa, no bairro dos bancários, e em Igarassu, na Grande Recife (PE). Uma das vítimas morreu. O crime começou no sábado (20), na Capital paraibana e encerrado no domingo (21).

Os jovens estão recolhidos na Central de Polícia Civil de João Pessoa. Na segunda (29), uma equipe do Instituto de Polícia Científica (IPC) da Paraíba colheu material genético dos suspeitos para confrontar com o das vítimas. Os delegados paraibanos responsáveis pelas investigações não quiseram detalhar a prisão da dupla.

Na Paraíba, as investigações foram comandadas pelos delegados Walter Brandão e Roberta Neiva, que foram designados em caráter especial pelo superintendente da Polícia Civil da Paraíba, delegado Marcos Paulo.

A paraibana de 31 anos, que sobreviveu às torturas, teve perda de memória. A informação foi confirmada na segunda-feira (29) pelo delegado da Polícia Civil de PE, Hebert Martins, que investiga o caso. A mulher segue internada na UTI de um hospital particular em Recife-PE e não há previsão de alta médica. A jovem está recuperando a memória de forma gradual. O bebê da sobrevivente passa bem.

De acordo com a Polícia Civil da Paraíba, as duas mulheres e o bebê de uma delas foram sequestrados por homens que ainda não haviam sido identificados. As vítimas foram abordadas e conduzidas no carro de uma delas, um Fiat Siena, até a Zona Rural da cidade de Goiana, na Zona da Mata do estado de Pernambuco, a 62 km de Recife, na fronteira com a Paraíba. “Os dois jovens estavam em uma motocicleta. Um deles foi no carro e outro na moto. Quando chegaram no canavial em Goiana cometeram o crime”, falou Walter Brandão.

Segundo oficiais da 3ª Companhia de Polícia Militar de Goiana e do 2º Batalhão da PM de Nazaré da Mata, que atuam na região, as mulheres foram conduzidas a um canavial às margens da rodovia BR-101, próximo à fábrica da Jeep, onde foram e estupradas. Após o abuso sexual, os bandidos amarraram as mulheres e passaram com o carro por cima das duas, causando a morte de uma delas.


Todos os detalhes sobre as investigações serão divulgados nesta terça (30), na Central de Polícia na Capital, às 17h.



Correio da Paraíba

Polícia Civil de Cajazeiras prende grande quantidade de armas de fogo e munição. Veja!

Por força de mandado judicial, à Seccional de Polícia Civil de Cajazeiras, efetuou uma operação policial em São José de Piranhas na manhã desta terça-feira (30), que culminou na prisão de nove pessoas e apreensão de diversas armas de fogo.

Foram expedidos (26) mandados de busca, prisão e apreensão. Segundo informações repassadas para a imprensa pelo delegado seccional Dr. George Wellington muitas armas de grosso calibre e grande quantidade de munição foi apreendida – entre o material, uma pistola semiautomática, seis revólveres, dois rifles com mira especial e silenciador, além de quatro espingardas calibre 12 e 28.


Ainda de acordo com o delegado, a referida operação havia sido elaborada há pelo menos seis meses e os envolvidos sendo monitorados. Acredita-se, que pela quantidade de armas e munições apreendidas a polícia leva a crer que possa existir um comércio clandestino de armas na região. Os acusados foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil, foram ouvidos e os indiciados conduzidos ao Presídio Regional de Cajazeiras. 


Foto: Ângelo Lima
Da redação

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Ciclista morre atropelado por viatura da PRF na BR-230 em Cajazeiras

Um homem de 43 anos morreu, na noite do último domingo (28), após ser atropelado por uma viatura da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-230, em Cajazeiras. O acidente aconteceu por volta das 19 horas, nas proximidades Superintendência da Polícia Civil.

Ainda de acordo com a delegada Drª. Ana Valdenice, os policiais rodoviários relataram que realizavam rondas de rotina pela região quando a vítima, que estava em uma bicicleta, invadiu a pista. O motorista disse que tentou frenar a viatura, mas não conseguiu evitar a colisão e acabou atropelando o ciclista.

