sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Colaboradores aprovam alimentação servida no HUJB de Cajazeiras

Uma pesquisa realizada com os usuários da Unidade de Alimentação e Nutrição do Hospital Universitário Júlio Bandeira da Universidade Federal de Campina Grande (HUJB-UFCG) registrou uma média de aprovação de quase 90%. Foram consultados 38 funcionários que fazem refeições na unidade durante os plantões no hospital, o que representa metade do total dos trabalhadores que utilizam o serviço.

A maior aprovação foi observada no quesito horário para refeição, em que 97,4% aprovaram a pontualidade. Em relação à temperatura em que as refeições são servidas, 92,1% sinalizaram positivamente. O nível de satisfação também foi elevado nos quesitos quantidade de alimentos (89,5%) e aparência da comida (86,8%). Cerca de 74% aprovam a variedade do cardápio servido no HUJB.

A iniciativa partiu da estudante do curso de nutrição da UFCG campus Cuité, Mayara Laisse de Abreu, que participou de um estágio em Unidades de Alimentação Coletiva no HUJB no ano passado. A amostra contemplou os funcionários que fazem refeições na Unidade de Alimentação e Nutrição Hospitalar e que se dispuseram, de maneira voluntária, a participar do levantamento.

Segundo a estudante, o objetivo principal da pesquisa foi avaliar o nível de satisfação dos funcionários quanto à oferta das refeições na Unidade de Alimentação e Nutrição do HUJB, bem como os fatores relacionados à aceitação das refeições e identificar os atributos de maior insatisfação aos comensais.

A pesquisa foi realizada com aplicação de um questionário contendo seis quesitos (aparência visual dos alimentos, sabor dos alimentos, temperatura, variedade do cardápio, quantidade que vem na refeição e horário em que são servidas). “Os dados foram coletados no período do almoço, em dois dias consecutivos, em dezembro, devido à troca de plantão de alguns funcionários”, detalhou Mayara.

Os entrevistados poderiam avaliar entre as opções: ótimo, bom, razoável e ruim, além de preencherem uma questão opcional aberta de comentários e sugestões.  Os questionários eram aplicados imediatamente após as refeições.

Segundo a gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital Júlio Bandeira, Maria do Carmo Duarte, trata-se de uma pesquisa bem fundamentada, cujos dados devem ser utilizados para nortear a implantação de melhorias no serviço. “Os comensais eram abordados logo após as refeições e respondiam ao questionário espontaneamente. Foi uma atividade exigida para conclusão da disciplina que Mayara estava cursando”, informou.

HUJB e Ebserh

O Hospital Universitário Júlio Bandeira é filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) desde dezembro de 2015 e vem recebendo grande aporte para prestar um serviço de excelência à população e promover o ensino e a pesquisa. A Ebserh foi criada em dezembro de 2011 e atualmente administra 39 hospitais universitários federais.


Jacqueline Santos

HUJB-UFCG/Ebserh

10ª Vara Federal reduz 28,7% dos processos em tramitação em 2017

No caso dos processos físicos, a diminuição foi ainda maior: 44,64%

A Justiça Federal na Paraíba (JFPB), em Campina Grande, apresentou, no ano passado, redução de 28,7% dos processos em tramitação na 10ª Vara Federal, especializada em execução fiscal e matéria tributária. Em janeiro de 2017, a Vara possuía 4.849 processos (entre físicos e eletrônicos - excluídos os suspensos e arquivados sem baixa, ou seja, provisoriamente) e, em dezembro, 3.457. No caso dos processos físicos, a diminuição foi ainda maior: 44,64%, sendo 4.260 em janeiro e 2.358 no fim do ano.

Outro detalhe a ser considerado é que, apesar do recebimento de 1.492 processos ao longo de 2017, a unidade jurisdicional conseguiu arquivar um número superior, totalizando 1.844 processos baixados, obtendo uma taxa negativa de congestionamento (recebidos x arquivados) de -19,08%.

