segunda-feira, 27 de abril de 2015

Vereador repudia veto do Executivo que pedia para empresa de transportes coletivos cumprir contrato licitatório em Cajazeiras

O Vereador Ivanildo Dunga (PMN), usou a tribuna da Câmara Municipal de Cajazeiras, no inicio da noite desta segunda-feira (27), para repudiar, o veto do Executivo, no qual, o referido parlamentar havia requerido que os reclames da população carente fossem atendidos no tocante, ao cumprimento de contrato licitatório da empresa de transportes coletivos Dois Irmão.

Em sua fala, o parlamentar-mirim afirmou que a referida empresa não está cumprindo nem seguindo às cláusulas contratuais, para com a população que faz uso do transporte coletivo na cidade. Ainda de acordo com o vereador, a empresa citada pertence a familiares da procuradora-adjunta do Município e atribuiu o veto à interferência da mesma.

Eu queria ver se fosse o pedido de um grande empresário, mas como é um vereador que foi eleito para defender o povo, solicita um pedido para o povo, a gente percebe a dificuldade, não vou me calar, se preciso for irei ao Ministério Público – para defender o povo carente que necessita de transporte público em Cajazeiras”, afirmou Ivanildo Dunga.

A reclamação mais constante se dá, quando os usuários não estão sendo atendidos pelos ônibus da empresa nos bairros: São Francisco, Tecedores, Capoeiras, Esperança, Remédios, Alto da Bela Vista e Agrovila, do itinerário III do contrato. Reclamações outras dão conta, que os coletivos não estão circulando no período da noite, ocasionando aos usuários e, principalmente estudantes - transtorno de caminhar a pé das faculdades e colégios do Município às suas residências.



Da redação

Jeová Campos confirma presença na Audiência de Cajazeiras que vai debater a criação da Zona Franca do Semiárido

Deputado afirma que Governo Federal deve criar políticas públicas de “compensação” pelas desvantagens próprias da região

O deputado estadual Jeová Campos (PSB) marcará presença na audiência pública comandada pela Câmara dos Deputados para debater a Proposta de Emenda à Constituição PEC 19/2011 que cria a Zona Franca do Semiárido Nordestino, no próximo dia 15 de maio, em Cajazeiras. A propositura é do deputado federal Wilson Filho (PTB), que em parceria com o deputado Jeová Campos, presidente da Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), pretende lutar pela criação de uma área de livre comércio para importação e exportação com incentivos fiscais pelo prazo de 30 anos.

De acordo com Jeová, o Semiárido já convive com diversas dificuldades provocadas pela seca e pela falta de logística, e é preciso que o Governo Federal trabalhe com uma espécie de ‘política de compensação’. Para o parlamentar, o encontro será importante também para  debater as políticas públicas para a atração de indústrias no semiárido nordestino. “Esse encontro será importante porque vamos debater a criação também de políticas públicas para o desenvolvimento da região, como a disponibilidade de crédito, por exemplo. Temos que procurar um modo de compensar as dificuldades locais e atrair novos investimentos para a região”, comentou Jeová.

Com a PEC 19/2011, seis estados serão beneficiados tendo como centro da Zona Franca a cidade de Cajazeiras, que conta com boa infraestrutura rodoviária e com a proximidade de portos e aeroportos.  A Zona Franca prevista abarcará boa parte do território de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará, além da Paraíba. A audiência contará com a presença de prefeitos, vereadores, entidades governamentais ligadas ao assunto e todos os interessados em aprofundar essa discussão. A PEC confere ao governo federal a atribuição de demarcar a área de forma contínua, com círculo de raio mínimo de 100 quilômetros do centro no município de Cajazeiras, na Paraíba.