Os policiais rodoviários acionaram uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), porém, a vítima não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. 

Conforme a delegada, familiares da vítima informaram à Polícia Civil, que o mesmo retornava de uma festa e possivelmente estivesse embriagado, ao ser atropelado e morto. O corpo foi encaminhado à Gerência de Medicina e Odontologia Legal (GEMOL) de Patos, para necropsia. Informações sobre o sepultamento não foram repassadas pelos familiares.


Foto: Ângelo Lima

Da redação

Barragens subterrâneas prometem ajudar paraibanos no convívio com a seca

Construções serão implementadas com maquinário e implementos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e através de parceria entre o Governo da Paraíba e o Procase

Pelo menos para 2,3 mil comunidades das quase 200 cidades paraibanas em estado de emergência na Paraíba, o sonho de poder conviver com a seca e permanecer no campo produzindo pode se tornar uma realidade. Uma ideia simples e que precisa apenas do apoio técnico e de investimentos parceiros dos governos do Estado e dos Municípios será implementada, conforme o secretário de Agricultura Familiar da Paraíba, Lenildo Morais, para ajudar os agricultores que enfrentam o desafio de sobreviver às secas cíclicas e à escassez de água até para o consumo humano e animal. 

Lenildo Morais informou que o edital de licitação do programa de construção das barragens será lançado até a próxima quarta-feira (1º). Ele disse, ainda, que para participar, os municípios precisam estar entre os critérios do programa. Entre esses critérios, segundo Lenildo, estão ser uma das 197 cidades que por decreto governamental estão em situação de emergência. Lenildo informou ainda que as solicitações dos agricultores a serem beneficiados têm que ter a aprovação dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável.

Entre os critérios também está a adesão da gestão municipal ao programa das barragens subterrâneas através da página online da Secretaria de Desenvolvimento e Articulação Municipal do Estado e ter a declaração de aptidão ao Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf).

Poços e caixas d'água
As barragens subterrâneas são estruturas simples feitas para barrar e armazenar a água das chuvas e dos riachos no interior do próprio solo. Cerca de 2 mil serão construídas com as máquinas e implementos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), segundo o secretário Lenildo Morais, e outras 300 serão implementadas em parceria com o Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase). Junto às barragens e para ampliar a capacidade de utilização da água, serão construídos também poços amazonas e caixas d'água pré-moldadas. Lenildo explicou que o poço serve para retirar a água armazenada na barragem para ser utilizada em pequenas irrigações.

Ele acredita que com a técnica será possível ao agricultor plantar culturas que precisem de mais água, a exemplo do arroz e forrageiras. "Dependendo do tipo de cultura implantada pode-se ter mais de uma colheita no ano", previu. Na opinião do secretário, a garantia do suporte hídrico é o primeiro passo para o desenvolvimento sustentável das comunidades localizadas no semiárido. “Com a água, e a partir de tecnologias sociais multiplicáveis, poderemos aumentar a resiliência das unidades familiares de produção frente aos períodos de estiagem”, garantiu.

Como funciona
As barragens subterrâneas são construídas durante o período seco. São utilizadas lonas plásticas enterradas no subsolo dos leitos de rios e riachos para barrar o escoamento da água das chuvas que circula no solo. A escavação deve ser perpendicular ao sentido da descida das águas até a profundidade onde se encontra a camada mais dura do subsolo, normalmente chegando até 4 metros de profundidade. Dependendo das condições do terreno, a vala cavada pode se estender entre 30 e cem metros. Nela é estendida a lona plástica com 200 micas de espessura. Após estender a lona por toda extensão da vala, ela é coberta com a terra originária da própria escavação.

A impermeabilidade implantada na vala irá barrar e armazenar a água no subsolo, diminuindo também a evaporação. Com a técnica, a área se transforma numa vazante onde a umidade permanece por meses. O resultado é que os agricultores poderão cultivar mesmo em períodos de seca e estiagem prolongados. Além da agricultura familiar, a pecuária de subsistência também poderá ser beneficiada com o cultivo de forragens e com o armazenamento de água para alimentar o rebanho.