No ano passado, foram protocolizadas, na 10ª Vara Federal, 1.542 ordens de bloqueio (25,95% oriundas da Seção Judiciária da Paraíba), por meio do Sistema Bacenjud, que interliga a Justiça ao Banco Central. Dos pedidos gerados, 1.414 bloqueios foram registrados, com volume total na ordem de R$ 4.907.972,15.

Produtividade
A 10ª Vara da JFPB apresentou uma produtividade de 1.432 sentenças no ano de 2017, cumprindo a Meta 1 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ou seja, julgando mais processos de conhecimento do que recebidos. Foram julgadas 401 ações e 374 foram recebidas.


Ascom

Reunião vai debater desdobramentos da retirada da taxação ao Etanol Importando

A notícia de que o Governo Federal estuda a possibilidade de retirar a Taxação ao Etanol Importado deixou em polvorosa o setor sucroalcooleiro do Brasil. Inclusive, a declaração do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, reforçando essa intenção, mexeu com os preços futuros do açúcar na Bolsa de Nova York. O presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), José Inácio de Morais, foi um dos que se manifestou contra essa decisão. “Essa notícia é péssima para o setor”, destaca o dirigente canavieiro paraibano, que já convocou toda a bancada federal paraibana para debater o assunto e definir estratégias de fortalecimento do setor, durante uma reunião, no próximo dia 29, às 10h, na sede da Asplan, em João Pessoa.

“A taxação de 20% sobre o bicombustível importado dos Estados Unidos foi um exemplo de medida para atender o setor sucroalcooleiro nacional em um momento crítico para os produtores brasileiros e precisa permanecer, pois as perdas ainda não foram superadas”, explica José Inácio.

O dirigente da Asplan se adianta e agradece o apoio dos deputados federais da Paraíba, Efraim Filho e André Amaral que já se manifestaram contra a medida que é tão negativa para o setor. “Esses parlamentares conhecem a realidade do segmento e sabem da importância da manutenção desta taxação para o equilíbrio do mercado interno”, finaliza José Inácio.

Em declaração à Imprensa, o ministro Maggi disse que pode propor à Câmara de Comércio Exterior (Camex) o fim da sobretaxa de 20% cobrada sobre o etanol importado, mas, ele condicionou a mudança na regra caso os estudos do ministério apontem que não há mais necessidade da cobrança. A cobrança da taxa está em vigor desde agosto do ano passado.


Assessoria 

Temer tenta garantir no STJ posse de Cristiane Brasil

Essa é a quarta vez que o governo tenta reverter decisão da Justiça Federal que impede a parlamentar de assumir o ministério do Trabalho

A novela envolvendo a posse de Cristiane Brasil ganhou mais um capítulo nesta sexta-feira (19). Depois de conversar com Eliseu Padilha e Gustavo Rocha, ambos da Casa Civil, o presidente Michel Temer decidiu recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para garantir a parlamentar no cargo de ministra do Trabalho. O recurso já foi protocolado no tribunal.

A Advocacia-Geral da União (AGU), na figura da ministra Grace Mendonça, ficou responsável por recorrer à Justiça. Nas outras três decisões, o recurso foi negado. Prevista para acontecer em 9 de janeiro, a posse de Cristiane Brasil foi suspensa por decisão do juiz Leonardo da Costa Couceiro, de Niterói, no dia anterior. O magistrado entendeu que, por conta do nome da deputada federal constar no Banco Nacional de Devedores Trabalhistas, ela não poderia assumir a pasta.

No primeiro recurso apresentado, a AGU disse que impedimento da posse da deputada como ministra do Trabalho gera interferência do Judiciário em uma função que compete ao presidente da República. O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) não entendeu desta forma e manteve a decisão do juiz do Rio de Janeiro.