Assessoria

Câmara Municipal de Triunfo aprova título de “persona non grata” para o deputado José Aldemir

Tempos difíceis para o deputado José Aldemir - A Câmara Municipal de Triunfo esteve reunida na última sexta-feira (24/04), em mais uma sessão ordinária e, na oportunidade os vereadores aprovaram o título de “Persona Non Grata”, para o deputado estadual José Aldemir.

O requerimento foi de autoria do presidente da Casa - Vereador Joaquim Júnior, que na justificativa, afirmou que o deputado, “proferiu duras críticas a esta Casa e como um todo, a todos nós vereadores. Tendo desrespeitado o poder legislativo falando inverdades sobre esta Casa e seus vereadores em participação em programa de rádio”.

O presidente Joaquim Júnior usou a tribuna e repudiou de forma veemente as declarações do deputado.

“No dia 21, o deputado Zé Aldemir foi para uma emissora esculhambar com nós vereadores e aqui quero fazer um desafio. (…) eu votei nele em 2010 e não peguei nem sequer um real (…) Faço um desafio (…) Se ele me deu um real para eu votar nele em 2010 eu renuncio o meu mandato, muito pelo contrário, votei de graça”, disse o vereador.

“Agora ele devia tá defendendo era o povo, porque nós estamos precisando de água aqui em Triunfo, cadê que ele defende”, disse Joaquim júnior.

O vereador Barthô usou a tribuna e comentou o requerimento de “persona no grata” contra o deputado José Aldemir. O parlamentar afirmou que votou por duas vezes no deputado e que “ o voto é democracia, você não é obrigado a votar em uma pessoa toda a vida não. (…) eu acho que ele foi muito infeliz nessa parte de querer falar mal dos vereadores”, disse o parlamentar.

O vereador Marcos Antonio usou a tribuna e também comentou o requerimento. Para o parlamentar, a revolta de José Aldemir é porque a Câmara deu um título de cidadão triunfense para o deputado Jeová Campos. Em um discurso veemente, o vereador solicitou do deputado mais respeito com os vereadores de Triunfo.


O título de “Persona Non Grata foi aprovado por unanimidade pelos vereadores presentes na sessão, que foram: Barthô, Lindaires, Faguinho, Batista, Chicolina, Marcos Antonio e Alberto Cândido.


Por Gutemberg Cardoso

Jeová nega licença para Arthur assumir na AL/PB

O deputado estadual Jeová Campos (PSB), que se afastou de suas atividades na semana passada por causa de um problema no ombro, negou, na manhã desta segunda-feira (27), que vá tirar licença de 120 dias na Assembleia, para que o suplente da coligação, Arthur Cunha Lima assuma na Assembleia Legislativa.

“Estou sabendo agora desta notícia e amanhã, durante a sessão na AL/PB, vou esclarecer esse fato que para mim é uma surpresa”, disse o parlamentar a sua assessoria.

O parlamentar disse ainda que só se afastará das suas atividades políticas caso o tratamento que está fazendo a base de remédios, acupuntura e fisioterapia não surtir efeito e ele precise se submeter uma cirurgia.

Não estou cogitando esse afastamento, qualquer notícia sobre isso, neste momento, é especulação, até porque ainda estou fazendo o tratamento que tem melhorado um pouco as dores, nesta terça-feira (28), pretendo participar da sessão e retomar aos poucos todas as minhas atividades”, disse Jeová.



MaisPB

Atlético vence o Miramar e quer classificação

O Atlético de Cajazeiras venceu o Miramar de Cabedelo por 2 a 0, no último domingo (26), no Estádio Tomazão, em João Pessoa. Os atacantes França e Peixinho foram os responsáveis por balançar as redes do Tubarão do Porto.

Com a vitória, o Trovão do Sertão se distancia da zona de rebaixamento e agora soma 19 pontos. Já o Miramar, que já está rebaixado, segue com apenas 5 pontos e segurando a lanterna.