Fonte: Jornal Correio da Paraíba

Idoso é preso acusado de fabricar espingardas em Queimadas/PB

Policiais da 3ª Companhia Independente desarticularam uma fábrica de armas que funcionava em um sítio na Zona Rural da cidade de Queimadas, no Agreste Paraibano.

De acordo com informações, foram apreendidas 38 espingardas, um revólver e munições de vários calibres. A ação policial também resultou na prisão do armeiro Antônio Nunes Cabral, de 71 anos.

O acusado foi preso suspeito de fornecer armas também para Campina Grande. Com ele, foram apreendidos quase R$ 10 mil reais que possivelmente resultaram de uma entrega feita no mesmo dia.

O material apreendido e o suspeito preso foram conduzidos para a Delegacia da Polícia Civil, em Queimadas. Cabral foi autuado no artigo 17 do Estatuto do Desarmamento, cuja pena varia de 4 a 8 anos de multa para quem oculta, tem em depósito, desmonta, monta, remonta, vende ou de qualquer forma utiliza, em proveito próprio ou alheio, no exercício de atividade comercial ou industrial, arma de fogo, acessório ou munição, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar – condutas estas todas realizadas pelo suspeito.


MaisPB 

Prefeita Denise decreta feriado municipal no dia 29 de junho, por ocasião do São Pedro

A prefeita de Cajazeiras, Denise Albuquerque decretou feriado municipal para este dia (29) de junho (segunda-feira), por ocasião do São Pedro.

De acordo com o decreto, o feriado municipal vale para todas as repartições públicas, instituições financeiras e comércio, sem prejuízo da prestação de serviços considerados essenciais.

Todas as atividades voltam ao normal na terça-feira (30).


Secom

domingo, 28 de junho de 2015

Diocese de Cajazeiras celebra seus 100 anos de existência

Uma multidão de fiéis lotou a Rua Coronel Juvêncio Carneiro, em solenidade que aconteceu entre à tarde e noite do último sábado (27), para acompanhar a grande celebração eucarística de comemoração aos 100 anos da Diocese de Cajazeiras – Estado da Paraíba.

Durante todo o dia foi grande a movimentação de pessoas vindas de outras cidades e regiões do estado, para participar do evento. Diversas caravanas de 54 municípios da região chegaram a Cajazeiras formadas em sua maioria por jovens e organizadas pelos zonais das paróquias que fazem parte da Diocese.
Cerca de 100 religiosos entre padres e bispos estiveram participando da celebração que foi presidida pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Antônio Fernando Saburído - além de vários bispos do Nordeste, padres e seminaristas.

Durante a semana uma vasta programação foi desenvolvida, com destaque para o encerramento da peregrinação da imagem de Nossa Senhora da Piedade, que visitou 61 paróquias da Diocese num período de 16 meses, retornando à Cajazeiras na sexta (26), culminando com a inauguração do marco construído ao lado da Catedral Nossa Senhora da Piedade.
A Diocese de Cajazeiras foi fundada em 1915 e teve como seu primeiro bispo, Dom Moisés Coêlho. Desde então, sete bispos já passaram pelo seu comando.

Até agora, sete bispos já assumiram o comando da Diocese de Cajazeiras:

• Moisés Sizenando Coelho † (1914-1932)
• João da Matha de Andrade Amaral † (1934-1941)
• Henrique Gelain † (1944-1948)
• Luís do Amaral Mousinho † (1948-1952)
• Zacarias Rolim de Moura † (1953-1990)
• Matias Patrício de Macêdo (1990-2000)
• José González Alonso (2001) - Atualmente.



Fotos: Ângelo Lima
Pascom

Governo do Estado e ONG Círculo do Coração iniciam caravana nesta segunda em Cajazeiras

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), e a ONG pernambucana Círculo do Coração iniciam nesta segunda-feira (29), às 9h, em Cajazeiras, na Faculdade Santa Maria, a 3ª Caravana do Coração, que acontecerá até o dia (11) de julho em 13 municípios paraibanos.