Por Tácido Rodrigues - Agência Brasil 

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

SINFUMC – Diretoria convoca associados para Assembleia Extraordinária


Assessoria 

Prefeitos de Alcantil e Umbuzeiro elogiam atuação de Lira e declaram apoio à sua reeleição

Os prefeitos de Alcantil, José Milton Rodrigues; e de Umbuzeiro, José Nivaldo de Araújo, tem um pensamento semelhante no tocante à atuação do senador Raimundo Lira (PMDB-PB). Eles classificam como muito boa a desenvoltura do senador na forma em que vem representando os prefeitos brasileiros e, em especial, os paraibanos.

O prefeito de Alcantil, José Milton Rodrigues (PRB), elogiou a atuação do parlamentar paraibano e disse que a Paraíba está muito bem representada com Lira no Senado, defendendo os pleitos municipalistas. Para José Milton, sem Lira em Brasília a situação econômica dos prefeitos estaria bem pior.

“Temos hoje um momento de dificuldade para as populações das cidades paraibanas. Estamos fazendo cortes em vários setores, mas com essa PEC de Lira, que vai dar 1% a mais do FPM, eu acredito que vai ser um ano bem melhor em 2019. Inclusive, nós estamos recebendo uma emenda dele agora, de R$ 250 mil, para calçamento. Portanto, acho que o povo da Paraíba deve votar em Lira para qualquer cargo que ele venha a disputar em 2018”, disse o gestor alcantilense, confirmando também seu apoio à reeleição de Raimundo Lira.

“Tudo começa no município”, lembrou o prefeito de Umbuzeiro, Nivaldo de Araújo (PSB), destacando que, apesar da crise, sua equipe técnica vem lhe permitindo cortar o que é possível cortar, para que os serviços essenciais não percam a qualidade. “Porém, o socorro verdadeiro vai vir através de um novo Pacto Federativo”, disse.

Para o gestor, Lira vem sendo um senador municipalista, não só para Umbuzeiro, mas para toda a Paraíba. “Lira tem sido municipalista para todo o Brasil e é um orgulho de todos nós paraibanos. Com essa sua PEC, que beneficia os prefeitos brasileiros, Lira escreveu seu nome na história do Brasil”, disse o prefeito, destacando que a parceria com Lira vai para muito além de 2018. “Nossa parceria vai para além de 2018, 2020, 2022”, afirmou José Nivaldo.

Assessoria

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Paraibanos mortos em acidente na BR-251 em MG são enterrados em Catolé do Rocha

Uma multidão jamais vista em uma cerimônia fúnebre em Catolé do Rocha, marcou as despedidas na última terça-feira (16) das sete vítimas do trágico acidente que aconteceu na BR-251 em Grão Mogol, Minas Gerais.

Os corpos foram velados na Matriz de Nossa Senhora dos Remédios. A missa foi celebrada pelo pároco Frei Severino Pinheiro e a Matriz ficou pequena para a grande multidão que acompanhou a celebração.

Um telão e cadeiras foram colocados no anfiteatro ao lado da igreja, mas mesmo assim era impossível acomodar tanta gente, que tomou o Largo, Praças, Avenidas e Ruas nas imediações da Matriz.

Ao término da missa, os corpos foram colocados em dois carros dos Bombeiros que seguiram no cortejo até o Cemitério Frei Damião de Bozzano, onde já na madrugada desta quarta-feira (17), foram sepultados sob grande comoção.


Catolé News

Lula avisa ao TRF4 que embarca para a África após seu julgamento

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) 
(Pedro Ladeira/Folhapress)
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou na terça(16), ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) um documento informando que irá viajar para a África logo depois do julgamento de seu recurso na Corte contra a condenação a nove anos e meio de prisão pelo juiz Sergio Moro, na Operação Lava Jato.

No documento, os advogados informam que o petista foi convidado pela African Union Commission para participar em (27/01/2018) de um encontro de líderes na Etiópia (…), para onde embarcará na véspera, com retorno em 29/01/2018.