Na próxima rodada o time cabedelense encara o Sousa, no dia 8 de maio, no encerramento da primeira fase do Campeonato Paraibano. Já o Atlético de Cajazeiras joga na próxima quarta-feira (29), no Estádio Almeidão, às 20h30, diante do CSP, em partida atrasada, válida pela 16ª rodada do estadual.


Voz da Torcida

domingo, 26 de abril de 2015

Deputado que autoriza militância “espalhar” seu nome como pré-candidato a prefeito de Cajazeiras em 2016, faz foto com “rivais”

O deputado estadual José Aldemir Meireles (PEN), que nos últimos meses tem engrossado o discurso que só fala em campanha eleitoral municipal em 2016, participou na noite do último sábado (25) de evento batismal como um dos padrinhos de um dos netos da aliada e amiga antiga – a Vereador Léa Silva, com quem milita há muitos anos.

Com cara de poucos amigos, mas, sorridente às câmeras fotográficas ao seu redor, o deputado sentou-se ao lado do líder político, Carlos Antônio e de sua esposa – a prefeita de Cajazeiras, Drª. Denise Albuquerque, com quem supostamente poderá concorrer às eleições municipais no ano vindouro.

Ainda de acordo com informações de alguns aliados do referido parlamentar, seu nome é tido como certo, para uma disputa pelas oposições à cadeira de prefeito da “Terra do Padre Rolim”. Zé Aldemir nega veementemente, que disputará à eleição municipal em Cajazeiras, porém, o mesmo vem difundindo aos seus correligionários, que será candidato sim, e que precisa contar com a sua base de vereadores na Câmara.

Numa oportunidade outra – o deputado ligou para um amigo vereador e afirmou; “Sou o candidato a prefeito pelas oposições e peço seu apoio” – o vereador havia retrucado o deputado e disse; “Deputado, eu voto no senhor para deputado e até presidente da República, mas, para prefeito, voto com Denise”. O parlamentar-mirim pertence aos quadros do (PSD).


Da redação

sábado, 25 de abril de 2015

Prefeitura de Cajazeiras convida sociedade e entidades para audiência sobre a criação da Zona Franca do Semiárido

A Prefeitura Municipal de Cajazeiras através da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico e Belchior Consultoria confirmaram a audiência pública, que tratará sobre à Zona Franca do Semiárido, para a região Nordeste, no dia (15) de maio, à partir das 08hs00 no auditório da FAFIC, em Cajazeiras.

A Prefeitura e a organização do evento convida todos os segmentos da Sociedade , Sindicatos, Classe Política, Comerciantes, Faculdades, Escolas, Igrejas, Avasp, Amasp, imprensa falada e escrita.

Objetivo é debater a criação da Zona Franca do Semiárido nordestino – PEC 19/2011, com a presença dos membros da Comissão Especial da Zona Franca do Semiárido e do autor da proposta deputado Wilson Filho.

O projeto que cria a Zona Franca do Semiárido nordestino é de autoria do deputado federal, Wilson Filho (PTB) e beneficiará seis estados da região. Com o centro em Cajazeiras, a isenção de impostos será possível em uma área que compreende um círculo num raio de 250 quilômetros, chegando aos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Bahia.

Projeto - Com a área de abrangência em forma de circulo com um raio de 250 km, em uma linha reta, a Zona Franca do Semiárido nordestino chegará a Campina Grande, Picuí, Patos, Sousa, Cajazeiras, Princesa Isabel, Catolé do Rocha, além de municípios do Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Bahia que estarão trabalhando pela Zona Franca gerando mais empregos e renda.

De acordo com o deputado, a zona vai ter características de área de livre comércio, para exportação e importação com incentivos fiscais, pelo prazo de 30 anos.

A PEC confere ao governo federal a atribuição de demarcar a área de forma contínua, com círculo de raio mínimo de 100 quilômetros e centro no município de Cajazeiras, na Paraíba.