Na manhã de domingo (28), a equipe multiprofissional do Círculo do Coração foi recepcionada pela secretária de Estado da Saúde, Roberta Abath e a secretária executiva de Estado da Saúde, Maura Sobreira, no Posto da Gauchinha, em João Pessoa, de onde seguiram viagem, por volta das 13h, com destino ao interior do Paraíba. Em um ônibus, a equipe percorrerá quase 2 mil km e visitará 13 cidades.

Para a secretária Roberta Abath, o Círculo do Coração que integra uma rede de cardiologia pediátrica Pernambuco-Paraíba, é um projeto prioritário do Governo do Estado. “Não apenas pela assistência que é feita diretamente à população, na triagem dos pacientes com cardiopatia congênita, mas especialmente pelo caráter de promoção e de formação, que é feito durante a Caravana para os profissionais de saúde, já que a principal missão do Círculo do Coração, na Paraíba, não é apenas promover a assistência, mas capacitar e qualificar os profissionais para estruturação de uma rede de cardiologia pediátrica, para que seja efetiva e que possa permanecer”, disse.

A presidente do Círculo do Coração, a cardiologista pediátrica Sandra Mattos, destacou que a Caravana é uma grande oportunidade de integração dos pacientes, nas próprias cidades onde vivem, com as equipes de saúde. “Dentro do projeto, esse é o momento interação de equipe, de revisão dos pacientes e estruturação dos serviços. Ela acontece dentro de um projeto grande da rede de cardiologia pediátrica, que tem o objetivo de estruturar a assistência à criança cardiopata. Nós esperamos que essa Caravana seja tão bem sucedida como as outras”.

De malas prontas para embarcar junto com a equipe do Círculo do Coração, o estudante do 6º período de Medicina, Alexandre Filho, falou sobre a oportunidade de acompanhar o trabalho da equipe. “Conheci o projeto do Círculo do Coração durante o mutirão de cirurgias cardíacas pediátricas no Hospital Geral de Mamanguape e lá recebi o convite para acompanhar a Caravana. Aceitei o convite de cara, pela proposta em realizar os atendimentos no interior, em áreas restritas. Essa será uma grande oportunidade de aprendizado, de crescimento profissional”, concluiu.

Os portugueses, Pedro Brandão, Pedro Gomes e Ana Castro vieram à Paraíba especialmente para acompanhar a Caravana. Estudante do 6º período de Medicina, Ana Castro disse que a expectativa é de muito aprendizado. “Como estudante, essa será uma grande oportunidade de experiência profissional, de aprender imensamente, pois o projeto é maravilhoso. Em Portugal não temos algo assim. Vamos aproveitar para coletar dados, analisar automaticamente a escuta cardíaca das crianças”.

O objetivo é atender cerca de 1.000 pessoas, entre crianças (de 0 a 12 anos) e gestantes (com fase gestacional de 22 a 28 semanas), priorizando as que apresentam cardiopatia, febre reumática, sopro, cianose, taquicardia, desmaio, sintomas de diabetes clínica, ultrassonografia com suspeita, outro filho com cardiopatia ou má formação fetal.

Caravana – A Caravana do Coração é fruto do projeto Círculo do Coração, que nasceu de uma parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e a ONG pernambucana Círculo do Coração, desde outubro de 2011. O projeto surgiu da necessidade de melhorar o atendimento em cardiologia pediátrica no Estado. O convênio foi firmado no dia 17 de outubro de 2011, no valor de R$ 3.327.633,12 e renovado em novembro de 2013, com investimento de R$ 6 milhões.

Serão 50 profissionais, entre os quais, médicos especialistas em cardiologia clínica e em diagnóstico por imagem, psicólogo, nutricionista, assistente social e enfermeiras. Além do atendimento, que vai desde a consulta de enfermagem, avaliação nutricional, psicológica, do serviço social, consulta médica e dos exames de imagem, haverá cursos de capacitação para os profissionais de saúde dos 13 municípios. Serão 60 vagas por cidade para os cursos: “Transporte do Recém-nascido de Risco”; “Assistência de Enfermagem ao Recém-nascido”; “Reanimação Neonatal”; “Auxiliar da Reanimação Neonatal”; “Acesso venoso no recém-nascido” e “Uso do suporte ventilatório no recém-nascido”.