A viagem do presidente já era conhecida, o que houve nesta terça-feira foi à formalização ao tribunal. Segundo os defensores, a comunicação foi feita em “atenção à lealdade processual”.


Veja

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Vídeo: jumento caminha e cai de telhado de casa no Bairro Cristo Rei em Cajazeiras - PB



Com reporterpb

Justiça Federal na Paraíba altera sistema de plantões para este ano

A Justiça Federal na Paraíba (JFPB) alterou o sistema de plantão judiciário a partir deste ano, seguindo o que determina a Portaria nº. 1450/2017, que tornou o serviço regionalizado e concentrado, administrativamente, na Sede do órgão, em João Pessoa, e na Seção Judiciária de Campina Grande.

Com a mudança, quando o plantão for sediado em João Pessoa, por exemplo, abrangerá os feitos (procedimentos destinados a evitar o perecimento de direito e assegurar a liberdade de locomoção) e audiências de custódia das Varas da Capital (1ª, 2ª, 3ª, 5ª, 7ª, 13ª, 16ª e Turma Recursal) e de Guarabira (12ª). O trabalho será idêntico quando o magistrado de Guarabira estiver de plantão, ficando responsável pelos casos que envolvem a abrangência daquele município, além dos relacionados à Capital.

Já a Subseção de Campina Grande, quando estiver de plantão, será responsável pelos casos que envolvem a 4ª, 6ª, 9ª e 10ª Varas Federais, existentes no município, além das Varas de Sousa (8ª e 15ª), Monteiro (11ª) e Patos (14ª). Quando o juiz de Monteiro estiver escalado para o plantão analisará os feitos e audiências de custódia da sua área de jurisdição, além dos processos de Campina Grande, Sousa e Patos, e, assim, sucessivamente com os demais magistrados plantonistas dessas cidades.

De acordo com o diretor do Núcleo Judiciário da JFPB, Ricardo Correia, a novidade racionalizará os plantões, já que os magistrados poderão despachar os processos do local onde estão, por meio da internet. “Em cada localidade haverá, no mínimo, um servidor de informática e um oficial de justiça de sobreaviso, a fim de cumprir as eventuais determinações do juiz plantonista e viabilizar as audiências de custódia”, explicou.

Para saber quais os juízes que estão de plantão, a cada dia, o usuário precisa acessar o site da JFPB (www.jfpb.jus.br) e clicar na aba “Plantão Judiciário”, localizada na lateral direita do endereço eletrônico.


Ascom-JFPB

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Posse do novo secretário de cultura ocorreu em evento bastante prestigiado

A solenidade de posse do novo Secretário de Cultura do Município de Cajazeiras -, realizada na última sexta-feira (12), foi bastante prestigiada com a presença de autoridades e, vários setores da cultura cajazeirense.

No início, foram realizadas algumas apresentações culturais dando um brilho maior ao evento.

Durante solenidade de posse, o prefeito José Aldemir reafirmou seu compromisso com a Cultura de sua terra, assegurando a abertura do Museu de Cajazeiras. Ele destacou ainda, a competência de Ubiratan de Assis, que terá uma importante missão na condução da nossa Cultura, confirmando que transformará em secretaria a atual pasta que é executiva.
O Secretário, Ubiratan de Assis afirmou que tem o proposito de trabalhar criando um calendário cultural, e para isso, deverá ouvir os setores culturais da cidade. "Bira" fez questão de falar que não dará atenção a picuinhas, pois, o seu desejo a frente da secretaria é engrandecer a Cultura de Cajazeiras.

Na mesma solenidade, o prefeito empossou e fez a entrega da portaria ao Secretário Adjunto de Infraestrutura - Harley de Souza Lira, que foi indicado para o cargo no início de dezembro do ano passado.