A escolha de Cajazeiras, explica Wilson Filho, deve-se ao fato de a cidade situar-se no centro da região semiárida, além da contar com boa infraestrutura rodoviária e da proximidade com portos e aeroportos.

A Zona Franca prevista abarcará boa parte do território de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará, além da Paraíba.



Ascom

GTE e P2 prende acusado de promover tiroteio que vitimou bebê de dez meses na cidade de Sousa

Foi preso na manhã deste sábado (25), por volta das 9hs30, por força de mandado de prisão e operação policial que envolveu o Grupo Tático Especial (GTE) e Serviço de Inteligência (P2) do 14º Batalhão de Polícia Militar de Sousa – no Sertão do Estado, Josinaldo Manoel de Sousa (foto), de 29 anos, vulgo “Bal”, com o mesmo fora encontrado, uma faca e uma baleadeira.

A prisão aconteceu no Sítio Barracão, na estrada que liga Sousa a cidade de Uiraúna. “Bal” estava no mato e foi perseguido e detido. Em seguida, encaminhado a Delegacia de Sousa e, consequentemente conduzido ao Presídio Agrícola daquela cidade.

Contra o acusado pesa a participação em um crime ocorrido no dia (23) de março do ano em curso, onde o mesmo e um parceiro tentaram contra a vida de um inimigo – porém, chegando a residência do seu desafeto de pré-nome “Torrado”, o mesmo não fora encontrado, mas “Bal” e seu comparsa promoveram terror na residência, atirando em todas as direções, e um dos disparos vitimou fatalmente o pequeno Cauã de apenas dez meses e feriu o jovem Antônio Inácio, de 20 anos. Após todo o desfecho, testemunhas identificaram Josinaldo como um dos autores e as providências cabíveis foram adotadas pelo juiz da 1ª Vara da Comarca de Sousa, que expediu mandado de prisão temporária.

Réu confesso na participação do crime, Josinaldo afirmou que o alvo seria um elemento conhecido por “Torrado”, no qual mantém desavença, mas seu comparsa se descontrolou e atirou na direção das pessoas que estavam na calçada da casa – atingindo um jovem e um bebê.

Se condenado, “Bal” poderá cumprir pena, pela prática de homicídio qualificado. Já o elemento Marcos Bento Soares, o “Bibi”, encontra-se foragido, mas a polícia realiza diligências, na tentativa de localizar e prender o criminoso.


Da redação

Populares acionam Corpo de Bombeiros para apagar incêndio em loja do calçadão Tenente Barbosa no Centro de Cajazeiras

Um incêndio de natureza desconhecida foi registrado neste sábado (25), pouco antes das 03hs00 da madrugada, quando populares passavam nas proximidades da Avenida Presidente João Pessoa e perceberam as chamas consumindo toda a loja Ivone Boutique – de propriedade dos empresários João de Deus Holanda e seu filho, Irlânio Cavalcante.


Minutos após tomarem ciência do referido fato – guarnições do Corpo de Bombeiros se dirigiram para o local, mas todo estoque da loja havia sido consumido pelas chamas. Informações dão conta, que o empresário Irlânio Cavalcante se encontra na capital paulista, onde fazia compras para o seu comercio e foi avisado do ocorrido.

Militares do Corpo de Bombeiros fizeram os primeiros levantamentos no local e, em trinta dias poderá sair o resultado de uma perícia, para identificar as causas do incêndio. Outras ocorrências semelhantes estão sendo contabilizadas em comércios de Cajazeiras. 


Da redação

Fotos: Ângelo Lima

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Prefeitura de Cajazeiras entrega mais um laboratório de informática ampliado para alunos da zona rural

A Prefeitura Municipal de Cajazeiras, através da Secretaria de Educação entregou o Laboratório de Informática da EMEIEF José Martins de Oliveira no Sítio Patamuté completamente reestruturado.