Nesta terceira edição, o evento terá algumas novidades. A presidente do Círculo do Coração, Sandra Mattos, explicou que uma grande novidade da III Caravana será a implantação das “salas do coração”. “Serão salas de telemedicina, que vão servir de ambientes virtuais de ambulatórios, onde médicos e enfermeiros locais vão trabalhar com profissionais do Círculo para fazer o acompanhamento das crianças cardíacas da cidade”, disse.

Outra novidade será a capacitação continuada em saúde, cujas aulas serão disponibilizadas na internet, no site do Círculo. Toda semana, a equipe do Círculo do Coração faz reunião para discutir casos clínicos, trabalhos de literatura e rotinas do projeto. Todas as discussões são gravadas e vão para o programa de educação continuada.

Ainda terá a implantação do “Ecotaxi”, no qual uma mala com todos os equipamentos necessários para fazer ambulatório de cardiologia (máquina de ecocardiografia, estestoscópio, tensiômetros) irá para as cidades fazer o atendimento ambulatorial e diagnósticos emergenciais.

Programação – Após Cajazeiras serão visitados os municípios de Sousa (dia 30), Catolé do Rocha (1º), Pombal (2), Itaporanga (3), Patos (4), Princesa Isabel (5), Monteiro/Sumé (6), Esperança (7), Picuí (8), Guarabira (9), Itabaiana (10) e Mamanguape (11). Em todas as cidades, o atendimento será das 8h às 16h.

Balanço – Em 2013, foi realizada a 1ª Caravana do Coração. Foram nove dias de viagem e neste período foram feitos 4.608 atendimentos nas áreas de Enfermagem, Cardiologia, Ecocardiograma, Psicologia, Nutrição, Serviço Social, Arte Terapia, Ausculta Cardíaca e Eletrocardiograma em 512 pacientes.

Ano passado, aconteceu a 2ª Caravana do Coração, que visitou 13 municípios com duração de 14 dias e, dessa vez, com 40 profissionais. Nessa Caravana, foram realizados 9.171 atendimentos nas mesmas áreas da primeira caravana, em 1.019 pacientes. Foram ainda realizadas capacitações em reanimação neonatal, transporte e cateterismo umbilical para 495 profissionais de saúde.

Outros dados – O projeto Círculo do Coração realizou nos últimos três anos cerca de 80 mil triagens neonatais. Nesse mesmo período, foram sete mil consultas e ecocardiogramas, 800 capacitações profissionais, além de 330 cirurgias no Complexo de Pediatria Arlinda Marques, na Capital, referência na área, e mais 62 outras cirurgias, no Recife, Pernambuco, de pacientes cardiopatas paraibanos.

O projeto cobre hoje quase 85% dos nascimentos da rede pública de maternidades. A Paraíba é pioneira no projeto do Círculo do Coração e oferece assistência de qualidade à população, desde o atendimento ambulatorial até a alta complexidade. A Rede de Cardiologia Pediátrica é financiada com recursos da Secretaria de Estado de Saúde.

O serviço também atua na capacitação dos profissionais do sistema público de saúde, em especial neonatologistas, ultrassonografistas, pediatras e enfermeiros, visando o diagnóstico e tratamento das doenças cardíacas em crianças. As equipes são treinadas para realizar a triagem neonatal por oximetria de pulso, exame feito nas primeiras 24 horas de vida do bebê, capaz de detectar doenças cardíacas congênitas. Nos casos em que é detectada alguma anormalidade, os bebês são encaminhados para realizar exames mais aprofundados. Também é feita triagem neonatal com ecocardiograma realizado pelo neonatologista, com supervisão de um cardiologista online. Além disso, contam com toda a assistência clínico-cirúrgica dos médicos ligados ao Círculo do Coração de Pernambuco.




Secom