Com Secom

Mulher usa mandioca de 30 cm em forma de pênis para se masturbar e vai parar no hospital

Ela teve que ser operada por médicos para que a mandioca na vagina pudesse ser removida.
Uma mulher ficou em situação de fragilidade, depois que desenhou em uma enorme mandioca, um vibrador improvisado. A mulher acabou errando no projeto, fez um objeto muito grande e cônico e esse foi seu grande erro. O falo ficou preso em sua vagina e causou um enorme sangramento. Estima-se que a mandioca desenhada para se parecer com um pênis tenha cerca de 30 cm.

Ela teve que ser operada por médicos para que a mandioca na vagina da mulher pudesse ser removida. Os médicos tiveram que realizar uma operação imediata para removê-lo de seu genital, já que não foi possível a remoção.


Veja o tamanho da mandioca que acidentalmente ficou presa na vagina de uma mulher durante a masturbação.

Ela foi entrevistada após as operações médicas e explicou que ela se masturbava com uma mandioca porque ela não tem namorado e não consegue encontrar nenhum homem. Neste dia em especial, ela estava excitada e decidiu usar a raiz de mandioca de 18 polegadas como um vibrador.


Fonte: 24 Horas News

domingo, 14 de janeiro de 2018

Cinema: cajazeirense Raquel Rolim irá fazer parte do elenco de Incursão

O filme é um drama/ficção científica de longa metragem com filmagens agendadas para o dia (15) de fevereiro se estendendo, ao dia (02) de março de 2018. Os trabalhos acontecem nas cidades de Bananeiras e Remígio, ambas, no Estado da Paraíba.

A película traz no elenco principal, o ator Fábio Campos, Cláudia Lira (atriz da Globo), Fernando Teixeira, Dadá Venceslau, Beto Quirino, Raquel Rolim, Magna Fontes, Arly Arnaud, Mariana Abreu, Fábio Ramon, João Vigo, Erinaldo Sousa, Goreth Leitão,  Allyson Ricardo, Rui Marques e, Guata Maftum.

Incursão é uma produção da STAIRS 
(https://www.youtube.com/watch?v=1Inr9g42jcc) ORBE https://www.orbeproducoes.com.br/ e, 
ARQUITETO CINEMA https://youtu.be/LcVTrMsCDTY.
Roteiro: Eduardo Moreira
Direção: Silvio Toledo e Eduardo Moreira



Assessoria

sábado, 13 de janeiro de 2018

Prefeito José Aldemir anuncia oficialmente programação do Carnaval 2018 de Cajazeiras

A programação oficial do Carnaval 2018 de Cajazeiras foi divulgada no início da noite da última sexta-feira (12), pelo prefeito José Aldemir em seu gabinete.
Inicialmente, o prefeito destacou que fará um evento voltado para toda a população gratuitamente, devendo buscar parcerias com a iniciativa privada.
A festa de Momo terá inicio oficialmente no sábado (10), no corredor da folia. Mas, na sexta-feira (09), a festa será feita pelo bloco "Os Imprensados", e o Baile do Havaí no Campestre Clube.
Durante todos os dias de Carnaval, haverá desfile dos blocos tradicionais: Virgens (sábado), Amélia Nunca Mais e bloco do Índio (domingo), Cafuçú (segunda) e Dindim de Cajá (terça).
O prefeito revelou o apoio dado aos blocos com a estrutura através do Mini Trio e banheiros químicos, abrilhantando ainda mais o evento.
Além do corredor da folia, o Carnaval de Cajazeiras contará com a Praça do Frevo com as orquestras (Santa Cecília, Clarins de Momo, Frevura e Orquestra Uiraunense).
Na Praça do Rock no Largo da Telemar será outro atrativo do evento e contará com 11 bandas (Coletivo Nossa Caza, Dizigual, Rosa Rubra, Vinil Vagabundo, Comportamento Zero, Pegado e a Peleja, Baião de Doido, Sigma, Descendentes das Tribos, Epidemia Tipo 5).
Assessoria