O laboratório conta agora com 10 computadores que estão à disposição do alunado para realização de pesquisas e ampliação dos conhecimentos. “Nosso intuito é melhorar ainda mais o ensino e a qualidade das escolas do município”, disse a secretária de Educação Edna Elba.

O projeto de instalação e ampliação de laboratórios de informática já foi realizado em seis escolas do Município de Cajazeiras e a determinação da prefeita licenciada, Denise Albuquerque e do prefeito em exercício, Júnior Araújo é de que todas as escolas tenham estes equipamentos prontos - para o uso dos alunos.


Secom

Capela do Divino Espírito Santo acolherá os restos mortais do Padre Leví falecido há três anos

Os restos mortais do Padre Leví Rodrigues, que estão enterrados no cemitério Santo Antônio, na cidade de Patos, serão transladados e sepultados na capela do Divino Espírito Santo, localizada às margens da PB-400, na fazenda Santa Rosa, Município de São José de Piranhas, local onde o referido sacerdote residiu até os últimos dias de sua vida e deu inicio à construção.

O translado acontecerá no próximo domingo (26), por volta das 05hs da manhã e, após o acolhimento no piso da capela haverá celebração da missa de terceiro ano da morte do sacerdote, marcada para as 10hs00 do domingo.

O Padre Leví, que também foi prefeito de São José do Bonfim e deputado estadual, faleceu aos (26) de abril de 2012, na UTI do Hospital Regional de Cajazeiras. Ele foi sepultado na cidade de Patos, sua terra natal, enquanto a capela era concluída.


Da redação
Com blog Adjamilton

quinta-feira, 23 de abril de 2015

CCJ do Senado aprova voto distrital nas eleições para vereadores

Texto vai à Câmara e, para valer em 2016, votação deve terminar até outubro. Sistema distrital divide cidade em partes e elege o mais votado em cada uma.


A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado - aprovou na última quarta-feira (22) projeto de lei que institui o voto distrital para vereadores em cidades com mais de 200 mil eleitores.

Com a aprovação pela comissão, a proposta será encaminhada direto para a Câmara dos Deputados, caso não haja nenhum recurso para que o texto seja analisado pelo plenário do Senado. Para valer nas eleições de 2016, a aprovação da matéria no Congresso deve ocorrer até outubro deste ano.

O sistema de votos distritais divide a cidade em partes - distritos - e elege o candidato mais votado em cada uma dessas partes. De acordo com o projeto, a divisão do município em distritos será feira pelos Tribunais Regionais Eleitorais.

Atualmente, os candidatos a vereador recebem votos de eleitores de todo o município. Os vereadores são eleitos pelo sistema proporcional, sistema no qual os votos recebidos por um candidato podem ajudar a eleger outros do mesmo partido ou coligação. Neste caso, o número total dos votos válidos é o que define a quantidade de vagas a que a legenda terá direito.

O texto aprovado na CCJ prevê que o partido ou coligação poderá registrar apenas um candidato a vereador por distrito e cada vereador terá direito a um suplente.

G1

Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (23) trouxe mudanças em órgãos de Cajazeiras


quarta-feira, 22 de abril de 2015

Novo secretário de Juventude, Esporte e Turismo de Cajazeiras é empossado pelo prefeito em exercício

O prefeito interino de Cajazeiras, Júnior Araújo empossou nesta quarta-feira (22) o novo secretário de Juventude, Esporte e Turismo do Município, professor Everaldo Santos. A posse ocorreu no gabinete da Prefeitura.

Com a presença de secretários e vereadores de Cajazeiras, o novo auxiliar foi empossado por Júnior, em nome da prefeita licenciada, Denise Albuquerque. Everaldo vai substituir o professor Bruno Albuquerque que conduzia a pasta.

Na ocasião da solenidade, Júnior desejou boa sorte ao novo secretário do município. Everaldo por sua vez, se comprometeu a continuar o trabalho da Secretaria de Juventude, Esporte e Turismo que é destaque em todo o Estado.


Ascom