quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Ministério da Saúde lança campanha contra a doença Hanseníase

A Campanha Nacional de Luta Contra a Hanseníase 2018 foi lançada na última quarta-feira (31), em Belém do Pará. 
O slogan deste ano é Hanseníase: Identificou. Tratou. Curou. O objetivo é alertar a população sobre sinais e sintomas da doença, estimular a busca pelos serviços de saúde e mobilizar os profissionais do setor na procura ativa de casos. Tudo isso para facilitar o diagnóstico precoce, o tratamento oportuno e a prevenção das incapacidades. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, participou do lançamento da campanha e afirmou que o governo federal está empenhado na luta contra a hanseníase.

“Estamos trabalhando na questão da medicação, queremos melhorar a forma do tratamento, o Instituto Evandro Chagas fará uma pesquisa sobre efetividade do tratamento, aumento do tempo de tratamento, para que a gente tenha a segurança de que não tenha dificuldades em consolidar a cura dessas pessoas”.

A transmissão da hanseníase acontece de uma pessoa doente sem tratamento para outra, por meio do ar. Por isso, o combate à doença é baseado no diagnóstico precoce, tratamento, prevenção das incapacidades e investigação dos contatos, como forma de eliminar fontes de infecção e interromper a cadeia de transmissão da doença. O diagnóstico e o tratamento são ofertados pelo SUS, disponível em unidades públicas de saúde.



Agência Brasil - Luiz Philipe Leite